Selecção nacional consegue mínimo para Daegu nos Campeonatos de Espanha
A tarefa era díficil, ainda para mais com a atribuição da pista 1 a Portugal na estafeta de 4x100m mas Ricardo Monteiro, João Ferreira, Arnaldo Abrantes e Yazaldes Nascimento conseguiram correr a volta à pista em excelentes 39,17 segundos, uma marca que está dentro dos mínimos para o Campeonato do Mundo de Daegu. Arnaldo Abrantes prescindiu mesmo da sua participação individual nos 100m e 200m para ajudar a equipa nacional num estádio onde o vento em excesso impediu a obtenção de boas marcas. Que o digam os atletas portugueses presentes em Espanha.
Nos 100m, Yazaldes Nascimento correu em 10,85s (-1,4m/s), Ricardo Monteiro em 10,87s (-2,2m/s), Sónia Tavares em 11,82s (-1,7m/s) e Carla Tavares em 12,11s (-3m/s). Nos 200m, Sónia Tavares e Carla Tavares venceram as suas séries de 200m em 23,83s (-1m/s) e em 24,35) respectivamente.
O vento também prejudicou os varistas portugueses. Diogo Ferreira não conseguiu fazer nenhuma marca válida enquanto Edi Maia, depois de um ínicio de prova atribulado, não conseguiu saltar 5,65m ficando ainda assim com a boa marca de 5,45m.
Mais sorte teve o barreirista João Almeida nos 110m barreiras, aproveitando o vento a 1m/s para obter um novo record pessoal em bons 13,78s. O atleta leonino reforça assim a liderança nacional na prova.
Vera Barbosa venceu nas provas em que participou. No sábado de manhã, competiu nos 400m e realizou 54,76s. Horas mais tarde, voltou à pista para correr os 400m barreiras e venceu bem destacada, com a marca de 57,46s. Nessa mesma prova, Leslie Delgado esteve longe do seu melhor, concluindo a prova em 1.03,68.
João Ferreira também entrou em competição no sábado nos 400m barreiras e venceu a sua série com 51,71s.
Vera Santos conseguiu a 4ª posição nos 10000m marcha com a marca de 46.39,73.
Após um excelente regresso nos Campeonatos de Portugal do passado fim-de-semana, Susana Costa esteve abaixo do esperado no Triplo Salto e não foi além de 12,95m.
|
Para os outros foi pena o vento que se fazia sentir.
Gostava que me explicassem, porque é que o calendário em Portugal terminou tão cedo, acho que a maioria dos atletas portugueses estão mal habituados...fériazinhas em Agosto...lol. O calendário de Espanha ainda tem o campeonato de clubes este fim de semana.
Outra coisa que saliento neste Campeonato de Espanha, foi a cobertura da competição, os resultados a saírem segundos depois, e ainda a sua transmissão de grande qualidade, com inúmeras câmaras e a visualização na internet a fazer-se sem qualquer problema. Um exemplo a seguir.
temos que nos tornar mais profissionais.
E deixarmos de ser amadores como somos.
Fui ver os nos Campeonatos de Portugal e parecia mais um regional. é mesmo uma pena que isto aconteça. Tudo quer ferias...
Relays:
Results of relay races shall count towards the achievement of the Entry Standards for Daegu 2011 on condition that they are part of a competition staged in compliance with IAAF Rules and that at least three international teams compete in the race.
Isto é verdade?
No site da IAAF são indicadas regras que devem ser cumpridas. Portugal tem mínimos desde Barcelona. Esta prova serviu para os confirmar.