Lavillenie regressa a Portugal
|
Sábado, 22 Outubro 2011 |
Estágio no Jamor marca mais um momento formativo.
De 1 a 5 de Novembro o Centro de Alto Rendimento do Jamor receberá o campeão da Europa do salto com vara, num estágio conjunto com os melhores varistas portugueses.
Em Março deste ano, em Paris, Damien Inocêncio, treinador de Renaud Lavillenie foi convidado pela Federação Portuguesa de Atletismo a auxiliar o desenvolvimento do salto com vara em Portugal, após a saída de Raposo Borges da escola de salto com vara. Uma primeira concentração já foi feita durante o mês de Abril, no Algarve e esta segunda concentração servirá para consolidar a formação da disciplina em Portugal, assumida agora por Pedro Pinto, no Jamor.
Com Damien Inocêncio virá a Portugal parte do seu grupo de treino, composto pelos atletas masculinos Renaud Lavillenie (6.03 metros), Boirie Baptiste (5.33 metros), Valentin Lavillenie (5.21 metros) e as atletas femininas Hortense Lecuyot (4.20 metros) e Camille Renaudet (4.10 metros). Com estes atletas estarão os principais atletas portugueses, a treinarem em Portugal, numa iniciativa que terá começo com um conjunto de apresentações de treinadores portugueses e do próprio Damien Inocêncio, direccionado para os saltos em geral. Aliás no final do primeiro dia de estágio serão apresentados alguns dos resultados da análise biomecânica dos saltadores Marcos Chuva e Naide Gomes.
Desta forma o Centro de Alto Rendimento mostra de facto as suas potencialidades, enquanto estrutura formadora de talentos na modalidade, acolhendo a 5 de Novembro uma reciclagem aberta a todos os treinadores, para o treino de jovens, numa altura em que a própria estrutura da Federação Portuguesa de Atletismo tenta reformular e adequar a sua estrutura formativa para as novas exigências do Instituto do Desporto e Juventude de Portugal (ex-Instituto do Desporto de Portugal).
|
No entanto, é necessário corrigir uma informação: o anterior IDP I.P., passou a IPDJ (e não IDJP); Instituto Português do Desporto e Juventude I.P.