Jéssica Augusto recordista em Ovar

Quarta, 05 Outubro 2011
Jéssica Augusto recordista em Ovar

1826 atletas é o novo recorde de chegados.

Foi uma manhã brilhante para o atletismo de estrada, entre o público presente, os atletas presentes e a excelência do resultado de Jéssica Augusto, em solo português, derrotando o recorde de prova de Fernanda Ribeiro (1:09.19). 

No dia em que se comemora a implantação da República, Ovar recebe a sua tradicional Meia-Maratona, além de outras provas de convívio, que terão totalizado hoje 5000 participantes. A cidade recebeu os atletas, num dia de muito calor, onde pela primeira vez na história do evento se utilizou cronometragem eletrónica.

A prova desenrolou-se em bases lentas, do lado masculino, mas em bases rápidas, no sector feminino. O grupo de atletas masculinos tentou ter alguma cautela no ritmo, face ao forte calor e à ligeira dificuldade existente na parte final do percurso. Até meio da prova cerca de uma dezena de atletas vinha na frente e aí foi Sérgio Silva (Maratona CP) que tentou espevitar o ritmo, triando o grupo até três unidades. Aos 14 quilómetros um novo esticão deixaria Leonel Fernandes (CC S. João da Madeira) para trás e aos 18 quilómetros foi Bruno Jesus (Maia AC) a quebrar, ficando Sérgio Silva ligeiramente isolado. E chegou sozinho à meta, com o tempo de 1:05.14 hora, que mostra bem a cautela do atleta que cumpria aqui uma prova de selecção para a Taça dos Clubes Campeões Europeus: “Acabámos por correr com alguns cuidados, não só por causa do calor, mas também por causa do final. Foi uma óptima estreia em Ovar e foi uma óptima estreia com as cores do Maratona Clube de Portugal.” Desta forma, com a presença em Almeirim quase certa, na TCCE de Estrada, Sérgio Silva faz desse o seu objectivo, depois de há semanas se ter sagrado campeão mundial de Duatlo. Completaram o pódio Bruno Jesus (1:05.21 hora) e Leonel Fernandes (1:06.16 hora).

Sérgio Silva


Jéssica Augusto (Individual) e Marisa Barros (Benfica) prometiam em Ovar uma boa luta, já que Marisa Barros tinha corrido aqui em 1:09.41 hora. Ambas tentaram um ritmo rápido logo ao início da prova, mas a primeira a ceder foi mesmo Marisa Barros, logo aos cinco quilómetros, deixando Jéssica Augusto perfeitamente isolada. Em preparação para a Maratona de Nova Iorque, Jéssica Augusto tinha em mente o recorde : “Quando parti tinha o objectivo de bater o recorde da prova e o ideal seria correr uma meia-maratona daqui a uma semana, mas tive de antecipar”. Apesar desta justificação, face à ausência de boas meias-maratonas internacionais, Jéssica não se escusou a lutar pelo recorde de Fernanda Ribeiro neste evento e acabaria por consegui-lo, com a ajuda de “dois companheiros de treino, para me marcarem o ritmo”, nomeadamente Bruno Albuquerque (Sporting) e Jorge Santa Cruz (Benfica). O tempo de 1:09.13 hora é a sua segunda melhor marca da carreira e é uma boa expectativa para a Maratona de Nova Iorque, essa sem lebres. “Eu sinto-me bastante bem, falta-me um ciclo da preparação, que é o mais importante. Estou a fazer melhores treinos dos que fiz para a minha primeira Maratona”, considerou Jéssica Augusto no final, congratulando-se com o recorde de prova : “É um recorde de 13 anos, que era de uma grande atleta e que seja o primeiro de muitos este ano”. Já Marisa Barros, que terminaria em segundo lugar, com 1:12.05 hora, acabaria também satisfeita, até porque o calvário de lesões ainda não terminou : “Tenho tido alguns problemas físicos, ainda. Acho que foi excelente”. Fechou o pódio Anália Rosa (Maratona CP), com 1:14.51 hora.

PÚBLICO EM FORÇA, NUMA ORGANIZAÇÃO EXEMPLAR

Após 23 anos, onde os primeiros atletas do quadro de honra foram António Salvador (1:04.53 hora) e Alice Silva (1:18.05 hora), a Meia-Maratona de Ovar permanece intacta e com um ritmo encorajador. Dos 1413 chegados de 2010, passou-se a 1826 atletas na edição deste ano, só na prova principal. Sérgio Silva, vencedor masculino, assumiu-se como um corredor que gosta de correr no Norte, apesar de viver na região de Lisboa e não se poupou nos elogios : “Está uma prova muito bem organizada, penso que estará ao nível das outras “Meias” em Portugal”. Só lamentou o facto da televisão não dar tanto destaque ao evento, como dá às provas de Lisboa e Porto.

Os dois vencedores destacaram como facto positivo o público, que era em elevado número na recta da meta, mas ainda mais elevado junto à praia do Furadouro, com toda a certeza ajudado pelo número de pessoas que hoje se deslocaram à praia para aproveitarem os últimos dias de Sol. O calor terá sido um dos maiores inimigos, para uma prova que se disputa em Outubro, mas teria sido pior a presença da chuva...

A festa não faltou e esta Meia-Maratona tem todo o potencial de crescimento, não se cortem os apoios e a força histórica deste evento, que assumidamente é um dos marcos do ano do atletismo português.

Veja aqui as fotografias do evento

Pelotão



RESULTADOS:

Masculinos :

1. Sérgio Silva (Maratona CP) – 1:05.12
2. Bruno Jesus (Maia AC) – 1:05.21
3. Leonel Fernandes (CC S.João da Madeira) – 1:06.16
4. Carlos Silva (Sporting CP) – 1:06.20
5. Ricardo Ribas (Maratona CP) – 1:06.45

Femininos :
1. Jéssica Augusto (Nike) – 1:09.13
2. Marisa Barros (SL Benfica) – 1:12.05
3. Anália Rosa (Maratona CP) – 1:14.49
4. Doroteia Peixoto (NA Joane) – 1:15.27
5. Catarina Ribeiro (SC Braga) – 1:16.51

Enviado Especial : Filipe Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2