Três provas com nova estratégia comercial.
O Maratona Clube De Portugal deu hoje a conhecer a sua nova parceria com a Competitor Group,Inc (CGI), por um período de dez anos.
Num intuito de dinamizar e fazer crescer ainda mais as suas três provas mais emblemáticas (Meia Maratona de Lisboa, Meia Maratona de Portugal e Corrida da Mulher), estas terão uma nova imagem e uma nova estratégia que promete promover o turismo da cidade e galvanizar ainda mais estes eventos, dois deles já com a distinção de Gold Label por parte da IAAF.
Para Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, esta proposta foi a mais aliciante trazendo também benefícios para a cidade de Lisboa. Com esta associação Lisboa pode tornar-se num ponto da rota das grandes provas internacionais, com o aumento dos atletas internacionais. Considera ainda que a Competitor Group é “o grupo internacional com mais experiência neste tipo de eventos e cuja filosofia de organização mais se aproxima da nossa”.
Nesta altura de crise esperava-se uma atitude modesta, mas Móia quis arriscar, com um grupo que já organizou mais de 55 eventos a nível mundial e cujo número de participantes ultrapassou os 600 mil atletas profissionais e amadores e com um conceito de animação. Acabou ainda por proferir José Saramago fazendo um resumo de toda esta parceria “Somos a memória que temos a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos e sem responsabilidade talvez não devêssemos existir.”.
Peter Englehar, chefe executivo do Competitor Group, falou em nome da parceria dizendo que todos estão muito entusiasmados com esta parceria. Os destinos da Rock’n’Roll Marathon Series são escolhidos para os atletas apreciarem e para Peter, “Lisboa é uma cidade linda”. Talvez tenha sido por este gosto por Lisboa que vários elementos do Competitor Group tenham estado em Lisboa, numa conferência de imprensa que se realizou num barco, que no final ainda navegou pelo Rio Tejo.
Este fenómeno Rock’n’Roll Marathon Series começou em San Diego em 1998, combinando num único evento atletas profissionais e não profissionais com música e solidariedade. Começou por ser uma ideia simples de fazer uma corrida divertida e remodelando a imagem dos EUA fundindo uma pista de corrida com musica.
O conceito expandiu-se por todo o continente norte-americano e passou de um total de 5 eventos em 2008 para 18 eventos em 2011. Adicionando a Rock’n’Roll Portugal Half Marathon passarão a 28 eventos por todo o mundo em 2012. Estas mudanças só vão começar a ser sentidas em 2012 com a primeira mudança na Meia Maratona de Portugal, dentro de um ano.
“A Câmara Municipal de Lisboa esteve sempre presente nesta associação e sempre teve muito interesse. Duas grandes razões para apoiarmos esta parceria, ponto de vista desportivo, porque o desporto é bom para todos e no ponto de vista da cidade, Lisboa tem 900 anos e é sempre bom dar a conhecer a cidade”, disse Manuel Brito, vereador do desporto do município. Alexandre Mestre, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, aplaudiu a iniciativa, considerando que “que é preciso inovar para transportar, inovar para crescer. É preciso apostar no sector privado, é preciso ter ideias”. Hoje estiveram presentes outras entidades, onde se destaca a presença de Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal, além de Sean Wallace (IAAF), que já ontem havia sido observador da Meia-Maratona de Portugal.
Enviado Especial : Joana Oliveira (texto e fotos)
|