FPA divulgou tabela de valores desportivos.
Os principais atletas portugueses têm valores de transferência para os clubes de saída e o Benfica já ultrapassou os 3500 euros.
Esta é uma tabela para compensação dos clubes de onde são provenientes os atletas e este ano, como noutros, são Nelson Évora e Naide Gomes a dominar os valores. A transferência do campeão olímpico custaria pelo menos 9 mil euros, preço que poderia chegar aos 13.5 mil euros. O mesmo preço custaria Naide Gomes aos cofres de qualquer clube nacional, tal como Nelson Évora, pelo estatuto de medalhada.
A verdade é que é muito pouco provável que ocorram estas contratações, porque a manter-se o pacto de não agressão entre Benfica e Sporting ficam complicadas as transferências entre os dois únicos clubes portugueses que possuem real capacidade para investir seriamente no atletismo português, sendo mesmo o garante de vários dos melhores atletas nacionais.
Para já o Benfica é quem mais investe e neste momento já tem uma conta superior a 3500 euros, de valores relativos a Sérgio Vieira (ex-Rio Maior), Miguel Borges e Diana Almeida (ex-Casa do Benfica de Paredes). A aposta em alguns atletas individuais, como Arnaldo Abrantes ou António Vital e Silva permitem ao Benfica não ter qualquer pagamento de transferência por estes atletas, pelo que também a eventual entrada de Susana Feitor será uma opção económica aos cofres da Luz. Já o Sporting pouco ultrapassou os 1000 euros, onde contam as transferências de Marta Onofre (ex-Belenenses) e de Carla Salomé Rocha (ex-JOMA).
Entre o top 5 dos mais caros no sector feminino estão ainda Ana Cabecinha (7500 euros ou mais), Sara Moreira (6750 euros ou mais), Inês Henriques (5250 euros ou mais) e Vânia Silva (3750 euros ou mais), não se esperando que nenhuma destas atletas troque de clube. No top 5 masculino, integram além de Nelson Évora os atletas João Ferreira (4500 euros ou mais), Marco Fortes (4250 euros ou mais), Rui Silva (4250 euros ou mais) e Youssef el Kalai (3250 euros ou mais), sendo que a transferência de Kalai (Conforlimpa) para o Maratona Clube de Portugal custaria aos cofres do clube de Oeiras um total de 4875 euros.
A época de transferências termina no próximo dia 30 de Setembro e aguardam-se algumas confirmações apenas, num mercado que parece ter esgotado a maioria dos cartuxos logo na abertura do prazo de transferências. A ausência de um assumido terceiro grande acaba por não permitir aos melhores atletas nacionais grandes alternativas possíveis...
|