Vera Barbosa brilhou neste terceiro dia, nos 400 metros barreiras.
O principal destaque do dia vai para o recorde absoluto de Vera Barbosa, nove anos após o recorde de Carmo Tavares...
Cinco portugueses participaram hoje no Europeu de Atletismo de Sub-23, prova que se está a disputar em Ostrava (Rep. Checa) e que termina no dia de amanhã. O recorde de Portugal de Vera Barbosa e a passagem à final de Daniela Cunha foram os lados mais meritórios da participação nacional, onde só faltou Rasul Dabó na final dos 110 metros barreiras.
ESTÁ ENCONTRADA A SUCESSORA DE CARMO TAVARES...E AINDA SUB-23!
Além das medalhas, Vera Barbosa alcançou hoje o melhor desempenho na comitiva nacional, não só pelo seu quarto lugar na final dos 400 metros barreiras, mas fundamentalmente pelo recorde absoluto e ainda o mínimo ‘B’ para o Mundial de Ar Livre. O recorde de Portugal estava na mão da histórica Carmo Tavares, que detinha este recorde desde 2001, quando pela primeira alcançou o recorde, na altura com 57,06 segundos, até o baixar para 56,25 segundos em 2002, em Cáceres. Hoje a esperança Vera Barbosa deixou essas marcas para um passado de história, alcançando o novo recorde e colocando-o em 55,81 segundos, 44 centésimos abaixo do recorde de Carmo Tavares. A final de hoje foi disputada em ritmos muito fortes, com superação das principais. As ucranianas Anna Yaroshchuk (54,77 segundos) e Hanna Titimets (54,91 segundos) foram as únicas a baixarem dos 55 segundos, seguidas pela britânica Meghan Beesley (55,69 segundos). A distância à medalha ficou, para Vera Barbosa, a meros doze centésimos, no que teria sido a terceira medalha portuguesa neste evento.
Esta marca vem agora aumentar a época de Vera Barbosa, que terá em finais de Agosto, princípios de Setembro, o Mundial de Ar Livre, numa época de autêntica confirmação como a mais rápida de sempre nos 400 metros barreiras. O que falta agora em Ostrava é a participação nos 4x400 metros, onde em conjunto com Cátia Nunes, Joceline Monteiro e Dorothé Évora tentarão um novo recorde nacional de sub-23, durante o dia de amanhã.
DANIELA CUNHA MOSTROU GARRA, ALBUQUERQUE AZARADO E DABÓ QUASE NA FINAL
Os restantes portugueses tiveram, ainda assim, participações de alguma valia, justificando a sua chamada na convocatória nacional. Daniela Cunha, pelo seu recorde pessoal aos 1500 metros e a passagem à final da prova foi talvez um dos maiores destaques dos restantes. A portuguesa fez o 12º melhor tempo, com 4.17,71 minutos, um novo recorde pessoal que a transporta para uma final que até parecia improvável, que se realizará amanhã pelas 15:00 portuguesas. Sendo uma prova táctica, tudo acabará por ser possível para esta portuguesa.
Rasul Dabó era uma das esperanças desta comitiva, mas hoje na meia-final dos 110 metros barreiras acabou por não estar bem quanto gostaria e ficou a um centésimo da passagem por repescagem de tempos, esse último lugar ocupado pelo norueguês Vladimir Vukicevic (13,89 segundos). Desta forma, Rasul Dabó sai deste Europeu de cabeça erguida, mas ficou a faltar qualquer coisa, embora seja meritório o seu 9º lugar...
Com algum azar, Bruno Albuquerque esteve nos 5000 metros, onde uma pequena confusão na segunda metade do grupo que disputava a final acabou por dar num ligeiro corte entre esses atletas e os atletas que iam na frente. Albuquerque ainda tentou, mas acabou por terminar no 10º lugar, com o registo de 14.29,01 minutos. Ainda assim foi uma boa prestação do português que regressa bem em provas internacionais, após lesão prolongada...
Menos bem esteve Carlos Veiga, que no 15º lugar acabou no último lugar, com 14.71 metros, no seu único salto válido. Aliás, os três franceses participantes, entre eles Teddy Tamgho, acabaram sem qualquer salto válido ou realizado...O português lesionou-se após o primeiro ensaio e acabou por ver a sua participação no Europeu assombrada pela lesão.
RESULTADOS :
Masculinos:
5000 m – Bruno Albuquerque (10º) – 14.29,01
110 m Barr. – Rasul Dabó (9º - Meia-final) – 13,90
Triplo – Carlos Veiga (15º) – 14.71
Femininos:
1500 m – Daniela Cunha (12º - Ronda 1) – 4.17,71 -> Final : 17/07 (15:00)
400 m Barr. – Vera Barbosa (4º) – 55,81 RP
|