No Porto também se corre Maratona

Terça, 01 Novembro 2011
No Porto também se corre Maratona

Ausência de atletas portugueses de elite é nota dominante.

No próximo Domingo realiza-se no Porto a prova de Maratona, que espera elevar-se no nível competitivo na edição de 2011. 

Dentro de cinco dias, no próximo Domingo, a Maratona do Porto terá a sua disputa, num evento que já vai para a sua oitava edição. A prova, levada a cabo pela RunPorto, deseja essencialmente o sucesso desportivo nesta edição, mas também o crescimento do número de participantes.

Contudo o sucesso desportivo não será este ano disputado por atletas portugueses, já que os principais atletas nacionais, habituais candidatos a esta distância, não colocaram o Porto nos seus calendários. São os casos de Jéssica Augusto e Dulce Félix, que estarão no mesmo dia a competir em Nova Iorque, Hermano Ferreira, que irá uma semana depois a Turim e outros portugueses que deverão apontar às Maratonas primaveris. Para mais a o Campeonato de Portugal da distância será novamente em Lisboa, em Dezembro, embora esta disputa não tenha trazido nos últimos anos a competitividade que traga mais valia nos resultados.

Face a esta ausência, a aposta é nos atletas africanos, habituais dominadores das Maratonas pelo mundo fora. Para Jorge Teixeira, director de prova, o objectivo será o bater do recorde de prova masculino, fixado por Lawrence Saina com a marca de 2:09.52 horas, a única marca abaixo das 2:10 em Portugal. São esperados Gosa Megersa (2:10.05), Elias Kiptum (2:10.18), Philemno Baaru (2:11.01), John Kirui (2:11.49), Jeff Terer (2:11.56), Tesfay Mesfin (2:12.17) e Alex Kirui, este último o vencedor da prova há um ano. O sector feminino é mais fraco, desportivamente, contando com as presenças de Nebiat Habtemariam (2:32.04) e Beatrice Toroitich (2:35.11) como nomes mais fortes às vitória.

EXPO MARATONA NA ALFÂNDEGA DO PORTO

À medida que aumenta o carisma do evento, melhoram também as condições para a disputa do mesmo. Este ano a Expo Maratona será na Alfândega do Porto, um local bem situado na cidade e que habitualmente recebe grandes eventos de exposição. Aqui é o local de exposição dos parceiros, local de levantamento do kit de inscrição e também o local da Pasta Party, um ritual muito habitual, na hora de almoço, um dia antes da disputa da Maratona, que começará às 9:00.

Este evento está também integrado no calendário internacional de maratonas da marca Asics, que no mesmo dia também apoiará a Maratona de Nova Iorque. Se em número de participantes a Maratona do Porto está muito longe da prova nova-iorquina, em apoio da marca este é um dos eventos com mais expressão, numa clara aposta de futuro. O sonho de Jorge Teixeira é muito claro, ter na próxima década cinco mil atletas a terminarem a distância da prova principal, a Maratona.

JOÃOZINHO APOIADO COM INSCRIÇÕES DOS ATLETAS

A Maratona do Porto apresenta também um lado solidário e este ano apoiará o Joãozinho. Este é o rosto do apoio à secção de pediatria do Hospital de São João. Desta forma cada inscrição terá 50 cêntimos de oferta à causa, ajudando uma causa que foi criada no ano de 2006.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2