Mundial tem o seu começo dentro de 10 dias...
Dentro de um mês realiza-se em Daegu (Coreia do Sul) o Mundial de Ar Livre, uma cidade que faz lembrar Osaka ou Pequim ao nível das condições de competição que possam estar presentes.
2.5 milhões de habitantes, sete distritos (Jung-gu, Dong-gu,Seo-gu, Nam-gu, Buk-gu, Suseong-gu, Dalseo-gu e Dalseong-gu) e uma cidade completamente urbanizada e em crescimento, após um período de estagnação. Numa influência mista entre Japão e Coreia, o povo de Daegu tem longos anos de história. Existem dois governos locais em Daegu e é também em Daegu onde nasceram vários dos presidentes da Coreia do Sul.
A cidade é localizada numa zona circundada por ligeiras elevações e é percorrida por um único rio, chamado Geumho. O clima da cidade é considerado subtropical e é humida como outros palcos onde recentemente ocorreram grande eventos internacionais, como em Osaka (Mundial) e Pequim (Jogos Olímpicos). Será muito normal se durante o Campeonato do Mundo deste ano, que começa no próximo dia 27 de Agosto, começar a chover. É que Agosto e Setembro são dos meses mais chuvosos em Daegu e também dos mais húmidos. Em cada um dos meses a média de dias de sol é de 160 horas, ao contrário por exemplo dos meses Março, Abril e Maio, onde a média ultrapassa largamente as 200 horas.
Economicamente a cidade é próspera (a terceira maior da Coreia do Sul) e também bastante industrial, com os texteis, metais e maquinarias a serem os principais ramos explorados. A fruta, pelo clima local, é também uma das grandes fontes de rendimento desta cidade, onde se destacam as maçãs e os melões.
O Mundial de Ar Livre realiza-se assim num palco que se assemelha a Osaka, quando o Mundial foi disputado no ano de 2007. É a quarta vez que este Mundial sai da Europa e a decisão foi tomada em Março de 2007, vencendo as cidades de Moscovo (Rússia) e Brisbane (Austrália). Este será o terceiro grande evento desportivo internacional recebido pela Coreia do Sul, após os Jogos Olímpicos de Seul (1988) e o Mundial de Futebol (2002), este realizado em conjunto com o Japão. Também em 2003 a cidade recebeu as Universíadas, o evento máximo do desporto universitário mundial.
De 27 de Agosto a 4 de Setembro o Mundial de Ar Livre invade a Coreia, num Mundial que até promete alguns duelos interessantes, embora seja muito difícil repetir muita da espetacularidade sentida em Berlim há dois anos, é que hoje algumas das grandes estrelas estão mais eclipsadas e nem por isso se espera o aparecimento de estrelas muito maiores...
Download:
|