Já se conhecem as datas dos principais eventos.
O caminho da preparação para o Europeu de Corta-Mato e o Nacional de Corta-Mato Longo já têm locais e critérios definidos.
Depois de no ano passado o Europeu de Corta-Mato se ter realizado em Portugal, no circuito das Açoteias, este ano o mesmo realiza-se em Velenje (Eslovénia), a 11 de Dezembro. Os três corta-mato nacionais, com cariz internacional voltarão a acontecer em Oeiras, Torres Vedras e Amora. Este ano Oeiras será o primeiro a acolher o corta-mato, no dia 5 de Novembro, seguindo-se o corta-mato de Torres Vedras, a 20 de Novembro. Nessa altura o seleccionador nacional definirá até três atletas, para as selecções séniores, sub-23 e júniores. Os restantes nomes serão seleccionados após o corta-mato da Amora, que se disputa a 27 de Novembro.
Após o Europeu de Corta-Mato, numa época em que não ocorrerá o Mundial da especialidade, a época de corta-mato em Portugal termina nos meses de Fevereiro e Março, com o Nacional de Corta-Mato Longo a disputar-se a 26 de Fevereiro, nas Açoteias, em conjunto com o Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, uma prova que tal como o Crosse de Oeiras faz parte do calendário internacional de corta-mato, organizado pela IAAF.
Abre-se assim o pano para o corta-mato, uma especialidade onde Portugal deverá apresentar este ano mais dificuldades, face a alguns atletas suspensos por doping (casos de Eduardo Mbengani e Nuno Costa) e também em ano de Jogos Olímpicos onde algumas atletas como Jéssica Augusto e Dulce Félix preparam a Maratona e ainda não têm certeza da sua participação na edição deste ano do Europeu de Corta-Mato.
|