Sara Pinho e Fernando Silva marcaram presença em França.
Os crosses de Soria (Espanha) e Allonnes (França) foram fulcrais para definição das selecções destes países para Velenje.
Três dimensões diferentes se assistiram entre Portugal, Espanha e França, os três países seguidos no sul europeu, que organizaram crosses fundamentais para a escolha dos seus atletas para o Europeu de Corta-Mato, que ocorre no próximo dia 11 de Dezembro. A disputa nas provas espanhola e francesa ficaram marcadas pela presença de atletas estrangeiros, para dar outra força à competição, ao invés de Torres Vedras que continua a ser uma prova exclusivamente nacional, por opção por certo.
SORIA COM VITÓRIAS QUENIANAS
Esta foi uma manhã quente no centro-norte de Espanha e ainda mais especial por a cidade de Soria ter recebido a sua 18ª edição do Crosse Internacional, crosse que foi a segunda prova do circuito mundial da IAAF. A dupla vencedora foi constituída por Vincent Chepkok e Priscah Jeptoo, ambos atletas quenianos, os favoritos à vitória.
A prova dos homens, com um total de 10 quilómetros, foi disputada efusivamente, sendo dominada, no princípio, por Adhanom Abraha (Eritreia) que apesar de ganhar alguma vantagem sobre Chepkok não o chegou a assustar, tendo este permanecido cauteloso. Ao terceiro quilómetro Chepkok alcançava Abraha e estes seguiram à frente do espanhol Ayad Lamdassem e de Simon Ayeko. Ao sétimo quilómetro Chepkok aumentou o ritmo e num curto espaço deu uma margem de 10 segundos aos seus adversários, decidindo a sua vitória. A decisão do segundo lugar foi igualmente renhida entre Abraha e Lamdassem, acabando por sair mais feliz o eritreu. O primeiro espanhol acabou por ser Lamdassem, confirmando a vaga para a seleção espanhola no Campeonato da Europa da especialidade.
Nas mulheres não houve surpresas e Priscah Jeptoo (Quénia) venceu a prova dos 8 quilómetros com 44 segundos de avanço relativamente à segunda atleta, Rebecca Cheptegei (Uganda). Esta prova foi menos frenética que a masculina, tendo sido Alba Garcia a iniciar o domínio mas pouco depois alcançada por Jeptoo e Cheptegei. Aos 15 minutos de prova, as atletas africanas separaram-se do grupo mas pouco depois Jeptoo atacou a corrida e foi fortalecendo a sua liderança acabando por ganhar isolada. O segundo lugar foi obtido pela atleta do Uganda e o pódio ficou completo com a atleta espanhola, Estela Navascués, que não tinha a oposição de algumas das mais proeminentes atletas espanholas da actualidade.
ALLONES, ONDE SÓ SOPHIE DUARTE QUEBROU ARMADA AFRICANA
Também era prova de selecção, neste caso para os atletas franceses, que este ano poderão ultrapassar Portugal na tabela de medalhas de sempre do Europeu de Corta-Mato, assim Portugal não alcance as medalhas necessárias. A verdade é que os principais estavam lá e deram uma boa réplica aos atletas africanos presentes.
Tal como em Soria, Quénia e Eritreia eram os países mais bem representados entre os atletas estrangeiros presentes. Os franceses presentes acabaram por dar boa réplica. Em masculinos à vitória do queniano Paul Melly, a resposta do eritreu Nassir Dawud e do melhor francês, Hassan Chadhi, foram ao nível de se ter uma prova bem disputada. Mais atrás, em quinto lugar, o jovem Florian Carvalho mostrou porque é um dos candidatos à medalha em Velenje. Em femininos a vitória foi mesmo de uma francesa, de seu nome Sophie Duarte, que fugiu muito bem às atletas do Quénia e Eritreia. No top-5 marcaram ainda presença duas atletas francesas, Laurane Picoche e Patricia Laubertie.
Portugal também esteve presente no evento, através de Fernando Silva e Sara Pinho. Fernando Silva foi modesto 23º classificado e Sara Pinho ainda agarrou o top-10, ao alcançar o 10º lugar.
RESULTADOS (Crosse de Soria)
Masculinos (10 Km)
1. Vincent Chepkok (Quénia) – 29.49
2. Ayad Lamdassem (Espanha) – 29.53
3. Adhanom Abraha (Eritreia) – 30.01
4. Javier Guerra (Espanha) – 30.27
5. Yousef Akoou (Espanha) 30.37
Femininos (8 Km)
1. Priscah Jeptoo (Quénia) – 27.28
2. Rebecca Cheptegei (Uganda) - 28.11
3. Estela Navascués (Espanha) – 28.15
4. Elena Espeso (Espanha) – 28.26
5. Lidia Rodríguez (Espanha) – 28.31
RESULTADOS (Crosse de Allonnes)
Masculinos (9400 m):
1. Paul Melly (Quénia) – 26.56
2. Nassir Dawud (Eritreia) – 26.57
3. Hassan Chadhi (França) – 27.10
4. Abraham Niyonkuru (Burundi) – 27.13
5. Florian Carvalho (França) – 27.17
...
23. Fernando Silva (Maratona CP) – 28.35
Femininos (6060 m):
1. Sophie Duarte (França) – 19.43
2. Martha Komu (Quénia) – 19.49
3. Meldes Woldu (Eritreia) – 20.08
4. Laurane Picoche (França) – 20.23
5. Patricia Laubertie (França) – 20.24
...
10. Sara Pinho (Sporting) – 20.42
|