1826 atletas é o novo recorde de chegados.
Foi uma manhã brilhante para o atletismo de estrada, entre o público presente, os atletas presentes e a excelência do resultado de Jéssica Augusto, em solo português, derrotando o recorde de prova de Fernanda Ribeiro (1:09.19).
No dia em que se comemora a implantação da República, Ovar recebe a sua tradicional Meia-Maratona, além de outras provas de convívio, que terão totalizado hoje 5000 participantes. A cidade recebeu os atletas, num dia de muito calor, onde pela primeira vez na história do evento se utilizou cronometragem eletrónica.
A prova desenrolou-se em bases lentas, do lado masculino, mas em bases rápidas, no sector feminino. O grupo de atletas masculinos tentou ter alguma cautela no ritmo, face ao forte calor e à ligeira dificuldade existente na parte final do percurso. Até meio da prova cerca de uma dezena de atletas vinha na frente e aí foi Sérgio Silva (Maratona CP) que tentou espevitar o ritmo, triando o grupo até três unidades. Aos 14 quilómetros um novo esticão deixaria Leonel Fernandes (CC S. João da Madeira) para trás e aos 18 quilómetros foi Bruno Jesus (Maia AC) a quebrar, ficando Sérgio Silva ligeiramente isolado. E chegou sozinho à meta, com o tempo de 1:05.14 hora, que mostra bem a cautela do atleta que cumpria aqui uma prova de selecção para a Taça dos Clubes Campeões Europeus: “Acabámos por correr com alguns cuidados, não só por causa do calor, mas também por causa do final. Foi uma óptima estreia em Ovar e foi uma óptima estreia com as cores do Maratona Clube de Portugal.” Desta forma, com a presença em Almeirim quase certa, na TCCE de Estrada, Sérgio Silva faz desse o seu objectivo, depois de há semanas se ter sagrado campeão mundial de Duatlo. Completaram o pódio Bruno Jesus (1:05.21 hora) e Leonel Fernandes (1:06.16 hora).
Jéssica Augusto (Individual) e Marisa Barros (Benfica) prometiam em Ovar uma boa luta, já que Marisa Barros tinha corrido aqui em 1:09.41 hora. Ambas tentaram um ritmo rápido logo ao início da prova, mas a primeira a ceder foi mesmo Marisa Barros, logo aos cinco quilómetros, deixando Jéssica Augusto perfeitamente isolada. Em preparação para a Maratona de Nova Iorque, Jéssica Augusto tinha em mente o recorde : “Quando parti tinha o objectivo de bater o recorde da prova e o ideal seria correr uma meia-maratona daqui a uma semana, mas tive de antecipar”. Apesar desta justificação, face à ausência de boas meias-maratonas internacionais, Jéssica não se escusou a lutar pelo recorde de Fernanda Ribeiro neste evento e acabaria por consegui-lo, com a ajuda de “dois companheiros de treino, para me marcarem o ritmo”, nomeadamente Bruno Albuquerque (Sporting) e Jorge Santa Cruz (Benfica). O tempo de 1:09.13 hora é a sua segunda melhor marca da carreira e é uma boa expectativa para a Maratona de Nova Iorque, essa sem lebres. “Eu sinto-me bastante bem, falta-me um ciclo da preparação, que é o mais importante. Estou a fazer melhores treinos dos que fiz para a minha primeira Maratona”, considerou Jéssica Augusto no final, congratulando-se com o recorde de prova : “É um recorde de 13 anos, que era de uma grande atleta e que seja o primeiro de muitos este ano”. Já Marisa Barros, que terminaria em segundo lugar, com 1:12.05 hora, acabaria também satisfeita, até porque o calvário de lesões ainda não terminou : “Tenho tido alguns problemas físicos, ainda. Acho que foi excelente”. Fechou o pódio Anália Rosa (Maratona CP), com 1:14.51 hora.
PÚBLICO EM FORÇA, NUMA ORGANIZAÇÃO EXEMPLAR
Após 23 anos, onde os primeiros atletas do quadro de honra foram António Salvador (1:04.53 hora) e Alice Silva (1:18.05 hora), a Meia-Maratona de Ovar permanece intacta e com um ritmo encorajador. Dos 1413 chegados de 2010, passou-se a 1826 atletas na edição deste ano, só na prova principal. Sérgio Silva, vencedor masculino, assumiu-se como um corredor que gosta de correr no Norte, apesar de viver na região de Lisboa e não se poupou nos elogios : “Está uma prova muito bem organizada, penso que estará ao nível das outras “Meias” em Portugal”. Só lamentou o facto da televisão não dar tanto destaque ao evento, como dá às provas de Lisboa e Porto.
Os dois vencedores destacaram como facto positivo o público, que era em elevado número na recta da meta, mas ainda mais elevado junto à praia do Furadouro, com toda a certeza ajudado pelo número de pessoas que hoje se deslocaram à praia para aproveitarem os últimos dias de Sol. O calor terá sido um dos maiores inimigos, para uma prova que se disputa em Outubro, mas teria sido pior a presença da chuva...
A festa não faltou e esta Meia-Maratona tem todo o potencial de crescimento, não se cortem os apoios e a força histórica deste evento, que assumidamente é um dos marcos do ano do atletismo português.
Veja aqui as fotografias do evento
RESULTADOS:
Masculinos :
1. Sérgio Silva (Maratona CP) – 1:05.12
2. Bruno Jesus (Maia AC) – 1:05.21
3. Leonel Fernandes (CC S.João da Madeira) – 1:06.16
4. Carlos Silva (Sporting CP) – 1:06.20
5. Ricardo Ribas (Maratona CP) – 1:06.45
Femininos :
1. Jéssica Augusto (Nike) – 1:09.13
2. Marisa Barros (SL Benfica) – 1:12.05
3. Anália Rosa (Maratona CP) – 1:14.49
4. Doroteia Peixoto (NA Joane) – 1:15.27
5. Catarina Ribeiro (SC Braga) – 1:16.51
Enviado Especial : Filipe Oliveira (fotos)
|