Crosse de Oeiras anulado

Terça, 18 Outubro 2011
Crosse de Oeiras anulado

Motivos financeiros na base do cancelamento.

O Maratona Clube de Portugal anunciou ontem o cancelamento deste evento, que deixa mais pobre o calendário nacional e internacional de corta-mato. 

A austeridade tem-se feito sentir no atletismo, mas o cancelamento do Crosse de Oeiras é a primeira grande consequência de uma forte diminuição nos apoios à organização de eventos de atletismo em Portugal. A prova, que nitidamente era a mais bem cotada no calendário nacional, pertencente ao calendário IAAF, caiu perante a desorçamentação, depois de ter resistido a anos de incerteza pela possibilidade do circuito de crosse ser “invadido” pelo campo de golfe do Jamor.

Segundo comunicado do clube : “A falta de apoios privados e públicos não nos possibilita realizar a edição deste ano. Apesar de não se anteverem facilidades no que respeita a obtenção de apoios futuros, o Presidente do MCP, Sr. Comendador Carlos Moia, espera retomar este evento no próximo ano.”

Relembre-se que este corta-mato chegou a estar previsto para 12 de Novembro, mas foi antecipado para 5 de Novembro, também por motivos de calendarização internacional, com o Crosse de Atapuerca (Espanha) a realizar-se a 13 de Novembro. Desta forma o calendário internacional da IAAF fica apenas com um evento de corta-mato em Portugal, que se realizará em Fevereiro. Trata-se do Crosse das Amendoeiras em Flor, que este ano terá em disputa o Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo.

FPA ATENTA PODE TER DE MUDAR CRITÉRIOS DE SELECÇÃO

A Federação Portuguesa de Atletismo tinha divulgado os seus critérios de selecção para o Europeu de Corta-Mato, que compreendia um período de observação de 5 a 27 de Novembro. Para o seleccionador nacional, José Barros, a data de Oeiras estava estrategicamente mal colocada, dado que se localizava a mais de um mês do Europeu e apenas uma semana após a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada. Os critérios podem ser alterados “se houver um corta-mato em Portugal no dia 12”, diz José Barros, sendo que existe a possibilidade de um novo evento de corta-mato para essa data.

Se os critérios se mantiverem, acresce a dificuldade de existirem apenas dois eventos de corta-mato de selecção em Portugal, o que dificultará a presença dos candidatos ao lugar, que têm de concentrar a sua atenção em dois fins-de-semana, dado que se tem privilegiado as prestações em Portugal, em detrimento das prestações no estrangeiro.

Notícia Relacionada:
“Corta-Mato definido em Portugal”

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2