[DAEGU11] Leonor ficou pelo caminho
|
|
Domingo, 28 Agosto 2011 |
|
Varista portuguesa ficou-se pelos 4.25 metros.
Na sua estreia em Mundiais a recordista nacional não se deu bem, embora fosse difícil muito melhor, principalmente numa qualificação.
Foram 35 as atletas que encararam a qualificação do salto com vara, prova que tem sempre um elevado interesse desportivo com a presença de grandes atletas mundiais como Elena Isinbaeva (Rússia), Fabiana Murer (Brasil), Anna Rogowska (Polónia), entre outras que aparecem neste Mundial como candidatas às medalhas. Desta vez não houve grandes percalços para as principais atletas, apesar da jovem britânica Holly Bleasdale, não ter demonstrado os 4.70 metros que alcançou nesta época, bem como o título no Europeu de Sub-23 que a levou até aos 4.55 metros. Hoje esta jovem esperança falhou as três tentativas a 4.25 metros e saiu a chorar da pista de Daegu.
Exactamente aos 4.25 metros, no mesmo grupo de Bleasdale, a portuguesa Leonor Tavares chegaria a ultrapassar a fasquia à segunda tentativa. O recente recorde nacional a 4.50 metros faria pensar que eventualmente os 4.40 metros eram já uma fasquia transponível para a portuguesa e depois se tentasse os 4.50 metros poderia perfeitamente sonhar com a final, já que esta veio-se a revelar a marca de qualificação para duas atletas. Contudo esta situação acabaria por não se verificar e a portuguesa não foi além dos 4.25 metros, falhando as três tentativas aos 4.40 metros. Ainda assim o registo de hoje foi melhor que os 4.05 metros que protagonizou há um ano no Europeu de Ar Livre, que lhe permitiu neste Mundial o 25º lugar.
RESULTADOS (Vara - Qualificação):
1. Elena Isinbaeva (Rússia) – 4.55
1. Fabiana Murer (Brasil) – 4.55
1. Anna Rogowska (Polónia) – 4.55
1. Martina Strutz (Alemanha) – 4.55
...
25. Leonor Tavares (Portugal) – 4.25
|