|
Portuguesa não conseguiu superação na meia-final.
Era impensável uma ida à final, porque já a presença na meia-final foi para Vera Barbosa um importante marco, na sua estreia em Mundiais.
A portuguesa ao participar na meia-final dos 400 metros barreiras já tinha rentabilizada a sua vinda até à Coreia para se estrear em Mundiais. Hoje seria difícil pedir muito mais desta atleta, já que as adversárias que iria ter são maioritariamente atletas com grande experiência internacional e com outra valia. Das que passaram à final apenas duas não correram abaixo dos 55 segundos, entre elas a jamaicana Kaliese Spencer (55,02) que ficou em terceiro da primeira série e quase ficava afastada da final com um final muito fraco, favorecendo a passagem da russa Elena Churakova, que a ultrapassou e concluiu com o mesmo tempo. Aqui foi a búlgara Vania Stambolova (54,72) a correr à vontade e a mostrar que pode ser candidata a medalhas. Na segunda série a russa Natalya Antyukh (54,51) também acabaria por se superiorizar à jamaicana Melaine Walker (54,97), que não mostrou grande frescura física e pode muito bem perder o título na final. A grande candidata ao Ouro parece agora ser a norte-americana Lashinda Demus, a mais rápida desta meia-final com 53,82 segundos, que levou consigo a checa Zuzana Hejnová (54,76).
Foi nesta última série onde esteve presente a portuguesa Vera Barbosa, que partiu da pista 2, mas que desde cedo mostrou que dificilmente melhoraria a sua marca das eliminatórias e sem possibilidade de chegar ao recorde de Portugal, que lhe pertence. Barreira a barreira a portuguesa ia enfraquecendo e acabou por quebrar por completo o ritmo e a correr em irreconhecíveis 57,70 segundos, marca que já não fazia há muitas provas. O 24º lugar acaba por ser o seu grande prémio, numa estreia onde não se poderia exigir muito mais a Vera Barbosa, que foi das atletas mais combativas na época do atletismo em Portugal...
A final será composta por cinco atletas do leste europeu e três dos continentes americanos, onde duas são as jamaicanas inicialmente candidatas, mas que têm mostrado uma baixa de forma elevada (Melaine Walker e Kaliese Spencer) e a outra a norte-americana candidata à vitória, Lashinda Demus.
RESULTADOS (400 m Barreiras – Meia-final):
1. Lashinda Demus (EUA) – 53,82
2. Natalya Antyukh (Rússia) – 54,51
3. Vania Stambolova (Bulgária) – 54,72
...
24.Vera Barbosa (Portugal) – 57,70
|