Marcha revoluciona regra das faltas
|
Segunda, 07 Novembro 2011 |
Regra actual poderá ser abolida em próxima revisão de regulamentos.
A IAAF tem neste momento na mesa uma proposta do Comité de Marcha que pode revolucionar o conceito das faltas nas disciplinas de marcha.
Está em marcha uma fase de testes de novos procedimentos regulamentares na marcha, que prometem trazer uma nova forma de controlar os erros técnicos na marcha, que actualmente valem a desclassificação após três faltas. Nas reuniões de 2010 e 2011 do Comité de Marcha falou-se de uma alternativa, muito aproximada à Fórmula 1, com penalizações em tempo, em vez de desclassificação directa. Apesar desta medida o juiz-chefe do evento continua a deter os poderes de desclassificação de um atleta nos últimos cem metros de prova.
Os tempos de paragem irão depender da distância da prova, o que impedirá a injustiça punitiva que há muitos anos vem sendo criticada por treinadores e atletas, principalmente em distâncias superiores, como os 20 e 50 quilómetros marcha. As paragens ocorrem após conjuntos de três cartões vermelhos e ao sétimo (20 Km) e oitavo (50 Km) cartões, o atleta é finalmente desclassificado.
Os atletas penalizados passariam a aguardar o tempo de paragem, decretado pelo número de cartões, numa área de cerca de 20 metros, para evitar arrefecer e voltar à prova. Se a medida pode ser quase a mesma coisa que uma desclassificação em eventos de menor distância, em provas como os 50 quilómetros marcha a penalização não impede que um atleta bem classificado consiga manter ou ficar perto da classificação com que chegue à zona de paragem.
Para já o objectivo da IAAF, que parece receptiva à medida, é testar durante o ano de 2012, para implementar na próxima revisão regulamentar, caso os testes tragam algo de positivo. Se a medida for aprovada na próxima reunião magna da IAAF, poderemos assistir em breve a uma remodelação do próprio conceito da disciplina, que procura retirar o efeito negativo da desclassificação e chegar mais próximo das camadas jovens com vista ao rejuvenescimento da marcha atlética. Será que o drama do tempo de paragem buscará também mais entusiasmo do público, conforme desejo do Comité de Marcha da IAAF?
LISTA DOS TEMPOS DE PARAGEM (PROPOSTA):
5 Km – 45 segundos (3 cartões vermelhos) – desclassificação (6 cartões vermelhos)
10 Km – 60 segundos (3 cartões vermelhos) – desclassificação (6 cartões vermelhos)
20 Km – 45 segundos (3 cartões vermelhos) – 90 segundos (6 cartões vermelhos) – desclassificação (7 cartões vermelhos)
50 Km – 60 segundos (3 cartões vermelhos) – 120 segundos (6 cartões vermelhos) – desclassificação (8 cartões vermelhos)
|