11º lugar de Portugal após esperança, no final do dia 1.
Prestação portuguesa ligeiramente acima do esperado, mas ainda assim longe da manutenção.
Este primeiro dia da Superliga do Campeonato Europeu de Equipas teve um sabor agridoce de uma prestação portuguesa que até começou bem. Nove prestações superaram as expectativas da previsão, cinco delas igualaram a previsão e outras sete estiveram abaixo do previsto. Dos 99 pontos esperados pelo Atleta-Digital no primeiro dia, Portugal alcançou 104 pontos e encontra-se numa disputa directa com a Bielorrússia, essa sim com uma prestação muito abaixo do esperado e que permite a aproximação portuguesa.
Das prestações portuguesas os destaques mais positivos vão para Sara Moreira (2ª nos 3000 metros obstáculos) e para Francis Obikwelu (3º nos 100 metro), enquanto as maiores surpresas positivas pertencem a Jorge Paula (4º nos 400 metros barreiras), Marcos Chuva (7º no salto em comprimento), Sónia Tavares (7ª nos 100 metros) e Vera Barbosa (6ª nos 400 metros barreiras).
Menos bem, ao nível do que seria de esperar, estiveram Youssef el Kalai (8º nos 5000 metros), Tiago Aperta (12º no lançamento do dardo), a estafeta masculina de 4x100 metros (6º) e Dulce Félix (10º nos 3000 metros).
Ao longo deste primeiro dia Portugal esteve com alguma frequência entre o 6º e o 9º lugares, mas ao final da 1ª jornada essa tendência desfez-se, baixando para o penúltimo lugar, apenas à frente da Suécia, equipa da casa que, já se sabia, teria vida negra, mesmo a competir no seu país…
REPÚBLICA CHECA É SURPRESA…RÚSSIA A CONFIRMAÇÃO
Um excelente primeiro dia foi o que fez a selecção da República Checa, equipa que tal como Portugal subiu há um ano da 1ª Liga para a Superliga e que ao final deste primeiro dia conta já com 129.5 pontos, no 6º lugar, capaz de lutar ainda pelo 5º lugar, ocupado pela desoladora França.
A Rússia caminha a passos largos para uma grande vitória, acima do esperado e previsto, contando ao final da 1ª jornada com 213 pontos, 17 pontos a mais do que a previsão do Atleta-Digital para este primeiro dia. Completam o pódio, para já, a Alemanha e a Grã-Bretanha, com a Ucrânia à espreita no 4º lugar, que segue com menos 8 pontos que o esperado, margem que ainda pode ser gerida durante o dia de amanhã, para o assalto ao pódio.
PORTUGAL ENTRE SELECÇÕES COM MAIOR EQUILÍBRIO ENTRE GÉNEROS
Neste primeiro dia, Portugal apresenta o maior equilíbrio de pontos entre o género masculino e feminino, numa prova onde maioritariamente as selecções ficaram a ganhar com a prestação das atletas femininas. A selecção mais equilibrada é a Grã-Bretanha, com apenas quatro pontos de diferença entre géneros, seguida por França e Bielorrúsia com cinco pontos e a seguir por Portugal com 6 pontos. As selecções mais assimétricas nesta diferença, são as duas que surpreendem, nomeadamente a República Checa (diferença de 28.5 pontos) e a Ucrânia (diferença de 23 pontos).
GRÉCIA, TURQUIA E NORUEGA NO CAMINHO PARA A SUBIDA
Na 1ªLiga, que está a ser realizada em Izmir (Turquia), três selecções já se perfilam como grandes candidatas à subida, nomeadamente a Grécia, Turquia e Noruega. Se a Grécia e a Noruega são duas selecções que desceram da Superliga, a Turquia é uma grande surpresa e que pode vir a mudar as habituais contas do atletismo europeu.
CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA (final do dia 1):
1. Rússia – 213 pontos
2. Alemanha – 183.5 pontos
3. Grã-Bretanha – 166 pontos
4. Ucrânia – 163 pontos
5. França – 131 pontos
6. Rep. Checa – 129.5 pontos
7. Espanha – 128.5 pontos
8. Polónia – 124 pontos
9. Itália – 118.5 pontos
10. Bielorrússia – 105 pontos
11. Portugal – 104 pontos
12. Suécia – 69 pontos
Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)
|
Se tivesse corrido bem e pudesse-mos contar com a Jessica e com a Eva Vital, até acredito que poderiamos lutar taco a taco com os Checos e Bielorussos.
Com um jovem que está no Luxemburgo também a fazer resultados interessantes, pelo menos em PC, significa que Portugal tem aí jovens que podem ajudar Portugal a dar um novo salto nesta disciplina e que já está noutro patamar.