Maratona de Londres é dentro de cinco meses.
A cidade de Londres está toda ela em remodelações para acolher eventos desportivos muito fortes, com vista a preparar os Jogos Olímpicos de 2012.
Numa altura em que a capital inglesa vive dias de loucura, pela correria às lojas, a pensar no Natal, a loucura é vivida também no trânsito infernal que se sente na cidade. E o motivo é muito claro, a preparação da cidade para os Jogos Olímpicos, com novas infra-estruturas, com novas valências que irão fazer parte do desenho futuro desta cidade, já de si recheada de grandes infra-estruturas. “The Shard”, por exemplo, será o maior edifício em toda a União Europeia, com 310 metros, um edifício a sul do Rio Tamisa que abrirá totalmente a tempo da olimpíada de 2012. Mas perto este edifício tem também a “Marathon House”, a sede da Organização, um edifício estimado, discreto, mas funcional, que no seu interior homenageia todos os vencedores, onde não falham as presenças dos portugueses António Pinto e Rosa Mota...
A Maratona de Londres é, na verdade, um dos grandes eventos desportivos anuais da cidade de Londres, com milhares de atletas a correr e outros tantos milhares a assistir localmente, já para não falar das fortes audiências televisivas e das fortes parcerias. Esta prova é, aliás, uma das “World Marathon Majors”, que além de Londres incluí as Maratonas de Boston, Berlim, Chicago e Nova Iorque. Estas foram as Maratonas que se quiserem individualizar da AIMS, à procura da sua independência, fora de outras obrigações. David Bedford é o líder deste evento, um nome forte que apesar de ter tomado uma posição de força com o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, desmarcando-se da responsabilidade da Maratona olímpica, é um simpático inglês cujo objectivo máximo é manter a Maratona de Londres como um dos mais fortes eventos internacionais...
Além da vertente competitiva, a Maratona de Londres, em 2012 realizada a 22 de Abril, tem contida várias mensagens sociais e várias defesas de causas importantes, como será este ano o cancro da próstata, mas não só. A pujança do evento permite que a sua sede tenha actividade durante todo o ano, que receba eventos e onde é produzida uma revista exclusivamente dedicada ao evento, revista que ultrapassa as 150 páginas, além de merchandising próprio.
Outra vertente, divertida, é o alcance de vários recordes do Guiness em cada edição da Maratona de Londres. Na edição de 2011 foram alcançados os seguintes recordes : Mais rápido vestido de livro, mais cubos de Rubik resolvidos numa Maratona, Noiva mais rápida a fazer a Maratona, maratonista mais rápido vestido de Viking, mais rápido vestido de navegador, entre outros. No total foram atingidos, em 2011, 32 recordes Guiness, aprovados pelos agentes responsáveis por esta tão estranha tarefa...
PROVAS-TESTE PARA JOGOS OLÍMPICOS
Londres há muito que preparar esta olimpíada de 2012 e um dos grandiosos testes acaba por ser feito à população, que actualmente passa horas nas filas para chegar de carro a algum local em Londres, uma tarefa que permite ter muito mais vontade de utilizar a excelente rede de transportes da cidade, principalmente sobre carris. Afinal o tubo (tradução livre para “Tube” que representa o metropolitano na cidade)é dos mais antigos do Mundo e a famosa expressão “Mind the Gap” ainda é uma realidade nas estações, embora cada vez se vejam mais vidros a proteger a queda de pessoas para a linha.
A Maratona de Londres vai ser testada para preparar a maratona olímpica na cidade, uma situação que será mais importante ao nível protocolar, que propriamente ao nível organizativo, de uma Organização muito experiente e que utiliza as novas tecnologias para tornar o evento ainda mais interessante.
Além da Maratona de Londres, também o Meeting de Londres, marcado para 13 e 14 de Julho, a menos de um mês dos Jogos Olímpicos acolherá o ensaio geral da competição. Será um teste de fogo, na novíssima pista e estádio olímpico, que tem para já um grande ganho para a modalidade : a permanência das infra-estruturas para o atletismo. Isto porque com a decisão da IAAF de escolher esta cidade como Mundial de 2017, passou a haver a obrigação de manter esta pista, num estádio que será entregue a um clube de futebol, numa decisão que ainda hoje gera burburinho entre as mais altas entidades desportivas deste país.
FORUM IPICO TEVE LUGAR NA CASA DA MARATONA
Há cerca de uma semana a IPICO Sports, marca de cronometragem utilizada na Maratona de Londres, realizou um encontro europeu entre utilizadores da marca de toda a Europa. A sede do evento foi o local perfeito para se discutir os aspectos técnicos deste material, onde esteve uma equipa de três elementos do Atleta-Digital. Na análise, comprova-se que as práticas utilizadas por alguns dos utilizadores portugueses destes equipamentos são muito equiparadas à restante Europa, em alguns casos superior, tendo até sido demonstradas pela equipa que desenvolve a tecnologia no Atleta-Digital, que apoia os eventos próprios e eventos com outros parceiros.
Enviado Especial : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira e Telmo Rocha (fotos)
|