Guimarães cancela Europeu de Montanha
|
Terça, 19 Julho 2011 |
Motivos financeiros na base da decisão.
O município de Guimarães comunicou a sua desistência na organização do Europeu de Montanha, que estava prevista para 2012.
Com o país em fortes medidas de contenção financeira e já existindo vários cortes em Guimarães para em 2012 ser capital europeia da cultura, o Europeu de Montanha acabou por ser cancelado. Numa altura em que a corrida em montanha em Portugal está no seu auge, onde recentemente a selecção nacional até foi medalha de bronze individual e colectiva, o Europeu de 2012 acabou cancelado. A prova ia-se disputar na serra da Penha, um local emblemático da cidade de Guimarães e seria em 2012 no sistema “sobe e desce”, depois de este ano ter sido disputado em “sempre a subir”.
As primeiras conferências de imprensa para a prova já tinham sido realizadas e inclusivamente já estava definido o percurso que iria receber os atletas, mas todo esse trabalho acabou por ser inútil face ao cancelar do evento. A Federação Portuguesa de Atletismo já terá comunicado à Associação Europeia de Atletismo o cancelamento do evento, que agora terá de arranjar um outro local para se disputar esta prova, à imagem do que ocorreu há cerca de ano e meio com a Taça da Europa de Provas Combinadas, quando o temporal na Madeira danificou o complexo da Ribeira Brava.
Portugal perdeu, assim, uma oportunidade de mostrar o poder dos seus atletas de montanha, que aos poucos têm vido a demonstrar que também podem ter sucesso numa vertente do atletismo que mesmo a nível internacional ainda não é totalmente unânime.
|