Sara Moreia desistente em Lausanne

Quinta, 30 Junho 2011
Sara Moreia desistente em Lausanne

Asafa Powell e Teddy Tamgho em grande nível.

Sétimo meeting da Liga Diamante acabou por não ser brilhante como outros, mas hoje em Lausanne (Suíça) viveu-se uma boa jornada de atletismo. 

A fundista Sara Moreira foi a única atleta portuguesa em acção neste meeting de Lausanne,na prova dos 3000 metros obstáculos, uma prova que até foi lançada em bons ritmos. Até cerca de metade da prova a portuguesa conseguiu estar incluída no grupo da frente, mas a quebra de ritmo, acabou por ditar numa desistência desta competição, para a qual já tem mínimos para o Mundial de Ar Livre e onde deverá apostar nos próximos dois anos.

HECTÓMETRO A TODO O GÁS...TAMGHO VOLTOU A SALTAR PERTO DOS 18 METROS

A prova mais emotiva de todas foi a dos 100 metros, onde o conjunto de atletas presentes prometia, desde logo, um grande resultado final. A vitória acabou por ocorrer através do ex-recordista mundial dos 100 metros, Asafa Powell (Jamaica), correndo em 9,78 segundos. Esta marca bate a do recentemente lesionado Tyson Gay por um centésimo, repetindo uma marca muito aproximada do desempenho de há dois anos nesta mesma prova, onde fez o recorde pesoal de 9,72 segundos. Nesta prova foram cinco os atletas a correrem abaixo dos 10 segundos, destacando-se os recordes nacionais alcançados por Jaysuma Saidy Ndure (Noruega), com 9,99 segundos e pelo francês Christophe Lemaitre (9,95 segundos), que igualou o recorde nacional. Em segundo lugar, Michael Frater (Jamaica) obteve o registo de 9,88 segundos, novo recorde pessoal e um excelente indicador para a Jamaica, que teve ainda Nesta Carter com 9,99 segundos.

No triplo salto a estrela foi novamente Teddy Tamgho, o francês que tem abrilhantado a especialidade nos anos recentes e que hoje triunfou com 17.91 metros, melhor marca mundial do ano. Este salto foi obtido à terceira tentativa, a única válida dos seis ensaios feitos pelo francês, que bateu Philips Idowu (Grã-Bretanha), que chegou aos 17.52 metros, com um concurso relativamente regular ao contrário do que costuma ocorrer. Esta marca de Tamgho (17.91 metros) constituiu-se também como recorde do meeting, batendo a marca de 2005 de Marian Oprea (Roménia), que hoje saltou 17.00 metros ventosos...

De resto caíram mais três recordes do meeting, dois no sector masculino e um no sector feminino. Nos 5000 metros masculinos foi Vincent Chepkok (Quénia) a alcançar uma vitória disputada à decima de segundo, juntamente com Imane Merga (Etiópia) e Eliud Kipchoge (Quénia). Chepkok venceu com o relógio a parar nos 12.59,13 minutos, seguido por Merga (12.59,47 minutos) e por Kipchoge (12.59,71 minutos). A marca de Chpekok bate o anterior recorde de meeting que estava na posse do queniano Sammy Kipketer (13.01,93) desde 2000.

Sem ser brilhante, Christian Cantwell (EUA) também acabaria por conquistar recorde do meeting, ao lançar o peso a 21.83 metros, numa vitória que ocorreu de forma mais tranquila, com três lançamento acima dos 21.50 metros.

Nos 3000 metros obstáculos femininos, prova onde a única portuguesa presente desistiu, a vitória de Milcah Chemos em 9.19,87 minutos foi esclarecedora, estabelecendo o recorde de meeting, numa prova nunca antes corrida em Lausanne no âmbito deste meeting. No entanto mais duas atletas correram na casa dos 9.20 minutos, Sofia Assefa (Etiópia) e Mercy Njoroge (Quénia), separadas ambas por um único centésimo, prevalecendo o final de Assefa com o registo de 9.20,50 minutos.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2