Benfica dominante nas entradas, mas também nas saídas.
Divulgadas as transferências da maioria das associações regionais, conheça aqui as principais transferências e a sua análise para a época de 2011/2012.
O mês de Setembro deste ano poderá marcar uma mudança do atletismo nacional, no que toca às equipas, não só pelo investimento do Benfica, mas também pelo desinvestimento do Sporting, os dois principais clubes portugueses de pista que mantêm entre si um pacto cuja única forma de contornar se faz por um ano de jejum de um clube grande. Casos como os de Arnaldo Abrantes ou António Vital e Silva (ambos individuais) mostraram a dificuldade de contratar por um preço de transferência elevado, mesmo para clubes grandes, excluindo a existência do pacto de não agressão entre Sporting e Benfica. Por outro lado as saídas de Sónia Tavares para a regressada secção de atletismo do Beira-Mar, de Jorge Grave para o Pinhalnovense ou de António Rodrigues para Individual, com apoio da CM Guarda, parecem trazer alguma água no bico...Mas as transferências não se resumiram a estes casos isolados!
BENFICA MAIS FORTE NA I DIVISÃO
Sporting (em femininos) e Benfica (em masculinos) disputarão em Maio de 2012 a Taça dos Clubes Campeões Europeus, apesar de se notar um maior esforço no apetrechamento da equipa benfiquista, face a pouco investimento do Sporting na equipa feminina, que perdeu Sónia Tavares. As contratações de Ana Monjane (ex-SC Braga), Vanda Rodrigues (ex-GCA Donas), Benvinda Costa (ex-Monte Kapa), Carla Salomé Rocha (ex-JOMA) e Marta Onofre (ex-Belenenses) foram as realizadas a clubes de divisões nacionais na época passada. Apesar de ser improvável a vitória do Benfica no sector feminino, as contratações de Alexandra Gonçalves e Sara Esteves (ex-SC Braga), Tânia Duarte (ex-GCA Donas) e Anaís Moniz (ex-Belenenses) foram as conseguidas sobre clubes das divisões nacionais. Mas entre as 22 entradas surgem ainda nomes como a da campeã nacional de salto em altura, Liliava Viana e vários jovens valores como Diana Aguiar (ex-NA Cucujães), Diana Almeida (ex-CB Paredes), Joana Costa (ex-EBM Domingos Saraiva), Teresa Carvalho (ex-CA Salesianos Manique), entre outros talentos do Desporto Escolar. A saída mais notada da equipa benfiquista é a de Filipa Martins, que passará a representar a JOMA, equipa sintrense que este ano aparece mais compradora, com mais cinco aquisições de nível nacional, como Joana Monteiro (ex-AC Vermoil), Cátia Costa (ex-Monte Kapa), Inês Marques (ex-Quinta da Lomba) e Ana Santos (ex-SL Benfica). Já equipas como o SC Braga (cinco contratações, mas oito saídas), ou o CS Marítimo (uma entrada, três saídas) poderão ter mais dificuldades este ano, face a duas equipas mais investidoras, nomeadamente a Juventude Vidigalense (Leiria) e o Girasol (Coimbra). A equipa feminina da equipa de Leiria contará com 13 entradas, duas delas do AC Vermoil (Parvina Akilova e Nídia Reis) e ainda Vera Lavrador (ex-Sporting) e Sónia Marques (ex-SC Braga). Das 10 entradas da equipa de Coimbra, destacam-se as de Susana Cardoso (ex-CN Rio Maior), Goreti Silva (ex-Belenenses), Sandra Silva (ex-GRECAS) e Andreia Venande (ex-ADRCL).
Já do lado masculino, se é verdade que o Benfica contratou 41 novos atletas, também é verdade que viu sair onze atletas, o que o coloca, em conjunto com as nove saídas femininas, como uma das equipas com mais transferências para outros clubes. O reforço na equipa masculina foi notório com mais de uma dezena de atletas provenientes de clubes com equipas que na época passada estiveram nas finais do Nacional de Clubes. José Monteiro e Paulo Pinto (ex-CB Faro), Adrião Rodrigues (ex-NA Cucujães), Rodolfo Brites (ex-Girasol), Alberto Paulo e Bruno Costa (ex-CS Marítimo), Hélio Fumo (ex-GD Estreito), Sérgio Vieira (ex-CN Rio Maior), José Fernandes (ex-Belensenes), Naiel Almeida (ex-JOMA), Ruben Silva (ex-Conforlimpa), são algumas das melhores aquisiões, sem esquecer claro o velocista Arnaldo Abrantes e o lançador António Vital e Silva, ambos após uma época como atletas individuais. Atletas jovens como André Santos (ex-OC Lagos), Samuel Barata (ex-GDAC Bouça), Guilherme Pires (ex-GA Fátima), Luís Borges (ex-CB Paredes), André Costa (ex-Covas de Coina), Bruno Varela (ex-NucleOeiras), Edujosé Lima (ex-CA Galinheiras), Filipe Pita (ex-EBM Domingos Saraiva), Raúl Fernandes (ex-Individual), foram alguns dos investimentos para o futuro, onde nem todos deverão ter oportunidade de vingar. As 16 contratações masculinas do Sporting contrastam, mas onde se destacam as entradas do triatleta João Silva (ex-Juventude Vidigalense), David Lima (ex-CA Baixa da Banheira), Carlos Veiga e Danilson Ricciulli (ex-Belenenses), sem esquecer os jovens Valter Pinto (ex-ADC Praia Falésia), Hugo Coutinho (ex-AA Pinhalnovense), Guilherme Pinto (ex-SFRA Amadora) e João Brás (ex-Torreense). Juventude Vidigalense e Girasol aparecem novamente como os grandes candidatos ao terceiro lugar deste ano, depois da primeira passar a ter nas fileiras uma boa parte da antiga equipa do AC Vermoil e muitos jovens atletas a surgirem nesta equipa que esteve recentemente na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Juniores, com a equipa de Coimbra a contar com quatro contratações ao CN Rio Maior e duas contratações ao CC São João da Madeira, duas equipas que estiveram nos nacionais de clubes. Entre as equipas madeirenses, o GD Estreito parece este ano mais forte que o CS Marítimo, que perdeu Alberta Fraga, Marçal Rodrigues e Marco Pereira para a equipa rival, com o GD Estreito a adquirir ainda os préstimos de Bruno Moreira (ex-JOMA) e Ricardo Paixão (ex-Benfica). Apostado na manutenção, a equipa aveirense do CC São João da Madeira fez 15 contratações, onde além de atletas da região e do Norte, tornou possível o ingresso de Pedro Costa e Rafael Lopes (ex-CIA Ilha Azul), Pedro Machado (ex-Juv. Vidigalense), Leonel Fernandes (ex-Cyclones) e dois atletas do NA Cucujães (Rui Nogueira e Henrique Vilaça).
VERMOÍL PERDE ATLETAS DE VALOR ACRESCENTADO...E OS INDIVIDUAIS DE LUXO!?
Entre as II e III divisões deste ano, o destaque vai para a saída de cerca de três dezenas de atletas do AC Vermoil para clubes da região e não só, o que parece demonstrar o objectivo do clube apoiar mais a formação do que em apostar em equipas séniores. Entre os clubes com mais entradas estão a A. Jardim Serra, com 22 entradas no sector feminino, jovens valores provenientes maioritariamente da ADR Água de Pena. Clubes como ADREP (Aveiro), GCA Donas (Castelo Branco), Belenenses (Lisboa) são alguns dos que fizeram apostas para esta nova época.
As restantes transferências mais sonantes foram as de Stephane Varela (do Belenenses para o Girasol), o velocista Holder Silva (do Benfica para o Belenenses), o meio-fundista Tiago Rodrigues (do Sporting para o CD Póvoa), o marchador António Pereira (de Individual para o GD Baguim do Monte), Damião Freitas (do Belenenses para o CP Alcanena), os fundistas Túlio António (do Sporting para o GDR Covas de Coina) e Alberto Chaíça (do Conforlimpa para o SU Caparica) e ainda o lançador Pedro Capela (do Benfica para o Baixa da Banheira). O GA Fátima apostou numa equipa masculina mais forte com as contratações de Filipe Rosa (ex-JOMA), André Marques (ex-Zona Alta) e ainda o veterano Carlos Calado, que regressará ao Campeonato Nacional de Clubes. Ainda de realçar os destaques das transferências de Jorge Miranda (ex-Juv. Vidigalense), Miguel Quaresma (ex-GCA Donas), Jorge Luz (ex-OC Lagos) e Luís Pinto (ex-CS Marítimo), todos para o CUA Benaventense.
O destaque desta época de transferências fica ainda para algunas transferências de clubes para Individuais, como são os casos de António Rodrigues (ex-Sporting), Emanuel Neves (ex-Benfica), Luís Sá (ex-NA Vila Real), Paulo Gomes (ex-Conforlimpa) e Luís Feiteira (ex-Maratona CP), todos atletas que têm ou já tiveram ligações com a selecção nacional e que se constituem como Individuais de “luxo”...
ENTRE CLUBES DE FUNDISTAS, AS TROCAS HABITUAIS...
Já é normal entre os dois clubes de estrada, Conforlimpa e Maratona, existirem as habituais trocas mútuas. O Conforlimpa recrutou Ricardo Dias e Rui Pedro Silva ao Maratona Clube de Portugal e em troca o Maratona foi buscar Manuel Damião e Youssef el Kalai ao clube das limpezas. Aliás, a transferência de Rui Pedro Silva, que pode gerar problemas ao próprio atleta, acaba por ser a maior das polémicas desta época de transferências, depois deste ter assinado pelos dois clubes. Ainda assim o atleta deve estar lesionado para a Taça dos Clubes Campeões Europeus, a avaliar pela passada Meia-Maratona de Portugal.
De entrada na Conforlimpa estão Vítor Reis (ex-CR Praia Salema), Marco Morgado (ex-GD Estreito) e Euclides Varela (ex-GD Unidos Caxienses), enquanto que de entrada no Maratona Clube de Portugal está fundamentalmente Sérgio Silva (ex-Maia AC), além de Ana Dias (ex-CB Faro), no sector feminino. Desta forma a Conforlimpa renovou a sua equipa, com a saída de atletas como Alberto Chaíça ou Paulo Gomes, mas foi o Maratona quem mais parece ter ficado a ganhar neste defeso.
Nota : Análise elaborada a partir dos dados fornecidos pelas AAR's, sendo que nem todas fizeram publicações.
|