Sara Moreira e Patrícia Mamona com Prata.
As Universíadas tiveram mais uma tarde com participações portuguesas, com três medalhas para o atletismo, uma boa demonstração para enquadrar os Mundiais...
Ouro para Alberto Paulo, Prata para Sara Moreira e Patrícia Mamona, é este o balanço das medalhas portuguesas no dia de hoje, que estão a tornar esta numa das melhores edições de sempre do atletismo nas Universíadas, que se estão a disputar em Shenzhen (China).
A primeira atleta a obter a medalha foi Patrícia Mamona, no triplo salto, que depois de brilhar no Campeonato de Portugal, onde se colocou como uma das melhores mundiais do ano, voltou a confirmar o bom momento de forma, com dois saltos acima dos 14 metros (14.07 metros e 14.23 metros). Estes 14.23 metros, a segunda melhor marca nacional de sempre, acabariam por ser insuficientes para o Ouro, que pertenceu à russa Ekaterina Koneva (14.25 metros), mas suficientes para a Prata, que foi “apertada” pelo Bronze da romena Cristina Bujin (14.21 metros).
Mais tarde seria Alberto Paulo o ponto alto do dia português, com uma vitória merecida nos 3000 metros Obstáculos. Depois de no Campeonato de Portugal ter alcançado mínimos para o Mundial, correu hoje tacticamente para uma recta da meta em que teve o descanso de correr relativamente isolado e de braços bem abertos. O tempo de 8.32,26 minutos mostra pouco face à audácia de atacar a corrida e só ser perseguido pelo turco Halil Akkas, um atleta já com algum historial. Esta prova de Alberto Paulo foi um excelente indicador para Daegu, mas acima de tudo um Ouro importante, a juntar ao de Nelson Évora, nestas Universíadas.
A encerrar, Sara Moreira participou nos 5000 metros, prova onde havia conquistado o Ouro há dois anos. Este ano não teve tantos argumentos para esta medalha, face à presente da turca Binnaz Uslu que triunfou com 15.41,15 minutos. Sara Moreira esteve na mesma a um nível muito elevado e com a marca de 15.45,83 minutos segurou a medalha de Prata. A importância desta medalha aumenta se forem somadas as outras medalhas que a portuguesa já obteve nesta competição, totalizando duas de Ouro, alcançadas em 2009 em Belgrado e uma de Prata, este ano. Além destas é de referir o Ouro no Campeonato do Mundo de Corta-Mato Universitário o que torna Sara Moreira como a estudante portuguesa mais bem sucedida no desporto universitário.
Nota : Por motivo de férias da equipa de conteúdos, o balanço de todos os resultados das Universíadas será realizado apenas no final do evento. Agradecemos a compreensão...
|