Campeonato de Portugal decorrerá com 20 atletas.
No Sábado a cidade de Lisboa receberá uma das edições que se pode transformar das mais negras de sempre...
Nas listas de inscritos para o Campeonato de Portugal de 10000 metros estão inscritos vinte atletas, sendo que em femininos apenas existem três atleta inscrita, depois de uma primeira lista onde apenas constava uma atleta. Esta é uma situação que é de reflectir sobre o fundo português, até porque todos os inscritos estão longe de ser atletas de primeira linha nacional, ao contrário de anos anteriores onde ainda assim estavam presentes atletas com alguma qualidade nacional, ao nível dos resultados.
A prova será disputada após a primeira jornada do Campeonato Regional de Lisboa, disputada no Estádio 1º de Maio, prevendo-se 25 voltas em cada género, não só relativamente lentas, como com pouco público presente, até porque o Regional de Lisboa não goza este ano de especial popularidade...
Em femininos a tarefa de Margarida Dionísio (Linda-a-Pastora), Anabela Tavares e Celina Rodrigues (Arrudense) é demasiado solitária para se poder esperar uma motivação alargada destas atletas, que actuarão logo após as estafetas do Regional de Lisboa. Em masculinos os atletas promoverão uma luta pelos lugares improvável e sem grandes motivos para a festa do atletismo. Destes, Ricardo Figueiredo (CA Seia) e Paulo Pinheiro (Linda-a-Pastora), este último de regresso dos EUA, são os mais credenciados, podendo correr para a casa dos 30 minutos, não sendo de admirar que o tempo final se aproxime do alcançado por Armando Aldegalega, em 1971, quando ganhou pela última vez esta prova. A acontecer, seria um recuo de quarenta anos na qualidade das marcas neste evento, o que naturalmente não seria culpa dos atletas presentes, mas sim dos atletas ausentes, que há muito deixaram de ver nesta competição a competitividade que necessitam para a tentativa de bons registos. Ainda assim a primeira lista divulgada apenas tinha oito atletas inscritos e a esses juntou-se uma equipa de veteranos do Arrudense e um atleta junior, pouco habituados aos 10 mil metros em pista.
O momento nos bastidores do fundo nacional também não é o mais alegre e dos atletas com mínimos, ou com expectativa deles, nem vê-los em Lisboa, que representaria um acréscimo desnecessário de provas, não existindo a competitividade que se desejaria e deixando o título de campeão nacional para atletas mais fracos, maioritariamente sem qualquer ligação presente ou passada com selecções nacionais.
Há um ano ganhou o Campeonato de Portugal de 10000 metros Youssef el Kalai, com 28.39,60 minutos, sendo a melhor marca de sempre nesta prova a de Paulo Guerra, em 1994, com 27.52,44 minutos. Em femininos a vitória há um ano tinha sorrido a Mónica Silva, correndo esta distância em 34.54,44 minutos, ainda assim longe também da marca de 1994 de Conceição Ferreira, que foi de 31.32,11 minutos, a melhor de sempre neste evento. Este ano não está livre de acontecer as ausências de campeã nacional feminina, como em 1999, 2002 e 2004.
Nota de correcção : O conteúdo foi actualizado após actualização das listas oficiais de participantes
|