[VELENJE11] O pódio sub-23 feminino

Domingo, 11 Dezembro 2011
[VELENJE11] O pódio sub-23 feminino

Salomé Rocha foi 9ª, em prova de sonho.

Atletas femininas deram excelente resposta com equipa de cinco elementos, contra uma prestação medíocre da equipa masculina. 

A melhor prestação de sempre do sector feminino das idades de sub-23 foi “complementado” com a pior prestação de sempre do sector masculino. Nunca antes Portugal tinha conseguido um pódio em sub-23, numa equipa feminina que esteve bem a vários níveis.

TRÊS NO TOP-20 LEVARAM PORTUGAL AO PÓDIO

Não há memória em Portugal de uma equipa de sub-23 tão coesa e forte quanto a de hoje, em femininos, seguindo apenas exemplos das selecções britânica e alemã. Nas cinco edições anteriores a melhor classificação portuguesa fora a do ano passado, em Albufeira, quando a selecção alcançou o 6º lugar. Também nunca antes Portugal tinha tido, neste escalão, uma atleta dentro do top- 10. Hoje a vizelense Carla Salomé Rocha mostrou o bom momento de forma que já havia conseguido durante o mês de Novembro e chegou a um 9º lugar prestigiante, numa altura onde apenas quatro nacionalidades diferentes tinham terminado a prova. O risco foi tomado pela portuguesa que veio para a frente da prova no início, em conjunto com Catarina Ribeiro, que também teve uma excelente prestação, em 15º lugar, numa altura em que a prova foi tomada pelas atletas britânicas. Experiente, Daniela Cunha geriu bem a corrida, para se classificar em 19º lugar. Mais para trás Catarina Lima (34º), com Portugal a ter um bom “backup” de Bárbara Ferreira (35ª).

Foi assim que a equipa incompleta, por opção, deu num resultado muito importante para a renovação da selecção sénior dentro de anos, com um terceiro lugar que é histórico, alcançado em Velenje. A vitória colectiva, essa não podia escapar à Grã-Bretanha que tinha algumas das melhores fundistas da Europa e que tiveram uma postura de domínio na segunda metade da prova. A vitória foi para Emma Pallant, a primeira vez que a Grã-Bretanha triunfa individualmente neste escalão. Naomi Taschimowitz (Grã-Bretanha) terminou a cinco segundos da sua compatriota e o terceiro lugar foi para a alemã Corinna Harrer, que roubou o pódio a uma das favoritas, Stephanie Twell (Grã-Bretanha), quarta classificada. A Alemanha foi justamente a segunda melhor equipa, também a melhor prestação colectiva de sempre neste escalão.

ATLETAS SUB-23 MASCULINOS EM DIA NÃO...

Se a coesão é sinal de aglomeração na classificação, então ela existiu, mas na segunda metade da classificação...Os seis elementos que estiveram em Velenje nunca arriscaram, estiveram sempre encostados à segunda metade do pelotão e de lá nunca mais saíram. Jorge Santa Cruz, que ainda tentou chegar-se à frente a meio da prova, acabaria por cair várias posições e não foi além do 52º lugar, a mais de um minuto do vencedor. Se Jorge Santa Cruz foi o melhor português, o que dizer dos restantes lugares...Luís Mendes (60º), Pedro Vieira (64º), Daniel Gregório (67º), Ricardo Figueiredo (70º) e Hugo Daniel (83º) acabariam por constituir o resto da selecção, que não teve um dia nada feliz, nem para mais tarde recordar...

O 12º lugar colectivo ficou muito aquém do 7º lugar de há um ano, onde na história da competição nunca a classificação colectiva tinha saído do top-10, em sub-23 masculino. A vitória na prova foi para o mais que esperando Florian Carvalho, o francês que tem tido uma excelente progressão no corta-mato. No segundo lugar chegou James Wilkinson (Grã-Bretanha) e assistiu-se a uma boa disputa entre Sondre Moen (Noruega) e Richard Ringer (Alemanha), com o terceiro lugar a ficar para o norueguês. Foi aliás o norueguês uma das pedras fundamentais para que este país alcançasse o primeiro lugar colectivo, muito ajudado também pelo nono lugar de Sindre Buraas. Grã-Bretanha e França completaram o pódio colectivo.

RESULTADOS:

Masculinos:

1. Florian Carvalho (França) – 23.44
2. James Wilkinson (Grã-Bretanha) – 23.47
3. Sondre Moen (Noruega) – 23.48
4. Richard Ringer (Alemanha) – 23.48
5. Siarhei Platonau (Bielorrússia) – 23.51
...
52. Jorge Santa Cruz (Portugal) – 24.51
60. Luís Mendes (Portugal) – 25.06
64. Pedro Vieira (Portugal) – 25.11
67. Daniel Gregório (Portugal) – 25.15
70. Ricardo Figueiredo (Portugal) – 25.22
83. Hugo Daniel (Portugal) – 25.55

Femininos :
1. Emma Pallant (Grã-Bretanha) – 19.57
2. Naomi Taschimowitz (Grã-Bretanha) – 20.02
3. Corinna Harrer (Alemanha) – 20.03
4. Stephanie Twell (Grã-Bretanha) – 20.03
5. Anna Hahner (Alemanha) – 20.05
...
9. Carla Salomé Rocha (Portugal) – 20.20
15. Catarina Ribeiro (Portugal) – 20.43
19. Daniela Cunha (Portugal) – 20.54
34. Catarina Lima (Portugal) – 22.10
35. Bárbara Ferreira (Portugal) – 22.10


| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2