Amanhã os dois meetings prometem bons resultados.
São para já oito os atletas portugueses que estarão envolvidos nestes dois meetings, um a contar para a Liga Diamante, o outro a contar para o circuito europeu.
A pouco mais de um mês para o Mundial de Ar Livre, estes são os últimos meetings com boas participações internacionais e, para alguns, as últimas oportunidades de alcançar mínimos para o Mundial.
A contar para a Liga Diamante, o Meeting do Mónaco promete alguns duelos interessantes com os atletas portugueses. Nos 100 metros Francis Obikwelu defrontará o jamaicano Usain Bolt, um acontecimento raro na carreira do português, que no Mónaco defrontará mais seis atletas que já correram este ano abaixo dos 10 segundos. No lançamento do peso será Marco Fortes o atleta português presente e um dos dois europeus, estando com ele o francês Gaetan Bucki. De resto estarão presentes três dos mais fortes norte-americanos e ainda um ds mais fortes desta época, o canadiano Dylan Armstrong. Já Naide Gomes estará com as melhores mundiais da actualidade na prova de salto em comprimento, de onde se destacam a russa Darya Klishina e a norte-americana Brittney Reese, ambas acima dos 7 metros neste ano.
Em Barcelona (Espanha), na pista que acolheu há um ano o Europeu de Ar Livre, cinco portugueses estão para já confirmados. Nos 1500 metros Hélio Gomes tem a tarefa de tentar aproximar-se dos mínimos, ainda que seja uma tarefa difícil para o português, que este ano se viu afastado da presença no Campeonato da Europa de Equipas. Nos 5000 metros estará Rui Silva, num teste que se espera mais a sério, com a aproximação ao Mundial, embora tenha adversários muito fortes pela frente, com cerca de 15 atletas com melhor tempo. Pedro Ribeiro, nos 3000 metros obstáculo, tentará também a aproximação aos mínimos, sem que ainda tenha competido este ano nesta prova, sendo uma incógnita o seu estado de forma. Nos 1500 metros femininos estarão Sara Moreira e Ercília Machado, a primeira à procura de ritmos rápidos para os 3000 metros obstáculos, a sua opção para o Mundial, a segunda na tentativa da melhoria da sua marca. Por fim estará presente Vera Barbosa, a recente recordista de 400 metros barreiras, em busca de ritmos ainda mais rápidos, com a presença da bulgara Vania Stambolova, que este ano já correu em 53,68 segundos.
MEETING “VÍTOR TAVARES” ENCERRA OS MEETINGS NACIONAIS
No próximo dia 23, Sábado, disputa-se em Faro o Meeting “Vítor Tavares”, prova que encerra os meetings realizados em solo português e que não têm tido a devida competitividade interna, excepção feita a alguns meetings, como Lisboa, Leiria ou Alcanena. Esta prova conta para o circuito Premium 2011, que culmina com o Campeonato de Portugal de pista.
|