Coimbra interrompe São Silvestre

Terça, 13 Dezembro 2011
Coimbra interrompe São Silvestre

35ª edição não vai este ano para a estrada.

É uma das mais antigas provas de São Silvestre em Portugal, mas questões económicas estiveram na base da decisão do cancelamento da prova este ano. 

Há um ano organizada a 34ª edição, a São Silvestre de Coimbra era um dos eventos a manter, numa cidade que anda de costas voltadas com o atletismo, com as sucessivas polémicas na utilização da pista do Estádio de Coimbra. Com o cancelamento desta prova terminou assim a única prova de atletismo de estrada que ainda se realizava nesta cidade…

Marco Teixeira, responsável no INATEL de Coimbra, organizador do evento, foi incansável em anos anteriores para manter o evento de pé, mas este ano o cancelamento foi mais forte que a sua persistência. “Não foi possível reunir as condições necessárias para se realizar a prova”, disse ao Atleta-Digital, que há um ano teve a responsabilidade da cronometragem do evento. A prova, que esteve para se realizar sem prémios monetários, esbarrou noutros encargos, como o licenciamento da prova, policiamento e seguros, num Orçamento global que tinha 7000 euros, como mínimo para a prova se realizar e 9000 euros para manter dignidade de anos anteriores. “Ainda tentámos envolver um patrocinador, mas não foi possível encontrar um em tempo útil”, lamentou Marco Teixeira, que promete em 2012 tentar erguer de novo o evento. Aliás, não é a primeira vez que o evento não se realiza e que mais tarde voltaria a ser retomado, história que todos esperam ver repetida…

Um dos entraves mais fortes à realização do evento foi o custo com as forças policiais, que no ver de Marco Teixeira “é insustentável para os Organizadores”. Apesar da Câmara Municipal de Coimbra, um dos principais apoiantes em edições anteriores, se ter mostrado com vontade de apoiar de novo, a Organização tem como objectivo erguer a prova mas preferindo “fazer bem do que fazer mal” e desta forma acabou cancelado o evento.

O distrito de Coimbra, apesar de contar com um dos melhores clubes portugueses, o Girassol, tem-se debatido com dificuldades ao nível do atletismo, quedando-se numa regressão da promoção do atletismo na região. Se a São Silvestre de Coimbra ainda era alguma alma de fim de ano, que trazia o atletismo à cidade, a cidade ficou agora ainda mais fechada à modalidade…

O cancelamento de provas de São Silvestre não é único em Coimbra, já que outras foram canceladas em Portugal, sendo menos do que em 2010. Arruda dos Vinhos e Torres Novas são algumas das provas de São Silvestre que não terão disputa em 2011, num ano em que as datas para realização do evento também não são favoráveis já que o penúltimo fim-de-semana do ano é o de Natal, o que provocou provas de São Silvestre a 17 e 18 de Dezembro e nos dias 30 e 31 de Dezembro. Esta situação, por exemplo, provocou o encontro das São Silvestre de Lisboa e da Amadora no mesmo dia, duas das principais provas de fim de ano em Portugal…

| Mais


Comentarios (1)add feed
Corridas em Coimbra : Luc
"Com o cancelamento desta prova terminou assim a única prova de atletismo de estrada que ainda se realizava nesta cidade…"

Ainda há (até quando?) a Corrida "Pontes de AMIzade" organizada pela AMI, que decorre normalemente em Abril. Uma prova que nunca ultrapassa os 110 participantes e com futuro obviamente em risco se a cidade continuar a não se mobilizar en torno do evento, apesar da perverência louvável da AMI.

Dezembro 15, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2