5.52 metros na primeira prova da época.
Foi na "Nave" de Atletismo do Jamor no final da tarde de hoje que decorreram as primeiras provas de Salto com Vara organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo na presente época.
Numa fase ainda muito prematura da época, o destaque da tarde foi claramente para Edi Maia (Sporting) que saltou 5.52 metros à primeira tentativa, passando assim para o segundo melhor português de sempre em pista coberta, apenas atrás do recorde nacional de Nuno Fernandes (5.62 metros).
Após iniciar o concurso a 5 metros, o atleta do Sporting passou as fasquias a 5.15, 5.30, 5.45 e 5.52 metros, antes de tentar bater o recorde nacional. Mandaria a seguir colocar a fasquia a 5.64 metros e na última tentativa esteve mesmo muito próximo de conseguir passá-la, o que seria um feito para o atleta português, que já este ano teve a companhia de Renaud Lavillenie, numa estágio promovido no mesmo local.
Apesar de falhar o recorde, nem Edi Maia nem o seu treinador, Raposo Borges, ficaram desanimados, longe disso, pois este resultado é melhor do que o própria atleta estava à espera para esta altura do ano. Ao Atleta-Digital referiu que este salto "dá boas indicações para o que há-de vir até ao final da época de pista coberta", em que o atleta não considera ser "impossível qualificar-se para o Mundial embora o mínimo seja 5.72 metros". Relembre-se que há um ano o atleta tinha chegado aos 5.20 metros, o que representa uma melhoria de 32 centímetros relativamente a igual período em 2010
Marta Onofre (Sporting), a melhor "varista" da actualidade a residir em Portugal, venceu a prova feminina com a marca de 3.70 metros a 12 centímetros do seu recorde pessoal em pista coberta.
Enviado Especial : Rafael Lopes (texto)
|
Ou são estas umas provas de "treino" que depois se tornam oficiais conforme se alcança ou não esta ou aquela marca?
/>
O Centro de Alto Rendimento de Atletismo do Jamor vai receber, no dia 19 do presente mês de Dezembro, mais uma prova de salto com vara.
A prova, que vai ter lugar na nave coberta do Jamor, está aberta a todos os atletas interessados e as inscrições serão efectuadas no local.
A prova terá início às 17 horas e 30 minutos e o incremento da fasquia será o seguinte:
Masculino: 3,50 (+25cm) -> 4,25 (+15cm) -> 4,70 (+10cm) -> 5,00 (+5cm)
Feminino: 2,30 (+20cm) -> 2,90 (+15cm) -> 3,35 (+10cm)