|
Qualificação conseguida à primeira...
No salto em comprimento a saltadora portuguesa esteve em evidência ao obter à primeira a qualificação para a final do salto em comprimento.
É um facto, Naide Gomes vai mais longe nos grandes eventos, um registo ao qual volta depois de alguns azares em anteriores anos. A portuguesa era a primeira a saltar no Grupo A, onde estavam algumas das principais adversárias e talvez a maior das adversárias, a norte-americana Brittney Reese.
Ao primeiro ensaio a portuguesa fez tudo bem, chamada a 4 centímetros do limite, salto equilibrado e queda suave, acima da linha da marca de qualificação directa que estava nos 6.75 metros. Medido, o salto ficou em 6.76 metros, com um sinal de agrado de Abreu Matos, seu treinador. Desta forma Naide Gomes não forçou o pé a mais saltos, o mesmo pé que lhe tem limitado melhores desempenhos ao longo da época e que fica mais liberto para fazer seis saltos na final.
Nesta qualificação conseguiram ainda passagens directas à final : a norte-americana Brittney Reese (6.79 metros), a brasileira Mauren Maggi (6.86 metros), a bielorrussa Nastassia Mironchyk-Ivanova (6.80 metros) e a russa Darya Klishina (6.77 metros). Concepción Montaner (Espanha) fez três nulos e desta forma ficou fora da final.
A final disputa-se amanhã, dia 28, às 10:15 (hora portuguesa), onde Naide Gomes volta a perseguir a medalha em Mundiais depois de já ter obtido dois quarto lugares, em 2007 e em 2009. Este ano o salto em comprimento feminino encontra-se muito forte e para as medalhas Naide Gomes deverá ter de conseguir arte e engenho extra para chegar perto, ou ultrapassar mesmo, os 7 metros. Para já as indicações foram boas...
RESULTADOS (Comprimento – Qualificação) :
1. Mauren Maggi (Brasil) – 6.86
2. Nastassia Mironchyk-Ivanova (Bielorrússia) – 6.80
3. Brittney Reese (EUA) – 6.79
...
5. Naide Gomes (Portugal) – 6.76
|