Rui Pedro Silva e Carla Salomé Rocha foram os vencedores.
Foram mais de mil atletas que no ano passado, num evento que teve uma aceitação acima da média.
As corridas em tempo de Natal costumam ser para as lojas e os centros comerciais mas o Porto foi hoje palco de outro tipo de corridas. Foram milhares os amantes do desporto que se integraram, ou na caminhada ou na corrida, da 18.ª edição da São Silvestre da cidade do Porto. Tantas foram as solicitações que a RunPorto foi obrigada a reabrir as inscrições nos últimos dias antes da prova, por tamanha adesão.
O frio de mais uma noite de Outono foi esquecido pelo colorido das t-shirts e dos adereços que acompanharam os atletas, desde os barretes do Pai Natal, às asas, passando até pelos carrinhos de bebés, uma tendência que tem crescido em eventos massificados, como este. Este evento começou, como em anos anteriores, na Avenida dos Aliados, pelas 18 horas e teve este ano um novo percurso, percorrendo apenas uma volta, que passou em vários pontos emblemáticos da cidade como a Igreja da Lapa, o Túnel Ceuta e o Teatro Rivoli.
O primeiro atleta a percorrer os 10 quilómetros, em masculinos, foi Rui Pedro Silva (Individual) com 28.34 minutos, sendo já o terceiro ano consecutivo que alcança esta vitória e começando bem a época, embora tardiamente. A marca é, aliás, a melhor de sempre nesta prova, o que comprova o bom momento de forma deste atleta. O segundo classificado foi Bruno Jesus (Maia AC) com 29.07 minutos e o último lugar do pódio foi ocupado pelo madeirense Alberto Paulo com 29.16 minutos, menos habituado a estes palcos.
Já nos femininos, a grande vencedora foi Carla Salomé Rocha (Sporting) que correu em 32.24 minutos, a segunda melhor marca de sempre deste evento. A atleta prolongou assim um bom momento de forma depois de ter marcado presença nos Europeus de Corta-Mato e de ter feito parte da equipa que foi medalha de Bronze no escalão de Sub-23. A segunda atleta chegada foi a jovem Catarina Ribeiro (SC Braga), também atleta sub-23, com 33.26 minutos. Fechou o pódio a atleta Leonor Carneiro (Maratona CP) com 34.08 minutos, num dia onde não se apresentou no melhor momento, com alguns sintomas gripais.
No fim da prova, Rui Pedro Silva estava feliz pelo seu bom momento: “quando corro, corro para ganhar e ainda para mais numa prova com uma moldura humana como esta, não podia deixar mal a organização que confiou em mim mais uma vez”. Depois desta prova, o português irá cumprir o desafio de estar na São Silvestre de São Paulo, no próximo dia 31, local onde já alguns dos mais míticos atletas portugueses participaram. Já Carla Rocha reservou o último dia do ano para a São Silvestre de Lisboa. Quanto à prova de hoje a portuguesa achou “a prova muito dura mas ao mesmo tempo uma prova muito emocionante”.
O balanço final da edição número 18 da São Silvestre do Porto é muito positivo com um aumento no número de atletas chegados, cerca de 1500, o que totalizou 3745 atletas chegados à linha de meta, contabilizados pelo sistema. A cidade parou para correr ou ver correr, com níveis de competitividade interessantes, apostando fundamentalmente em atletas portugueses, numa altura onde a crise tem impedido investimento em atletas estrangeiros, conforme deu conta Jorge Teixeira, director de prova, antes do evento.
A organização esteve a cargo da RunPorto, com forte apoio da Asics, marca que além da São Silvestre do Porto também apoia a São Silvestre de Lisboa, que vai para a estrada a 31 de Dezembro, na capital.
RESULTADOS:
Masculinos :
1. Rui Pedro Silva (Individual) – 28.34
2. Bruno Jesus (Maia AC) – 29.07
3. Alberto Paulo (SL Benfica) – 29.16
4. Paulo Gomes (Conforlimpa) – 29.23
5. Bruno Albuquerque (Sporting CP) – 29.36
6. Pedro Ribeiro (Maia AC) – 29.56
7. Daniel Pinheiro (Maia AC) – 30.08
8. Jorge Santa Cruz (SL Benfica) – 30.19
9. Pedro Cruz (GDJ Cruz e Irmãos) – 30.26
10. Artur Rodrigues (NA Cucujães) – 30.40
Femininos :
1. Carla Salomé Rocha (Sporting CP) – 32.24
2. Catarina Ribeiro (SC Braga) – 33.26
3. Leonor Carneiro (Maratona CP) – 34.08
4. Mónica Silva (Maratona CP) – 34.16
5. Sónia Fernandes (SL Benfica) – 36.00
6. Susana Godinho (SL Benfica) – 37.25
7. Vanda Ribeiro (GRECAS) – 37.31
8. Fátima Silva (CD Póvoa) – 37.57
9. Rosa Oliveira (EA Rosa Oliveira) – 38.21
10. Lúcia Pereira (Dragões do Vale de Vizela) – 38.22
Enviados Especiais : Filipa Oliveira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)
|