Marisa Barros festejou em Pombal

Domingo, 31 Julho 2011
Marisa Barros festejou em Pombal

Prova do Bodo mobilizou milhares às ruas de Pombal.

A 29ª edição da Prova do Bodo levou a Pombal mais de um milhar de participantes e muito público, num corrida com recorde de participações. 

As festas do Bodo, com uma enorme tradição no distrito de Leiria, foram o mote para a realização da 29ª edição desta prova que pela segunda vez na sua história se correu na distância de 10 quilómetros, depois de ter-se realizado durante várias edições com a distância de meia-maratona. A mudança para o final da tarde de Sábado parece ter sido benéfica e mais de dois milhares de participantes, entre a prova principal, mini corrida e caminhada um colorido, perante um público que foi bastante colaborativo.

MARISA BARROS REGRESSOU PARA UMA PRESTAÇÃO FELIZ...

O lote de participantes femininas era de enorme valia e o que demonstra isso é o conjunto de portuguesas dentro do top-10, maioritariamente já internacionais por Portugal, no caso de Marisa Barros (Benfica) uma presença quase certa no próximo Mundial de Ar Livre. Esse favoritismo ficou bem vincado desde início, com a portuguesa a destacar-se desde logo, sem que nenhuma das suas adversárias pegasse no risco de a acompanhar. À segunda passagem na zona de meta já quase 20 segundos a separavam de Mónica Rosa (Maratona) na altura segunda classificada, com essa vantagem a aumentar na terceira passagem. A meta estava instalada junto à Câmara Municipal de Pombal e a vitória acabou mesmo por cair na mão de Marisa Barros, em bons 33.30 minutos, tendo em conta algumas dificuldades topográficas no percurso.” Estou muito feliz pela vitória, senti-me bem”, disse cansada, mas contente. A atleta tinha regressado à competição, após menos de dois meses de ter recomeçado os treinos, depois de a lesão que a afectou. O objectivo desta prova foi o ganho de confiança, mas também preparar o Mundial de Ar Livre, onde participará na Maratona, onde “acredito que vou chegar minimamente bem, embora se não estiver bem abdique do Mundial”. O teste ficou feito em Pombal, onde o seu treinador realça a satisfação de ter estado em Pombal : “Hoje é para nós um dia festivo, porque marca o regresso à competição da Marisa, confiando que todo o trabalho de recuperaçãonão tem sido tempo perdido. Foi também festivo pela vitória, numa cidade onde somos sempre bem recebidos e com uma excelente organização”. Foi a segunda vitória de Marisa Barros nesta competição, depois de ter vencido em 2009, na altura na distância de meia-maratona.

Marisa Barros


Mais atrás chegaria Doroteia Peixoto (NA Joane), com o tempo de 34.18 minutos, que acabou por surpreender Mónica Rosa no final, que já não recuperou a segunda posição e finalizou com 34.21 minutos. Esta prova fica ainda marcada pelo regresso, tímido, de Inês Monteiro, também após situação clínica, concluíndo no 7º lugar com 36.19 minutos.

JOSÉ ROCHA O MELHOR PORTUGUÊS, EM VITÓRIA DO QUENIANO ELICKY MASE

A prova masculina não teve uma prestação masculina tão substancial como a prestação feminina, também num fim-de-semana onde se realiza o Campeonato de Portugal de pista e onde alguns atletas são “obrigados” a competir para manterem as bolsas desportivas. Elicky Mase (Quénia) fez a primeira passagem em conjunto com os portugueses José Rocha (Maratona CP), Hermano Ferreira (Conforlimpa) e Fernando Silva (Maratona CP), já fazendo a passagem seguinte isolado de todos os atletas presentes. Nessa altura José Rocha ainda perseguia o primeiro classificado, mas acabaria por ser ultrapassado pelo outro queniano em competição, Peter Korir, já um veterano desta competição. No final o pódio ficaria composto por Elicky Mase (29.13 minutos), seguido por Peter Korir (29.33 minutos) e completo por José Rocha (29.39 minutos), que deixou escapar a possibilidade de ficar em segundo lugar. “Na segunda volta paguei um bocado o risco inicial e esperei fazer uma última volta melhor e nessa altura tentei ir com o segundo”, explicou o português ao Atleta-Digital. José Rocha termina assim a sua temporada e já decidiu que dará toda a prioridade às competições de clube na próxima temporada...Depois chegariam os também internacionais Hermano Ferreira (29.57 minutos) e Fernando Silva (30.03 minutos).

José Rocha


UM RECORDE DE PARTICIPAÇÃO, NUMA PROVA MUITO FESTEJADA

Em plenos festejos da cidade, a Prova do Bodo foi também invadida com a onda do festejo, com muito público presente, um forte apoio da rádio local e uma forte mostra de que o atletismo é em Pombal uma prioridade, após outros investimentos como a pista coberta e a mais recente pista de ar livre. O presidente do município pombalense, estava feliz enquanto via muitos dos participantes a chegar à meta, ele próprio responsável pelo tiro de partida. Dos 317 chegados há um ano, somaram-se mais 135 atletas para concluírem 452 atletas, um aumento muito significativo de participação que se espera ser batido novamente em 2012, quando for para a estrada a 30ª edição. A estes números há que somar ainda a participação na Mini corrida e ainda a Caminhada, esta envolvendo aproximadamente dois milhares de participantes, dando um colorido interessante às ruas de Pombal que estavam já nessa altura iluminadas por arcos alusivos à festa, numa dia onde iam actuar no palco principal os Buraka Som Sistema, mas também com um mini-festival da canção mesmo ao lado do edifício camarário.

A prova foi cronometrada pelo Atleta-Digital e marca também o início de dois novos serviços, os fotodiplomas e as vídeo-chegadas, que estarão disponíveis para cada atletas durante esta semana. Os resultados completos podem ser vistos aqui

RESULTADOS (10 Km):

Masculinos :

1. Elicky Mase (Quénia) – 29.13
2. Peter Korir (Quénia) – 29.33
3. José Rocha (Maratona CP) – 29.39
4. Hermano Ferreira (GD Conforlimpa) – 29.57
5. Fernando Silva (Maratona CP) – 30.03
6. Daniel Pinheiro (Maia AC) – 30.24
7. Vítor Oliveira (Maia AC) – 30.53
8. Roman Prodius (CO Oeiras) – 30.54
9. Bruno Silva (Maia AC) – 31.01
10. José Maduro (Maduro Athlethics) – 31.11

Femininos :
1. Marisa Barros (Benfica) – 33.30
2. Doroteia Peixoto (NA Joane) – 34.18
3. Mónica Rosa (Individual) – 34.21
4. Ana Dias (CB Faro) – 34.33
5. Filomena Costa (SC Braga) – 34.34
6. Anália Rosa (Maratona CP) – 35.00
7. Inês Monteiro (Maratona CP) – 36.19
8. Rafaela Almeida (Individual) – 36.29
9. Cláudia Pereira (SC Braga) – 37.01
10. Tina Ramos (Valencia Terra i Mar – ESP) – 37.32

EQUIPA :
Sistemas tecnológicos : Filipe Oliveira e Telmo Rocha
Fotografia e Vídeo : Carlos Coelho, Edgar Barreira, Joana Oliveira
Apoio Técnico : Bruno Reis, Fabiana Oliveira e Filipa Oliveira
Reportagem : Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (5)add feed
"CORRECÇÕES" : JOSÉ BARRADAS
Gostaria que fossem introduzidas algumas correcções à notícia, se tal for possível, que passo a citar:
-A Mónica Rosa não é atleta do Maratona, desde Setembro de 2010, aliás na classificação consta como individual;
-Relativamente às situações clínicas, não deveria, em minha opinião, e já que são referidas para duas atletas, não deveria ser omitido que a Anália Rosa vem de uma cirurgia a uma hérnia; a Ana Dias vem de uma paragem de cerca de dois meses por problemas no tendão de aquiles; a Mónica Rosa vem de uma paragem de quase quatro meses devido a um esporão de calcâneo.
Um abraço
Agosto 01, 2011
... : JOSÉ BARRADAS
Será que há censura neste site? É que já coloquei dois comentários sobre o mesmo assunto, o último tenho a certeza que entrou e, para além do texto continuar igual, nenhum comentário aparece.
Agosto 01, 2011
Porra! : Gonçalo Henriques
Calma! Censura?! LOLOL Há pessoas que têm mesmo a mania da perseguição...
Agosto 01, 2011
? : Fernando Miguel
E a jornada de domingo dos nacionais?
Agosto 01, 2011
... : atleta...
este borradas tem sempre q justificar o injustificavel.....lololo
Agosto 02, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2