|
Consistência na época reflectiu-se na qualificação.
Marco Fortes apagou ‘fantasmas’ do passado ao passar pela primeira vez à final em grandes eventos ao ar livre.
Depois dos Jogos Olímpicos (38º na qualificação), Mundiais de 2009 (18º na qualificação) e Europeus de 2010 (13º na qualificação), o português Marco Fortes chegou finalmente a uma final do lançamento do peso, algo que é a primeira vez que um português consegue.
A marca de qualificação directa era de 20.60 metros, uma marca exigente e que dificilmente Marco Fortes conseguiria. O português abriu muito bem o concurso, logo com 19.83 metros, marca que já ficaria próxima da qualificação, mas que exigia um segundo ensaio melhor para garantir a final em definitivo. O português que este ano bateu novamente o seu recorde de Portugal, acabaria por fazer um bom segundo ensaio, arremessando 20.32 metros, uma marca que era quase certo que lhe iria garantir um lugar na final. Ainda assim fez o último ensaio, mas acabaria por não melhorar (20.32 metros). No final o português explicou o decorrer do concurso ao site da Federação Portuguesa de Atletismo : "Tentei entrar com calma, sabia que estava bem e o primeiro ensaio válido perto dos 20 metros deu-me confiança. Na primeira ronda muita gente entrou bem, a lançar longe, mas isso não me criou pressão. Fiz um bom aquecimento, até com um lançamento perto da marca de qualificação".
Agora o português terá pela frente a final, mas tudo o que vier será lucro, embora existam objectivos claros : "Esta época já está ganha. Finalista no Europeu de Pista Coberta, novo Recorde de Portugal por mais 20 centímetros e a agora a final dos Mundiais de Ar Livre. O Objectivo para a final? Dar tudo, é isso que vou fazer. Fui nono na qualificação a poucos centímetros do oitavo, e era muito bom entrar nos 8 primeiros”.
A qualificação teve sete atletas a conseguirem marca de qualificação directa, com o mais destacado a ser o jovem David Storl (Alemanha) a conseguir um impressionante recorde pessoal de 21.50 metros, colocando-se desde já como um dos grandes candidatos às medalhas em Daegu. Além deste apenas o canadiano Dylan Armstrong ultrapassou os 21 metros, ao fazer um ensaio a 21.05 metros. De resto os principais candidatos qualificaram-se e os norte-americanos são sempre candidatos às medalhas, desta vez com presenças de Reese Hoffa, Ryan Whiting e o actual campeão Christian Cantwell. O lançamento do peso terá a sua final amanhã, quinta- feira, às 11:00 (hora portuguesa).
RESULTADOS (Peso – Qualificação)
1. David Storl (Alemanha) – 21.50 RP
2. Dylan Armstrong (Canadá) – 21.05
3. Reese Hoffa (EUA) – 20.96
...
9. Marco Fortes (Portugal) – 20.32
|