Taça da Europa de Provas Combinadas já este fim-de-semana.
A Madeira receberá finalmente este evento, que foi adiado há um ano após a pista da Ribeira Brava ter sido afectada pelo temporal que assolou a Madeira.
Será no Sábado e Domingo que cerca de meia centena de atletas competirá na pista da Ribeira Brava. Em disputa está a classificação colectiva para a 2ª Liga da Taça da Europa de Provas Combinadas, que terá em disputa simultaneamente a 1ª Liga (Bressanone, Itália) e a Superliga (Torun, Polónia). Para a classificação colectiva, na Ribeira Brava, não existirá equipa portuguesa, já que no sector masculino estão convocados dois atletas (Tiago Marto e Pedro Santos) e no sector feminino Portugal não apresentará qualquer atleta.
O sector masculino terá em competição três atletas com recordes pessoais acima dos 8000 pontos, nomeadamente o húngaro Attila Szabó (8554 pontos), o letão Edgars Erins (8312 pontos) e o norueguês Hans Uldal (8018 pontos). Szabó, que já foi uma das grandes estrelas do Decatlo, com pódios em Europeus, apresentar-se-à com 34 anos, tendo alcançado na época passada 7708 pontos. Erins é o melhor da temporada, entre os inscritos, superando os melhores atletas da 1ª Liga e Superliga. Uldal não tem tido a melhor temporada e segue para já com o melhor de época de 7492 pontos. O português Tiago Marto (esta época com 7291 pontos) é dos dois inscritos o que tem mais possibilidade de um bom resultado individual. Colectivamente apenas se deverão classificar Chipre, Hungria, Letónia, Roménia e Turquia, com a Hungria candidata clara ao primeiro lugar.
Em femininos, com total ausência de Portugal, apenas duas atletas apresentam recordes pessoais acima dos 6000 pontos : a belga Sara Aerts (6084 pontos) e a lituana Austra Skujyte (6435 pontos). Skujyte deverá competir próxima do seu recorde pessoal, já que é a 10ª melhor mundial do ano com 6204 pontos. Aerts obteve o seu recorde pessoal no ano passado, durante o Europeu de Ar Livre, não tendo ainda competido este ano no Heptatlo. Em termos colectivos, apenas a Áustria, Espanha, Lituânia, Roménia e Turquia apresentarão equipa, com as espanholas a serem as principais candidatas à vitória.
As provas decorrerão durante o fim-de-semana num contexto natural de rara beleza e onde já foi disputada a Taça da Europa de 10000 metros, no ano de 2009.
|
O objectivo não seria dar a oportunidade aos atletas portugueses de competir com atletas de outros paises para ganharem competitividade?
Não entendo o desperdicio de dinheiro e principalmente de oportunidade.
azares á parte: é demasiado triste a ausência de participações de atletas portugueses...como todos sabemos em provas em solo portugues sempre houve participação lusa...esta é exceção...se não querem o sector de provas combinadas a evoluir que o assumam publicamente, escusam de os atletas continuarem a remar contra maré...
boa sorte pedro