[EUROEQ11] 40 atletas em Estocolmo

Segunda, 13 Junho 2011
[EUROEQ11] 40 atletas em Estocolmo

Selecção nacional disputará a Superliga.

No próximo fim-de-semana, dias 18 e 19 de Junho, a selecção nacional estará entre as 12 melhores selecções europeias, com uma equipa bastante diferente de há um ano. 

O Campeonato da Europa de Equipas é cada vez mais uma competição atractiva para as selecções e para os objectivos pessoais dos atletas. É contudo uma competição em que cada prova conta e que tem colidido com a preparação de algumas competições nacionais de diversos países. Em Portugal o caso mais claro é o Campeonato Nacional de Clubes, que se disputa uma semana após este Europeu de Equipas.

Com estas restrições, a selecção foi também pensada para evitar duplicação de provas e essa preocupação é notada principalmente no sector masculino, onde nenhum atleta duplica provas individuais. Neste caso as duplicações só aparecem com as estafetas, onde João Ferreira é o único que está inscrito em três provas, embora seja pouco provável que integre a estafeta de 4x100 metros, sendo por isso suplente. Em femininos novamente algumas atletas serão sacrificadas com duplicações de provas individuais, nomeadamente Sónia Tavares (100 e 200 metros), Sara Moreira (1500 e 3000 metros obstáculos), Dulce Félix (3000 e 5000 metros) e ainda Patrícia Mamona (100 metros barreiras e triplo salto). Aqui, Sónia Tavares terá ainda um papel importante na estafeta de 4x100 metros, sendo a atleta que fará mais provas.

Em relação há um ano, altura em que Portugal subiu à Superliga, Francis Obikwelu e Arnaldo Abrantes repetem as provas de 100 e 200 metros, respectivamente, além da estafeta, nos saltos Edi Maia (Vara) e Marcos Chuva (Comprimento) repetirão participações e nos lançamentos serão Jorge Grave (Disco) e Dário Manso (Martelo) a voltar a marcar presença nestas provas. Na estafeta 4x100 metros, os lugares de João Ferreira e Ricardo Monteiro, deverão ser substituídos por Yazaldes Nascimento e Ricardo Pacheco. Da equipa masculina do ano passado, estarão ainda António Rodrigues, que passou dos 400 para os 800 metros e João Ferreira que em vez das provas de barreiras, apenas desempenhará o papel dos 400 metros planos, em termos de provas individuais. Apenas dois elementos da estafeta de 4x400 metros se manterão (João Ferreira e António Rodrigues), entrando os atletas Jorge Paulo e Carlos Pinheiro.

A equipa feminina coincide nos 100 e 200 metros através de Sónia Tavares e também nos 800 metros com a presença da habitual Sandra Teixeira. Nos saltos horizontais a selecção manterá Naide Gomes (comprimento) e Patrícia Mamona (triplo salto), mantendo todas as lançadoras 2010, nomeadamente Antónia Borges (peso), Irina Rodrigues (disco), Sílvia Cruz (dardo) e Vânia Silva (martelo). A estafeta de 4x100 metros mantém Sónia Tavares e Naide Gomes, entrando este ano Carla Tavares e Andreia Felisberto. Na estafeta de 4x400 metros apenas Carla Tavares é novidade na equipa.

O Sporting será o clube mais representado com 23 atletas, contra os 10 atletas do Benfica. Este ano o Benfica será o clube mais representado em masculinos, com os 10 atletas convocados, contra os 9 convocados do Sporting, sendo que apenas três atletas femininas não pertencem a este clube, com duas atletas do Maratona (Dulce Félix e Sara Moreira) e uma da JOMA (Andreia Felisberto). Além destes o Marítimo consegue ter representação, através de Alberto Paulo, que estará nos 3000 metros obstáculos, enquanto que a Conforlimpa terá a participação de Youssef el Kalay, nos 5000 metros.

A selecção parte no próximo dia 16 e chegará a Portugal no dia 20 e será acompanhada por 17 Oficiais, entre treinadores, responsáveis e equipa médica. O Atleta-Digital também marcará presença em Estocolmo com dois enviados especiais, que levarão até si os desenvolvimentos do evento nos dias 17, 18 e 19 de Junho.

SELECÇÃO NACIONAL PARA CAMPEONATO DA EUROPA DE EQUIPAS – SUPERLIGA:

Masculinos:

100 metros - Francis Obikwelu (Sporting)
200 metros - Arnaldo Abrantes (Individual)
400 metros - João Ferreira (Sporting)
800 metros - António Rodrigues (Sporting)
1500 metros - Rui Pinto (Benfica)
3000 metros - Rui Silva (Sporting)
5000 metros - Youssef El Kalay (Conforlimpa)
110 metros barreiras - Rasul Dabo (Benfica)
400 metros barreiras - Jorge Paula (Benfica)
3000 metros obstáculos - Alberto Paulo (Marítimo)
Altura - Paulo Gonçalves (Benfica)
Vara - Edi Maia (Sporting)
Comprimento - Marcos Chuva (Benfica)
Triplo - Nelson Évora (Benfica)
Peso - Marco Fortes (Benfica)
Disco - Jorge Grave (Sporting)
Martelo - Dário Manso (Sporting)
Dardo - Tiago Aperta (Benfica)
4x100 metros - Francis Obikwelu (Sporting) - Arnaldo Abrantes (Individual) - Yazaldes Nascimento (Benfica) - Ricardo Pacheco (Sporting) - João Ferreira (Sporting)
4x400 metros - João Ferreira (Sporting) - António Rodrigues (Sporting) - Jorge Paula (Benfica) - Carlos Pinheiro (Sporting)

Femininos
100 metros - Sónia Tavares (Sporting)
200 metros - Sónia Tavares (Sporting)
400 metros - Cátia Nunes (Sporting)
800 metros - Sandra Teixeira (Sporting)
1500 metros - Sara Moreira (Maratona)
3000 metros - Dulce Félix (Maratona)
5000 metros - Dulce Félix (Maratona)
100 metros barreiras - Patrícia Mamona (Sporting)
400 metros barreiras - Vera Barbosa (Sporting)
3000 metros obstáculos - Sara Moreira (Maratona)
Altura -Marisa Anselmo (Sporting)
Vara -Maria Leonor Tavares (Sporting)
Comprimento - Naide Gomes (Sporting)
Triplo - Patrícia Mamona (Sporting)
Peso - Antónia Borges (Sporting)
Disco - Irina Rodrigues (Sporting)
Martelo - Vânia Silva (Sporting)
Dardo - Sílvia Cruz (Sporting)
4x100 metros - Sónia Tavares (Sporting) - Carla Tavares (Sporting) - Naide Gomes (Sporting) - Andreia Felisberto (JOMA)
4x400 metros - Vera Barbosa (Sporting) - Patrícia Lopes (Sporting) - Cátia Nunes (Sporting) - Carla Tavares (Sporting)

| Mais


Comentarios (23)add feed
... : Mais uma vez..
Mais uma vez assistimos a umas escolhas que não se sabe se são por merito desses atletas ou por vingança contra outros...
Junho 14, 2011
E 1 oficial por cada 2 atletas : ..
E mais uma vez assistimos a uma excursão de técnicos e dirigentes, alguns para irem só passear. 17 oficiais para 40 atletas. O FMI ainda não chegou à Federação de Atletismo.
Junho 14, 2011
Dúvida : Marco
O Hélio Gomes está lesionado ou simplesmente não foi escolhido?:s
Junho 14, 2011
. : .
O Hélio não está lesionado... Simplesmente o seleccionador optou por levar o Rui Pinto, porque este fez em Lisboa uns centésimos menos que o Hélio fez em Huelva (22 centésimos). Foi pena não terem competido os 2, pois assim, a selecção seria muito mais fácil. São ambos grandes atletas, e ambos mereciam este lugar. Contudo, penso que o Rui Silva poderia ainda dobrar a distância, fazendo 1500m no 1º dia e 3000m no 2º.
Junho 14, 2011
Incrível : Incrível!
Concordo com os vossos comentários!!! Primeiro como é possível irem 17 oficiais (sendo que apenas 3 são do departamento médico...e sem massagista)?? Assim de repente vejo o João Ribeiro e Alcino Pereira na selecção e não percebo...têm lá atletas?? E mesmo que tivessem? Será que todos os atletas precisam do seu treinador lá??
E depois...a questão do Hélio Gomes!! 22 centésimo numa prova de 1500m é ridículo, e o Hélio tem uma experiência importante (além de ter participado na TCCE, já participou neste campeonato no ano passado e teve no Europeu de Pista Coberta este ano...).
FPA continua cheio de Tachos e cheio de dinheiro! Que bom!!!
Junho 14, 2011
O FMI ainda não chegou : José Trócaste
Quase um acompanhante por cada dois atletas... FMI ainda não se faz sentir!

Já viram os nomes dos técnicos que vão??
Pelo menos dois técnicos da comitiva nem atletas lá têm, um deles especialista no fundo e meio-fundo com certeza deve ir só para dar o tiro de partida. Ganda tacho oh Senhora Dona Sameiro! É que os atletas de meio-fundo e fundo precisam mesmo de correcções técnicas preciosas ao longo da prova... ahahah É por isso que não bastava um treinador de meio-fundo... tinham de levar dois. Ou a chamada do Pedro Ribeiro é uma tentativa de se perdoarem pelo erro dos europeus de pista coberta?
Uma pessoa até nem reparava nestes erros... se nas provas onde podem cair records nacionais masculinos (110barr, peso e vara) e femininos (triplo) os atletas tivessem lá os seus treinadores. Mas não terão.

Brilhante escolha Head Delegation! Porreiro pá!
Junho 14, 2011
... : Marco
Não duvidando das capacidades do Rui Pinto, que é sem dúvida um dos atletas mais promissores do meio fundo português, penso que para uma competição deste género seria muito mais importante a experiência internacional que o Hélio já tem neste tipo de competições. Contudo concordo que o Rui Silva seria a melhor escolha, dobrando a distância.

Seja como for já está escolhido, espero que o Rui Pinto se safe, nesta que será sem dúvida uma convocatória muito importante na carreira dele enquanto atletasmilies/smiley.gif
Junho 14, 2011
Carlos Nascimento!! : luis
Eu não sei se um jovem de 16 Anos pode ser selecionado, pois se então o Carlos Nascimento poderia integrar a estafeta. Pode faltar rotina mas ele é claramente o quarto elemento nesta altura.
Junho 14, 2011
... : ...
Não entendo pqe vao os tecnicos nacionais acompanhar os atletas em vez dos seus treinadores, mas também nao deve ser para ninguem entender
Junho 14, 2011
erro : .........
A meu ver o sporting leva tantos atletas masculinos cmo o benfica
Junho 14, 2011
demissao : cardoso
e uma vergonha esta federaçao....sao so tachos a começar pelo o presidente, dtn, e companhia....esta genta devia se demitir ja metem nojo no atletismo.....
Junho 14, 2011
ganha vergonha e bate c a porta : jose da maia
Que escolhas de treinadores são estas anormal? Barros devias ter saido da FPA juntamente c esse anormal do Mota em Março, quando a Teresa se enganou a inscrever a sara moreira, mas ela só se enganou porque tu não és profissionoal. Ganha vergonha anormal
Junho 15, 2011
Moderação no debate : admin
Agradecemos que tenham alguma moderação no debate desta noticia.
Obrigado.
Junho 15, 2011
modereraçao : cardoso
pemdem moderaçao com esse sem vergonha? poe a vera santos fora do mundial como o antonio pereira e agora anda a brincar com o dinheiro dos atletas...ele e o presidente sao a vergonha do atletismo portugues...se fossem homens com H grande demitiam se e ja, mas nao vao passear a estocolmo...
Junho 15, 2011
... : P.Ferreira Moita
A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência. A inteligência tem seus limites, a estupidez não. "Claude Chabrol"
É obvio que o Sr. Claude Chabro tem razão, por estas e por outras é que o país esta como esta.Quando é que seremos inteligentes? Quando é que seremos coerentes? Quando? Como diz o povo e com razão também...pobrezinhos mas cagõ...,quem vier que feche a porta!!
Junho 16, 2011
Comitiva : Ricardo Vieira
As minhas apostas para estes campeonatos são óbvias: Tiago Aperta para 74m, Rasul Dabo para 13.75, Patrícia Mamona acima dos 14m, Francis abaixo dos 10.15, Edi Maia acima de 5.50, Estafeta Masculina para bater o recorde nacional agora com o regresso de Yazaldes e Vânia Silva para uma boa marca. O Meio fundo e fundo serão sempre incógnitas. Mas dado o nível que apresentamos é de esperar bons resultados. No geral, a manutenção será difícil mas nunca intocável.. Força Portugal.
Não percebo a ausência de Carlos Nascimento, quando em Leiria levaram Eva Vital com a mesma idade.
Junho 16, 2011
diferenças : mais uma
A melhor estafeta ainda tá pa vir. concordo que o c.nasc. tinha todo o direito de estar nesta competição, se n estava preparado para tal foi por incompetencia de quem trabalha nesta área na fpa.
Junho 16, 2011
... : P.Ferreira Moita
Desculpem discordar...mas na minha opinião o C.Nascimento devia agradecer aos céus não ter sido convocado. Apesar das qualidades que tem, ainda é um jovem e uma competição destas é tudo menos indicado para estes jovens talento. Alguém disse que se a Eva participou nas Barreiras numa Taça da Europa, o C.Nascimento também deveria ir. Pois é meus amigos, alguém ouviu falar da Eva este ano?? Não queiram mal aos nossos poucos talentos...deixem-nos crescer!
Junho 16, 2011
Lesão : ..
Ferreira Moita: A Eva está lesionada. Não abra portas que não sabe para que sala vão dar. O que se pede é coerência, o que não existe na FPA há muito tempo.
Junho 16, 2011
Para o "diferenças : mais uma" e "Lesão : .. " : Eric
Por falar em "portas que não sabe para que sala vão dar.", os meus caros sabem se, por acaso, o c nascimento não estará no estrangeiro em competição escolar, tipo isf na Polónia????...

Pois é, é fácil criticar os outros mas é tramado quando cometemos os mesmos erros...
smilies/grin.gif
Junho 17, 2011
... : P.Ferreira Moita
Ah já percebi que o Senhor é o "sabe tudo". Já imaginou se eventualmente não saberei mais do que imagina? Eu sei perfeitamente que esta lesionada, a questão que coloquei e lamento não ter entendido, tem haver com o facto de sub-carregarmos os nossos jovens latentos, atirando-os para um mar de lesões!Ou parece-lhe bem que um jovem de 15 anos seja atirado às "feras" numa competição deste nivel? Pelos vistos concorda, por isso é que a maioria dos nossos jovens talentos não chegam a seniores...uns por lesões outros por já não deitarem "sumo".Quanto à coerência,partilho da mesma opinião...mas pelo facto da Eva ter participado, o C. Nascimento não tem de participar só por uma questão de coerência!Errado foi a Eva ter participado, quando ainda era uma criança!
Junho 17, 2011
Não vale a pena se engalfinharem! : luis
Penso que seria uma experiencia boa para o C.Nascimento e se ele já corre em meetings da Liga Diamante poderia muito bem correr esta estafeta.
É claro que "putos" maravilha existem em outros países mas como têm muito por onde escolher nos escalões superiores nunca têm essa oportunidade.
A Eva é e será uma grande atleta, infelizmente está lesionada e concordo que os jovens têm que ser protegidos, mas a escolha para estafetas e não provas principais em escalões superiores é na minha opinião um fator de adicionar experiencia e começar a calejar os atletas
Junho 17, 2011
Informem-se e pensem antes de falar : Trovoada
Pessoal, informem-se e pensem antes de vir para cá criticar os atletas. A Eva tinha todo o direito de participar na TE/LE pois era de longe a melhor barreirista e atleta e a para da Ungudi o 4º elemento na estafeta.
Quanto ao Carlos Nascimento, foi pena ele ter estado ausente ( na Polónia) pois sem dúvida ele seria um elemento fundamental na estafeta, caso a Federação o tivesse preparado para um evento desses, mas tudo bem, temos a federação que temos e o Carlos ainda é jovem e terá mais oportunidades destas.
Em breve voltaram a ouvir falar da Eva, pelo que não critiquem a toa, prestem atenlção à final de clubes.
Junho 23, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2