Em causa o pagamento do Estádio para a competição.
O Meeting de Leiria e o Torneio de Lançamentos estão em causa para o ano de 2012, assume o responsável da Juventude Vidigalense, Paulo Reis.
O Meeting de Leiria é das provas de pista para séniores com maior expressão em Portugal e tem alcançado o estatuto de segundo melhor meeting nacional, só ultrapassado pelo Meeting de Lisboa, que beneficia da presença dos atletas dos dois principais clubes do distrito, Benfica e Sporting. O Torneio de Lançamentos tem permitido trazer a Portugal alguns dos melhores lançadores mundiais, num torneio que é internacional e que se tem disputado normalmente antes da principal competição da época, seja ela um Europeu ou um Mundial.
Para 2012 o cenário não se afigura favorável à realização destes dois eventos, segundo Paulo Reis : “É possível que o Meeting de Leiria e o Torneio de Lançamentos não se realizem. Neste momento há uma taxa de utilização diária no Estádio e no Centro de Lançamentos, que para um evento sénior de nível nacional é de 2500 euros por dia no Centro de Lançamentos e 3500 euros por dia no Estádio”. Em anos anteriores a Juventude Vidigalense não tinha qualquer pagamento a realizar pela utilização do espaço, mas com a cobrança destas verbas para 2012 tudo fica em equação. Uma das alternativas seria a realização do Meeting noutra pista ou simplesmente adaptar o meeting a uma prova somente para os escalões jovens, já que para estes a utilização da pista continua a ser gratuita, “porque o município tem uma orientação clara para os escalões de formação”.
As alternativas para o Torneio de Lançamentos não foram reveladas, mas a própria Juventude Vidigalense já tentou junto da Câmara Municipal de Leiria a opção de gerir o Centro Nacional de Lançamentos, onde tem sido realizado o Torneio, embora esta seja uma solução cada vez mais longe de se concretizar.
Relembre-se que a situação do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, onde já se realizaram tantas competições distritais, nacionais e até internacionais, com a disputa da Taça da Europa das Nações e da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Juniores, tem estado na ordem do dia. Num primeiro momento a solução era a venda, agora a solução parece a extinção da Leirisport, empresa municipal que gere este espaço. Indefinida fica a situação do Estádio, que cada vez tem menos utilização com as taxas cobradas, que fez o futebol da UD Leiria “emigrar” para a Marinha Grande e que já fez diminuir o número de utilizadores da Juventude Vidigalense, bem como o número de competições realizadas nessa pista. Todos receiam da sustentabilidade do Estádio num futuro próximo, numa altura em que o país sofre de uma profunda crise.
|