Votação de melhor atleta português do mês de Agosto.
Susana Feitor (30.82%) e Marcos Chuva (31.34%) foram os mais fortes da votação de melhor atleta português do mês.
Alguns meetings, Universíadas e Mundiais de Ar Livre dominaram o mês de Agosto e na lista de nomeados quase todos os atletas tinham bons argumentos para lutar por uma boa classificação nesta votação. Este mês atingiram-se extremos geracionais, com a vitória da marchadora Susana Feitor e do saltador Marcos Chuva. A veterania de Susana Feitor não se fez notar no Mundial de Ar Livre, onde com 36 anos a portuguesa é até a atleta mundial com mais participações no evento e antes do Mundial o saltador Marcos Chuva quase surpreendia um recorde nacional com cerca de 10 anos.
Para Marcos Chuva a época foi de revelação, com a presença em vários eventos, com mínimos alcançados passo a passo, sempre na prova de salto em comprimento. O jovem português teve no mês de Agosto o destaque num meeting realizado em solo da Estónia, onde alcançou memoráveis 8.34 metros, segundo melhor marca nacional de sempre, quase a “roubar” o recorde ao mítico Carlos Calado. Esta marca permitiu-lhe o primeiro lugar neste meeting e a abertura a outros grandes meetings internacionais, que poderão permitir ao português lançar a sua carreira internacional. Foi a primeira vez na sua carreira que Marcos Chuva arrecadou a distinção de melhor português do mês, pelo Atleta-Digital, depois de alguns pódios, sempre nos meses de Junho (ocorreu este padrão em 2008, 2010 e 2011).
Foto : Joana Oliveira / Atleta-Digital
Foi a primeira vencedora desta votação, em Abril de 2008 e mais de três anos depois Susana Feitor voltou ao lugar cimeiro desta votação. A distinção acaba por ser justa porque com 36 anos a atleta portuguesa alcançou um feito internacional dificilmente repetível pelos outros atletas internacionais : a 11ª participação em Mundiais. Mas como se não bastasse, Susana Feitor fê-lo com distinção ao atingir o 6º lugar na prova de 20 quilómetros marcha, uma das suas melhores classificações de sempre. Desta forma Susana Feitor deu mais um passo para ser lembrada como mito dentro de anos, pela marca forte que tem deixado na marcha portuguesa.
Foto : Joana Oliveira / Atleta-Digital
Nos restantes lugares da votação ficaram a fundista Dulce Félix (15.85%) e a marchadora Ana Cabecinha (14.77%). O lançador Marco Fortes (27.62%) e o fundista Alberto Paulo (14.63%) constituíram o pódio masculino da votação.
Mais uma vez é de referenciar que esta é uma votação que tem quatro grupos distintos (Público, Media, Treinadores e Atleta-Digital), sendo os três últimos grupos convidados pela administração do Atleta-Digital, segundo parâmetros de imparcialidade e honestidade.
JURI “ATLETA-DIGITAL.COM”
- Edgar Barreira (Administrador)
- Filipe Oliveira (Administrador)
- Rafael Lopes (Colaborador do Dep. Conteúdos)
JURI “TREINADORES”
- Prof. José Uva
- Teodoro Marújo
- Prof. Ricardo Esteves
- Prof. Rui Norte
JURI “MEDIA”
- António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
- Beto Quadros (Rádio )
|