[DAEGU11] Nelson recuperou e foi 5º

Domingo, 04 Setembro 2011
[DAEGU11] Nelson recuperou e foi 5º

Nelson Évora dignificou estatuto na final do Triplo.

Depois de uma época difícil, Nelson Évora foi um digno 5º classificado, numa final muito bem disputada e até surpreendente... 

No início da época do Triplo Salto tudo apontava para um grande resultado neste Mundial por parte do francês Teddy Tamgho, o grande candidato ao recorde do Mundo de Jonathan Edwards. Contudo o francês acabaria por se lesionar antes deste Mundial e deixou esta prova mais em aberto. Na qualificação já se tinham “perdido” o cubano Arnie Girat e o romeno Marian Oprea, à partida atletas que poderiam tentar fazer a diferença nesta final que se realizou na tarde de Daegu de hoje. Entre os finalistas estava justamente Nelson Évora, o ex-campeão do Mundo (na edição de 2007, em Osaka) e o ainda campeão olímpico.

Durante um ensaio o português Nelson Évora teve a oportunidade de sentir a Prata virtual ao peito, uma sensação que terá sido muito importante depois de tanto tempo parado, depois de ter aberto o concurso com convincentes 17.35 metros, a sua melhor marca da época. Mas este foi, de facto, o maior momento de inspiração do português, que ao longo do resto do concurso não conseguiu mais ultrapassar os 17 metros, embora sempre com ensaios válidos, o que demonstram mais certeza na sua corrida de balanço. A sequência de saltos de Nelson foi a seguinte : 17.35, 16.80, 16.63, 16.18, 16.57 e 16.95 metros.

O concurso ao primeiro ensaio (17.56) foi tomado de assalto por parte por Philips Idowu (Grã-Bretanha), que aqui defendia o título mundial alcançado em Berlim, há dois anos. Com o terceiro ensaio a 17.70 metros o concurso parecia praticamente vencido por parte do britânico, mas viria o jovem norte-americano Christian Taylor a pular 17.96 metros, uma das melhores marcas mundiais de sempre, à qual Idowu apenas conseguiu responder com 17.77 metros. Mais para trás fazia-se a luta pelo Bronze, onde já não estava Nelson Évora, mas sim o outro norte-americano, este com 20 anos, de seu nome Will Claye, que veio da Universidade para aqui saltar 17.50 metros ao terceiro ensaio. Contra isto o cubano Alexis Copello, quarto classificado, não conseguiu mais que 17.47 metros ao quinto ensaio, Nelson Évora ficaria com o seu quinto lugar, com os 17.35 metros de abertura e com Christian Olsson (Suécia) no sexto lugar com 17.23 metros, também na abertura, prescindindo dos dois últimos ensaios, com problemas físicos tal como Leevan Sands (Bahamas), que competiu limitado. Na frente nada mais se iria alterar e o Ouro acabou mesmo para Taylor (17.96 metros), a melhor marca mundial do ano, com Idowu a terminar com 17.77 metros, num concurso em que fez seis tentativas acima dos 17.38 metros (!).

Desta forma o português Nelson Évora só pode sair erguido desta sua quarta presença em Mundiais, pela sua terceira final consecutiva e após a época complicada tanto a nível físico, como a nível pessoal. Depois de tudo parecer perdido teve a força de alcançar mínimos no Campeonato de Portugal, com 16.99 metros, no último ensaio da competição, depois ganhando o Ouro nas Universíadas com 17.31 metros e terminando a época com o 5º lugar no Mundial, saltando 17.35 metros, depois de uma qualificação impecável. Mais seria difícil de pedir ao saltador português, que prepara sem lesões nem dores os Jogos Olímpicos de 2012.

RESULTADOS (Triplo – Final):
1. Christian Taylor (EUA) – 17.96 WL
2. Philips Idowu (Grã-Bretanha) – 17.77
3. Will Claye (EUA) – 17.50 RP
...
5. Nelson Évora (Portugal) – 17.35

| Mais


Comentarios (2)add feed
Transferências : Transferências
Transferências confirmadas:

Arnaldo Abrantes- S.L.Benfica
Susana Feitor- S.L.Benfica
António Pereira- C.D.Quarteira
Sérgio Vieira- S.L.Benfica

Setembro 04, 2011
eheheheh : Quente
Isto está a aquecer eheheh smilies/grin.gif
Setembro 04, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2