João Almeida brilhou em França.
Poucos dias depois do Meeting de Paris, mais um meeting da Liga Diamante trouxe boas competições e duas boas participações portuguesas.
Dois meetings marcaram o dia de ontem, com participações portuguesas internacionais. Em Inglaterra, Naide Gomes (comprimento) e Marco Fortes (peso) estiveram presentes no Meeting de Birmingham, enquanto João Almeida (110 metros barreiras) e Leslie Delgado (400 metros barreiras) estiveram em França, no Meeting Chamberry.
Em Birmingham, Naide Gomes disputou a prova de salto em comprimento com algumas das principais atletas mundiais, como Brittney Reese (EUA) e Darya Klishina (Rússia). A vitória acabaria por não pertencer a nenhuma destas atletas e sorriu a Janay Deloach (EUA), que saltou 6.78 metros, contra os 6.67 metros de Reese, os 6.64 metros de Klishina e 6.58 metros da portuguesa Naide Gomes. Este foi o único salto válido de Naide Gomes, numa prova onde a chuva impediu melhores resultados.
Marco Fortes não era presença esperada em Birmingham, mas acabou por integrar o lote de participantes na prova de lançamento do peso. Dos três lançamentos válidos, Marco Fortes lançou por duas vezes acima dos 20 metros, com o melhor dos lançamentos a ser de 20.42 metros, justificando a sua presença com o 5º lugar. O português ficou à frente de nomes sonantes como os norte-americanos Adam Nelson ou Reese Hoffa, numa prova vencida por Dylan Armstrong (21.55 metros), seguido pelo outro europeu presente, o polaco Tomasz Majewski (20.90 metros).
Em Chamberry esteve João Almeida, que estabeleceu novo recorde pessoal de 13,83 segundos, nas eliminatórias. O sportinguista volta assim aos seus melhores tempos e promete ser um adversário à altura de Rasul Dabó. Na final correu em 13,85 segundos, que constitui o 5º lugar nesta prova. Esteve também presente Leslie Delgado que fez o 10º melhor tempo entre as presentes na prova de 400 metros barreiras (59,83 segundos).
SALLY PEARSON FOI A AGRADÁVEL SURPRESA DE BIRMINGHAM
Sem dúvida que o grande destaque do Meeting de Birmingham foi Sally Pearson (Austrália), nos 100 metros barreiras, que depois de na eliminatória ter igualado o recorde de meeting, na final foi a vencedora com 12,48 segundos, um novo recorde do continente australiano, novo recorde de meeting e a melhor marca mundial do ano. O anterior recorde já era seu, desde 2008, que tinha sido alcançado com o registo de 12,53 segundos, no Mónaco.
Também com máximo mundial do ano, Andreas Thorkildsen (Noruega) voltou a ser destaque na prova de lançamento do dardo, com uma vitória em 88.30 metros. A vitória foi obtida com clareza, deixando o alemão Matthias de Zordo com 83.42 metros. Com recorde de meeting, Sofia Assefa (Etiópia) foi a vencedora da prova de 3000 metros obstáculos com o registo de 9.25,87 minutos.
RESULTADOS (Meeting Chamberry)
110 m Barr. – João Almeida (5º) – 13,85 (13,83)
400 m Barr. – Leslie Delgado (10º) – 59,83
RESULTADOS (Meeting Birmingham)
Comprimento – Naide Gomes (4º) – 6.58
Peso – Marco Fortes (5º) – 20.42
|