[DAEGU11] Lusas guerreiras na marcha

Quarta, 31 Agosto 2011
[DAEGU11] Lusas guerreiras na marcha

Susana Feitor brilhou na 11ª participação.

Na única prova do dia, os 20 Km Marcha foram positivos para as portuguesas, as três dentro do top-10, em condições difíceis de competição. 

Nem Rússia, nem China, nem Espanha, nem qualquer nação conseguiu chegar ao feito das portuguesas, que foram hoje grandes destaques destes Mundiais, mesmo que Portugal continue sem ter a medalha ao alcance, o que nesta prova seria extremamente difícil. Com humidade entre os 80 e 90 % e temperatura ligeiramente acima dos 20 graus centígrados a prova foi tudo menos fácil para as presentes e ao contrário da prova masculina, foi muito marcada pelas faltas, que atirou seis atletas para a desclassificação e colocou três marchadoras no limite das faltas.

A prova foi corrida maioritariamente em grupo, embora com alguns ataques das atletas russas que chegaram a tentar isolar-se do pelotão num ataque a três com Olga Kaniskina, Anisya Kirdyapkina e Vera Sokolova. O grupo respondeu bem, mas Kaniskina estava obviamente determinada a isolar-se de vez e conseguiu fazê-lo a cerca de cinco quilómetros do final. A vitoriosa final seria mesmo Kaniskina (1:29.42), que voltou a vencer um grande evento continuando invencível nos principais eventos desde 2007, com vitórias nos Mundiais de 2007, 2009 e 2011, Jogos Olímpicos de 2008 e Europeu de 2010. Uma supremacia incrível que faz desta atleta uma das lendas vivas do atletismo mundial, mesmo depois de ter visto o seu recorde mundial invalidado...No segundo lugar chegaria a chinesa Hong Liu (1:30.00) que fez uma recuperação ao longo da prova, fazendo uma melhoria à sua medalha de bronze de há dois anos, para aqui arrecadar a prata. No lugar de bronze classificou-se a russa Kirdyapkina (1:30.13) que acabou por não chegar à chinesa, mas estando à vontade para não perder o lugar das medalhas, deixando Elisa Rigaudo (Itália) a cerca de meio minuto de distância.

As portuguesas marcharam em Daegu unidas e prontas a pensarem na prova num colectivo que nem sempre se vê nos grandes eventos, excepção feita às Taças do Mundo. Com Portugal a deixar Vera Santos em casa, aquela que é sempre uma das candidatas ao bom resultado, a verdade é que o trio convocado (Ana Cabecinha, Inês Henriques e Susana Feitor) deu muito bem conta do recado e colocou-se todo ele no top-10, numa prova feita inteligentemente de trás para a frente. Aos 10 quilómetros as portuguesas passaram juntas entre o 15º e o 17º lugar, a perseguir o grupo principal. Aos 15 quilómetros haveria uma subida de três posições para as portuguesas, lideradas já por Susana Feitor, seguida de Inês Henriques e Ana Cabecinha. Esta ordem acabaria por se desfazer na linha de meta, com os últimos cinco quilómetros a representarem um importante galgar na classificação. Susana Feitor (1:31.26 hora) terminaria num importante 6º lugar, sendo agora a participante que mais vezes marcou presenças em Mundiais (11) e logo com o quarto melhor resultado da carreira ao nível da classificação, depois do 4º lugar em 1999, o 3º lugar em em 2005 e o 5º lugar em 2007. Realmente uma presentação fantástica de Susana Feitor, que pode ainda não ter dado o fim à sua carreira, numa altura em que conta já com 36 anos e mais se assemelha ao vinho do Porto, “quanto mais velho melhor”. Como segunda portuguesa chegaria Ana Cabecinha (1:31.36), no seu primeiro Mundial e com a melhor classificação internacional de sempre, um justo 7º lugar depois de uma época difícil, com muitos períodos de paragem e com desgostos familiares. Com uma queda na classificação, mas ainda assim uma prestação muito interessante, Inês Henriques (1:32.06) terminou numa excelente 10ª posição, dentro do top-10 e mesmo assim à frente da recordista mundial, a russa Vera Sokolova que teve um dia mau, apenas com o 11º lugar. Destaque ainda para o 8º lugar de Kristina Saltanovic (Lituânia), com o tempo de 1:31.40 hora, atleta que treina em Portugal e é treinada pelo português Luís Dias, uma atleta quase portuguesa e que festejou imenso na chegada à meta.

Foi uma excelente manhã para a prestação portuguesa, onde Susana Feitor, como capitã da equipa feminina, mostrou a todas as outras atletas o exemplo, fazendo até agora o melhor resultado da equipa portuguesa em Daegu e com uma excelente 11ª participação. Será que vai haver a 12ª participação, dentro de dois anos, em Moscovo (Rússia)?

RESULTADOS (20 Km Marcha – Final)
1. Olga Kaniskina (Rússia) – 1:29.42
2. Hong Liu (China) – 1:30.00
3. Anisya Kirdyapkina (Rússia) – 1:30.13
...
6. Susana Feitor (Portugal) – 1:31.26
7. Ana Cabecinha (Portugal) – 1:31.36
10. Inês Henriques (Portugal) – 1:32.06


CONTEÚDOS RELACIONADOS
Susana Feitor - as 10 presenças nos Mundiais

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2