Observação para Europeu, sem primeiros planos.
Esta tarde a Zona Desportiva de Felgueiras recebeu o Corta-Mato de Abertura da Associação de Atletismo do Porto também apelidado de “Corta-Mato Vinho Verde de Felgueiras”.
Este foi o primeiro corta-mato de observação para a escolha dos atletas para a seleção nacional que representará Portugal no Campeonato da Europa da especialidade, a disputar na Eslovénia, a 11 de Dezembro. Apesar disso esta não é a principal prova de seleção, uma vez que os crosses de Torres Vedras e Amora são considerados pelo seleccionador nacional os momentos privilegiados na definição da seleção, tanto no escalão júnior como no sénior.
Os critérios de seleção definem que, em ambos os sexos, serão selecionados até três atletas no Corta-mato de Torres Vedras e os restantes atletas (até seis em seniores e quatro em juniores), a partir das classificações do Corta-Mato da Amora e da avaliação global dos resultados obtidos no período de observação, incluindo-se o Corta-Mato realizado hoje e outros realizados fora de Portugal. Será ainda considerado o percurso dos atletas que já representaram Portugal na seleção nacional em competições internacionais de alto nível, na vertente de corta-mato.
Assim, nesta primeira oportunidade dos atletas demonstrarem a sua condição física para a possível seleção, os atletas juniores que se aproximaram desse objetivo foram, no sector masculino, Rui Pinto (Benfica), Paulo Ferreira (CD Feirense) e Luís Magalhães (UD Várzea). Já no sector feminino o pódio foi um trio da U.D. Várzea terminado em primeiro lugar Silvana Dias, seguida de Catarina Gonçalves e com Sueli Gomes a fechar o pódio.
No escalão de séniores masculinos o primeiro atleta a concluir a prova foi Rui Teixeira (Maratona CP), com 32.34 minutos, seguido de Bruno Jesus (Maia AC) e ainda José Carvalho (NA Vila Real), este último atleta de montanha que veio ao corta-mato surpreender. Já em femininos, apenas sete atletas concluíram a prova, tendo sido a mais rápida Sara Pinho (Sporting), terminando a prova em 30.10 minutos, seguida de Carla Machado (UD Várzea) e ainda Sónia Pinto (Alunos Meirim FC).
O Corta-Mato teve como organizador a Associação de Atletismo do Porto com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras e da União Desportiva de Várzea. Este ano, por ausência do seleccionador nacional das provas de selecção, quem assume a observação dos mesmos é Sameiro Araújo, técnica nacional de meio-fundo.
RESULTADOS:
Juniores Masc:
1. Rui Pinto (Benfica) – 23.03
2. Paulo Ferreira (CD Feirense) – 25.26
3. Luís Magalhães (UD Várzea) – 25.34
Juniores Fem:
1. Silvana Dias (UD Várzea) – 15.34
2. Catarina Gonçalves (UD Várzea) – 15.35
3. Sueli Gomes (UD Várzea) – 16.30
Séniores Masc:
1. Rui Teixeira (Maratona CP) – 32.34
2. Bruno Jesus (Maia AC) – 34.05
3. José Carvalho (NA Vila Real) – 34.17
Séniores Fem:
1. Sara Pinho (Sporting) – 30.10
2. Carla Machado (UD Várzea) – 31.16
3. Sónia Pinto (Alunos Meirim FC) – 32.25
|