Sporting e Benfica prometem luta

Quinta, 23 Junho 2011
Sporting e Benfica prometem luta

Nacional de Clubes no próximo fim-de-semana.

A edição de 2011 do Campeonato Nacional de Clubes, de 1ª e 2ª divisões, prometem em Lisboa bons resultados e um despique intenso em masculinos. 

No Estádio Universitário de Lisboa, no próximo fim-de-semana, a final do Campeonato Nacional de Clubes promete duelos intensos e onde pela primeira vez nos últimos anos é muito provável uma luta equilibrada pela vitória no sector masculino, entre Sporting e Benfica, com ligeira vantagem para a equipa do Sporting.

É previsível que tanto Sporting, como Benfica, possam alcançar 10 vitórias individuais cada, sendo esse equilíbrio que irá ditar uma boa parte do equilíbrio final, já que ambos os clubes terão capacidade de alcançar lugares de pódio, quando não conseguirem vencer individualmente a prova. As provas onde Benfica acaba por arrecadar maiores hipóteses ocorrem no sector das barreiras (nos 110 e 400 metros barreiras, através de Rasul Dabó e Jorge Paula), no sector dos saltos (em todos, excepção feita na Vara onde Edi Maia deverá imperar), enquanto que o Sporting tem na velocidade (100 e 200 metros com Francis Obikwelu), e no fundo a maior das vantagens, com Rui Silva seguramente a dobrar duas provas (provavelmente 3000 e 5000 metros, embora não seja de excluir a substituição dos 5000 metros pelos 1500 metros) e aproveitando alguma debilidade do Benfica na prova de 3000 metros obstáculos, onde até se espera que a vitória seja de Alberto Paulo (Marítimo).

Em outros sectores existirá um maior equilíbrio como nos lançamentos, onde Sporting deverá alcançar vitórias no lançamento do disco e do martelo, mas onde deverá perder para o Benfica no lançamento do dardo e do peso. As provas de estafeta e de marcha, também jogam favoravelmente à equipa do Sporting, enquanto que nos 400 metros tendencialmente a vitória sorrirá ao Benfica.

O desequilíbrio será realizado com as piores provas dos dois clubes. Se for verificada a ausência de Roman Gulyi no salto em altura, Tiago Boucela deverá ser o substituto na equipa do Sporting e tem a difícil tarefa de ser segundo classificado, numa prova onde Paulo Gonçalves (Benfica) facilmente ganhará. Já na prova de 3000 metros Obstáculos, o representante do Benfica terá de tentar ocupar um dos três primeiros lugares, para não comprometer as contas benfiquistas.

As estafetas, como noutros momentos, deverão trazer a maior aleatoriedade de resultado, principalmente nos 4x100 metros, onde apesar do Sporting se apresentar com uma equipa mais rápida, com três atletas da estafeta nacional (Francis Obikwelu, Ricardo Pacheco e João Ferreira), o Benfica contará também com uma estafeta rápida, onde Yazaldes Nascimento poderá ajudar a fazer a diferença. Um erro em estafeta de uma destas equipas, poderá este ano ditar o fim da luta pela vitória final, de um Campeonato Nacional de Clubes que é vencido pelo Sporting há nove anos. Este ano o Sporting tentará o 49º título, enquanto o Benfica tenta voltar às vitórias, após 15 anos de jejum. Para o terceiro lugar todas as restantes seis equipas poderão lutar, com a Juventude Vidigalense e o Gira Sol mais próximos de tentar esse lugar.

SPORTING PARA VITÓRIA FEMININA, NOVAMENTE SEM OPOSIÇÃO

Pode perfeitamente acontecer dois primeiros lugares iguais entre os dois géneros, mas só se o Sporting vencer em masculinos e o Benfica apresentar arte e engenho para alcançar segundo lugar em femininos. Sporting em femininos é equipa claramente candidata à vitória, ainda por cima num ano em que entrou no pódio da Taça dos Clubes Campeões Europeus, com muitas das suas atletas num excelente momento de forma.

É, por isso, de esperar uma vitória individual na maioria das provas, com excepções pontuais, como nos 3000 metros planos e 3000 metros obstáculos, onde Carla Salomé Rocha (JOMA) poderá marcar a diferença.

Desta forma o Sporting deverá voltar ao título nacional, depois de ter perdido há um ano para o FC Porto, que entretanto extinguiu a sua secção de atletismo por diferendos com a Federação Portuguesa de Atletismo.

Benfica, Gira Sol, SC Braga, Juventude Vidigalense, GRECAS, Marítimo e JOMA são as restantes equipas que tentarão ocupar os restantes lugares nesta I Divisão.

II DIVISÃO TAMBÉM EM LISBOA…III DIVISÃO EM ABRANTES

Em Lisboa, num fim-de-semana que se espera quente, também a II Divisão terá lugar, ao passo que Abrantes receberá a III Divisão, numa pista que recebe o primeiro evento nacional do ano, exceptuando a disputa de um dos meetings do circuito Premium 2011. Serão, assim, 24 equipas por género em competição neste fim-de-semana, num dos eventos de ar livre mais importantes em Portugal.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2