Uma semana antes do Natal, correu-se pela festividade.
Ontem realizou-se em Lisboa e em Machico (Madeira) o Grande Prémio do Natal, com mais expressividade na capital.
A 54ª edição do Grande Prémio do Natal, em Lisboa, foi fria mas com Sol, numa chegada aos Restauradores para todos os eventos que decorreram paralelamente à prova principal, das provas dos mais jovens, às provas de marcha atlética. Novamente com alguns problemas organizativos, embora menores que em anos anteriores, esta prova manteve-se, assim, de pé, com o mesmo número de edições da Volta a Paranhos, que são das provas de estrada mais antigas em Portugal.
Foram cerca de 1500 os atletas que percorreram a totalidade do percurso que teve nove quilómetros de extensão. Apesar da Organização indicar, erradamente, “Judas” como o vencedor da prova masculina (!), nas classificações oficiais, foi de facto o queniano Evans Kiplagat a vencer, depois de neste período já ter ganho várias provas em Portugal, a última a São Silvestre de Vila Real. Sérgio Silva (Maratona) foi segundo classificado e Nelson Cruz (Individual) fechou o pódio. No sector feminino foi Madalena Carriço (CS Marítimo) a triunfar, depois de no Sábado ter vencido a São Silvestre do Crato, mas desta vez com forte oposição de Carmen Pires. Ana Ferreira (GD Estreito) fechou o pódio, de uma prova que ainda ficou longe de uma competitividade interessante. Nas provas de marcha atlética, que decorreram como habitualmente num sistema de voltas, triunfaram João Vieira e Kristina Saltanovic.
Em Machico (Madeira) também se disputou o GP do Natal, já na 14ª edição. A prova teve um percurso de cerca de 5000 metros com uma participação de aproximadamente 250 atletas. Esta é uma prova que convida a ver a beleza de uma das terras da Madeira e que teve vitórias de Manuel Fernandes (CS Marítimo) e Maria Czesnik (Individual).
Curioso que entre estes dois grandes prémios alusivos ao Natal o CS Marítimo foi o clube mais vencedor, com uma vitória masculina em Machico e uma vitória feminina em Lisboa.
RESULTADOS (Lisboa):
Masculino:
1. Evans Kiplagat (Quénia) – 24.35
2. Sérgio Silva (Maratona CP) – 24.56
3. Nelson Cruz (Individual) – 25.09
4. Luís Feiteira (Individual) – 25.19
5. Hélio Gomes (Sporting) – 25.19
Feminino :
1. Madalena Carriço (CS Marítimo) – 29.29
2. Carmen Pires (Praticante) – 29.29
3. Ana Ferreira (GD Estreito) – 29.46
4. Raquel Trabuco (C Elvense Natação) – 30.12
5. Vera Nunes (SL Benfica) – 30.38
RESULTADOS (Machico):
Masculino:
1. Manuel Fernandes (CS Marítimo) - 15.48
2. Carlos Freitas - (ADR Água de Pena) – 15.51
3. Edwin Nunes (CA Funchal) - 16.00
Feminino:
1. Maria Czesnik (Individual) - 18.15
2. Daniela Sousa (ADR Água de Pena) - 19.19
3. Joana Soares (A Jardim Serra) - 20.08
|