Ausência de atletas portugueses de elite é nota dominante.
No próximo Domingo realiza-se no Porto a prova de Maratona, que espera elevar-se no nível competitivo na edição de 2011.
Dentro de cinco dias, no próximo Domingo, a Maratona do Porto terá a sua disputa, num evento que já vai para a sua oitava edição. A prova, levada a cabo pela RunPorto, deseja essencialmente o sucesso desportivo nesta edição, mas também o crescimento do número de participantes.
Contudo o sucesso desportivo não será este ano disputado por atletas portugueses, já que os principais atletas nacionais, habituais candidatos a esta distância, não colocaram o Porto nos seus calendários. São os casos de Jéssica Augusto e Dulce Félix, que estarão no mesmo dia a competir em Nova Iorque, Hermano Ferreira, que irá uma semana depois a Turim e outros portugueses que deverão apontar às Maratonas primaveris. Para mais a o Campeonato de Portugal da distância será novamente em Lisboa, em Dezembro, embora esta disputa não tenha trazido nos últimos anos a competitividade que traga mais valia nos resultados.
Face a esta ausência, a aposta é nos atletas africanos, habituais dominadores das Maratonas pelo mundo fora. Para Jorge Teixeira, director de prova, o objectivo será o bater do recorde de prova masculino, fixado por Lawrence Saina com a marca de 2:09.52 horas, a única marca abaixo das 2:10 em Portugal. São esperados Gosa Megersa (2:10.05), Elias Kiptum (2:10.18), Philemno Baaru (2:11.01), John Kirui (2:11.49), Jeff Terer (2:11.56), Tesfay Mesfin (2:12.17) e Alex Kirui, este último o vencedor da prova há um ano. O sector feminino é mais fraco, desportivamente, contando com as presenças de Nebiat Habtemariam (2:32.04) e Beatrice Toroitich (2:35.11) como nomes mais fortes às vitória.
EXPO MARATONA NA ALFÂNDEGA DO PORTO
À medida que aumenta o carisma do evento, melhoram também as condições para a disputa do mesmo. Este ano a Expo Maratona será na Alfândega do Porto, um local bem situado na cidade e que habitualmente recebe grandes eventos de exposição. Aqui é o local de exposição dos parceiros, local de levantamento do kit de inscrição e também o local da Pasta Party, um ritual muito habitual, na hora de almoço, um dia antes da disputa da Maratona, que começará às 9:00.
Este evento está também integrado no calendário internacional de maratonas da marca Asics, que no mesmo dia também apoiará a Maratona de Nova Iorque. Se em número de participantes a Maratona do Porto está muito longe da prova nova-iorquina, em apoio da marca este é um dos eventos com mais expressão, numa clara aposta de futuro. O sonho de Jorge Teixeira é muito claro, ter na próxima década cinco mil atletas a terminarem a distância da prova principal, a Maratona.
JOÃOZINHO APOIADO COM INSCRIÇÕES DOS ATLETAS
A Maratona do Porto apresenta também um lado solidário e este ano apoiará o Joãozinho. Este é o rosto do apoio à secção de pediatria do Hospital de São João. Desta forma cada inscrição terá 50 cêntimos de oferta à causa, ajudando uma causa que foi criada no ano de 2006.
|