Onyia volta a ser suspensa
|
Quarta, 14 Dezembro 2011 |
A barreirista espanhola em novo caso de doping.
Josephine Onyia continua a manchar a sua carreira, agora a acusar a mesma substância que a portuguesa Sara Moreira acusou, a methylhexaneamina.
Em 2008 Josephine Onyia já havia acusado a mesma substância, em conjunto com clembuterol, depois de uma prestação fantástica na Liga Dourada, que fez desconfiar muito da sua subida repentina de forma. Na altura foram dois anos de suspensão para esta atleta espanhola, com origem nigeriana, cortando algumas aspirações espanholas para grandes competições internacionais.
Desta vez, ao contrário do que aconteceu em 2008, foi a própria federação espanhola que considerou a situação punível por um período de dois anos, embora possa a IAAF agravar a pena, como aconteceu em 2008. Desta vez, por reincidência, a pena pode chegar aos quatro anos. Ao contrário de outros casos, onde a reincidência pode resultar em fim de carreira, o facto desta substância ser considerada de menor gravidade que outras, permite à atleta sonhar com o voltar às competições...Se a suspensão não for agravada, é certo que a atleta falhará os Jogos Olímpicos de 2012 e muito provavelmente o Mundial de 2013...
Recorde-se que a portuguesa Sara Moreira acusou a mesma substância nos Mundiais de Ar Livre, ainda aguardando decisão do Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Atletismo.
|
No caso de reincidirem em doping, a suspensão deveria ser para sempre.
É a minha ideia, nada mais e repito, independentemente do atleta ser o Usain Bolt ou o Zé Manel do Clubs Atletico de Alguidares de Cima.