|
Portuguesa transformou raiva em força...
Nos 3000 metros obstáculos, Sara Moreira impôs a sua qualidade, numa série de risco e após mais um problema que quase lhe impedia a participação.
Era madrugada em Portugal quando a selecção nacional tinha a primeira participação completa, ainda corrida Marisa Barros a Maratona. Mas enquanto Marisa Barros lutava em grupo pelo melhor resultado na Maratona, Sara Moreira debateu-se com mais um problema relacionado com pormenores administrativos. Na câmara de chamada existiu um problema com o dorsal da portuguesa, que não permitiu a identificação de Sara Moreira, o que segundo a Agência Lusa gerou “uma situação de grande tensão”.
Ainda por cima Sara Moreira corria numa série, já de si de grande tensão, já que a primeira série havia sido muito rápida, com um novo recorde nacional da bem conhecida turca Binnaz Uslu (9.24,06 minutos), recente campeã das Universíadas. A prova de Sara Moreira foi sempre de controlo das suas adversárias, já que seria suicida arriscar um ritmo rápido, com risco das fases seguintes. Ainda assim o ritmo foi acelerando e a quatro voltas do final destacou-se um grupo de cinco atletas, onde ia Sara Moreira. Dessas apenas uma não teria passagem directa à final e a “fava” calhou à russa Lyubov Kharlamova, com Sara Moreira a ser autoritária na última volta e lutar por um ligeiro destaque de um grupo de três composto por ela própria, pela etíope Sofia Assefa (9.32,48) e pela queniana Lydia Rotich (9.36,70). Sara Moreira concluiu no terceiro lugar desta segunda eliminatória, com 9.36,97 minutos, aproximando-se da melhor marca nacional da época.
A prova de Sara Moreira teve ligeiro problemas técnicos na transposição dos obstáculos, principalmente na vala de água, uma situação que a portuguesa terá oportunidade de corrigir na final que se disputará a 15 atletas no próximo dia 30 (13:20 horas, hora portuguesa). Nessa final estarão presentes seis atletas europeias, onde será curioso ver até onde irá a turca Binnaz Uslu, que retirou nove segundos ao seu recorde pessoal, que tinha sido alcançado há dias nas Universíadas (!). A turca tem um percurso desportivo pouco ortodoxo, que levam estes resultados à curiosidade...
RESULTADOS (Eliminatória – Sumário):
1. Binnaz Uslu (Turquia) – 9.24,06 RN
2. Habiba Ghribi (Tunísia) – 9.24,56
3. Mercy Wanjiku Njoroge (Quénia) – 9.24,95
...
11. Sara Moreira (Portugal) – 9.36,97
|