|
Novo recorde pessoal coloca-o como terceiro de sempre.
Foi uma grande corrida do português que se sagrou recentemente campeão mundial universitário.
O primeiro português deste terceiro dia de Mundiais foi Alberto Paulo, que participou na terceira eliminatória dos 3000 metros Obstáculos, contra nomes fortes do atletismo internacional. A missão do português era extremamente difícil, até porque através do recorde pessoal era dos piores nesta eliminatória. Além disso a repescagem por tempos estava muito desfavorável ao português, após uma segunda eliminatória que foi rápida. Na segunda eliminatória o principal animador foi o sul- africano Ruben Ramolefi que puxou toda a corrida, tendo chegado a andar isolado, o que tornou esta uma eliminatória rápida. Ramolefi acabou por ver o seu esforço recompensado com um novo recorde nacional, de 8.11,50 minutos, sem que um dos candidatos, Ezekiel Kemboi (Quénia) ganhasse a eliminatória com o melhor tempo de 8.10,93 minutos. Na primeira eliminatória foi o mais rápido o ugandês Jacob Araptany (8.18,57 minutos), que teve o seu colega de equipa Benjamim Kiplagat (8.19,96) a fazer o mesmo na terceira eliminatória, onde correu o português Alberto Paulo.
Alberto Paulo até parecia ter a missão ainda mais dificultada com o decorrer da corrida, tendo chegado a perder contacto com o grupo da frente, mas uma recuperação fantástica nas últimas duas voltas, levou-o do 8º lugar ao 4º lugar, posicionamento com que terminou, com o registo de 8.22,41 minutos, derrotando atletas como o queniano Abraham Chirchir ou o francês Vincent Zouaoui-Dandrieux. A marca do português constitui novo recorde pessoal para o português e passou a ser o terceiro melhor português de sempre, apenas atrás de nomes como Manuel Silva (8.19,82 minutos) e José Regalo (8.20,70 minutos).
A final disputa-se no próximo dia 1 de Setembro (quinta-feira), às 12:25, hora portuguesa. Nesta final o português é um dos cinco europeus presentes, com a França a apresentar os seus três atletas, embora o seu principal candidato, Bouabdellah Tahri se tenha apurado para a final com alguma dificuldade, apenas repescado pelo tempo.
RESULTADOS (3000 m Obstáculos – Eliminatórias):
1. Ezekiel Kemboi (Quénia) – 8.10,93
2. Ruben Ramolefi (África do Sul) – 8.11,50 RN
3. Hamid Ezzine (Marrocos) – 8.11,81
...
10. Alberto Paulo (Portugal) – 8.22,41 RP
|