[VELENJE11] Rocha foi mais duro e foi Bronze

Domingo, 11 Dezembro 2011
[VELENJE11] Rocha foi mais duro e foi Bronze

Portugal alcançou honroso 4º lugar.

Num dia de Europeu, foi Bekele quem triunfou, mas se o apelido é igual ao de outra grande estrela do corta-mato, este tem como nome Atelaw. 

José Rocha tem 35 anos, mas esta foi apenas a quarta vez que participou em Europeus de Corta-Mato. A sua anterior melhor classificação datava de 2009, quando em Dublin foi o melhor português, com o sexto lugar. Desta vez voltou a ser o melhor português, mas com medalha ao peito, um terceiro lugar que foi obtido com muito suor e muita indefinição até final. Desde início Atelaw Bekele (Bélgica) isolou-se para tentar encontrar a glória. Nessa altura o pelotão não teve grandes mexidas, quando até era o português Rui Teixeira a aparecer na frente. Aos poucos alguns dos candidatos, como Ayad Lamdassem (Espanha), Serhiy Lebid (Ucrânia), Hassan Chahdi (França) foram-se chegando à frente do pelotão e entre eles estava José Rocha. O português foi-se mantendo, enquanto Rui Teixeira se ia afundando na classificação. Quando José Rocha se viu rodeado apenas dos melhores atletas, numa altura onde Bekele continuava em fuga, foi o português a lançar um ataque forte que despedaçou o grupo e com ele só ficou Lamdassem, atleta espanhol que há um ano foi segundo classificado. E assim continuou a ser, quando Bekele já tinha assegurada a medalha de Ouro na linha de meta, num ataque na recta da meta que deixou o português sem possibilidade de tentar o Prata, para se contentar com o Bronze, uma medalha muito importante para este atleta, que tem sido dos mais lutadores na especialidade.

A audácia de Rui Teixeira, no início, foi também compensada com o 19º lugar e só não foi o segundo melhor português porque o jovem Tiago Costa fez uma excelente recuperação e estreou-se da melhor maneira no escalão sénior, com o 16º lugar. Bruno Jesus (36º), Ricardo Ribas (45º) e Pedro Ribeiro (47º) tiveram uma prestação dentro do razoável.

Pedir melhor a esta equipa não era fácil, até porque também em Velenje a selecção sénior apresentou uma equipa desfalcada, onde a principal ausência foi a de Youssef el Kalai, terceiro há um ano. Mesmo assim os 76 pontos alcançados ficaram apenas a nove pontos da equipa espanhola e quase se concretizava o desejo de Rui Teixeira, que no Corta-Mato da Amora lançou a possibilidade de um bom resultado colectivo. A Grã-Bretanha voltou aos pódios colectivos, com a Prata e a França repetiu o Ouro de Albufeira.

Hoje a prova ficou ainda marcada pela desistência de Serhiy Lebid (Ucrânia), o colosso do corta-mato europeu que não conseguiu o décimo título europeu da especialidade. Depois de ter andado várias voltas no grupo da frente, foi caindo na classificação, não dando forte resposta aos ritmos fortes impostos a partir da segunda metade da prova. Hoje o dia foi de Bekele e Lamdassem teve de se contentar novamente com o segundo lugar...

RESULTADOS

1. Atelaw Bekele (Bélgica) – 29.15
2. Ayad Lamdassem (Espanha) – 29.20
3. José Rocha (Portugal) – 29.21
4. Hassan Chahdi (França) – 29.22
5. Joseph Sweeney (Irlanda) – 29.23
...
16. Tiago Costa (Portugal) – 29.46
19. Rui Teixeira (Portugal) – 29.48
38. Bruno Jesus (Portugal) – 30.25
45. Ricardo Ribas (Portugal) – 30.39
47. Pedro Ribeiro (Portugal) – 30.47

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2