Selecção nacional disputará a Superliga.
No próximo fim-de-semana, dias 18 e 19 de Junho, a selecção nacional estará entre as 12 melhores selecções europeias, com uma equipa bastante diferente de há um ano.
O Campeonato da Europa de Equipas é cada vez mais uma competição atractiva para as selecções e para os objectivos pessoais dos atletas. É contudo uma competição em que cada prova conta e que tem colidido com a preparação de algumas competições nacionais de diversos países. Em Portugal o caso mais claro é o Campeonato Nacional de Clubes, que se disputa uma semana após este Europeu de Equipas.
Com estas restrições, a selecção foi também pensada para evitar duplicação de provas e essa preocupação é notada principalmente no sector masculino, onde nenhum atleta duplica provas individuais. Neste caso as duplicações só aparecem com as estafetas, onde João Ferreira é o único que está inscrito em três provas, embora seja pouco provável que integre a estafeta de 4x100 metros, sendo por isso suplente. Em femininos novamente algumas atletas serão sacrificadas com duplicações de provas individuais, nomeadamente Sónia Tavares (100 e 200 metros), Sara Moreira (1500 e 3000 metros obstáculos), Dulce Félix (3000 e 5000 metros) e ainda Patrícia Mamona (100 metros barreiras e triplo salto). Aqui, Sónia Tavares terá ainda um papel importante na estafeta de 4x100 metros, sendo a atleta que fará mais provas.
Em relação há um ano, altura em que Portugal subiu à Superliga, Francis Obikwelu e Arnaldo Abrantes repetem as provas de 100 e 200 metros, respectivamente, além da estafeta, nos saltos Edi Maia (Vara) e Marcos Chuva (Comprimento) repetirão participações e nos lançamentos serão Jorge Grave (Disco) e Dário Manso (Martelo) a voltar a marcar presença nestas provas. Na estafeta 4x100 metros, os lugares de João Ferreira e Ricardo Monteiro, deverão ser substituídos por Yazaldes Nascimento e Ricardo Pacheco. Da equipa masculina do ano passado, estarão ainda António Rodrigues, que passou dos 400 para os 800 metros e João Ferreira que em vez das provas de barreiras, apenas desempenhará o papel dos 400 metros planos, em termos de provas individuais. Apenas dois elementos da estafeta de 4x400 metros se manterão (João Ferreira e António Rodrigues), entrando os atletas Jorge Paulo e Carlos Pinheiro.
A equipa feminina coincide nos 100 e 200 metros através de Sónia Tavares e também nos 800 metros com a presença da habitual Sandra Teixeira. Nos saltos horizontais a selecção manterá Naide Gomes (comprimento) e Patrícia Mamona (triplo salto), mantendo todas as lançadoras 2010, nomeadamente Antónia Borges (peso), Irina Rodrigues (disco), Sílvia Cruz (dardo) e Vânia Silva (martelo). A estafeta de 4x100 metros mantém Sónia Tavares e Naide Gomes, entrando este ano Carla Tavares e Andreia Felisberto. Na estafeta de 4x400 metros apenas Carla Tavares é novidade na equipa.
O Sporting será o clube mais representado com 23 atletas, contra os 10 atletas do Benfica. Este ano o Benfica será o clube mais representado em masculinos, com os 10 atletas convocados, contra os 9 convocados do Sporting, sendo que apenas três atletas femininas não pertencem a este clube, com duas atletas do Maratona (Dulce Félix e Sara Moreira) e uma da JOMA (Andreia Felisberto). Além destes o Marítimo consegue ter representação, através de Alberto Paulo, que estará nos 3000 metros obstáculos, enquanto que a Conforlimpa terá a participação de Youssef el Kalay, nos 5000 metros.
A selecção parte no próximo dia 16 e chegará a Portugal no dia 20 e será acompanhada por 17 Oficiais, entre treinadores, responsáveis e equipa médica. O Atleta-Digital também marcará presença em Estocolmo com dois enviados especiais, que levarão até si os desenvolvimentos do evento nos dias 17, 18 e 19 de Junho.
SELECÇÃO NACIONAL PARA CAMPEONATO DA EUROPA DE EQUIPAS – SUPERLIGA:
Masculinos:
100 metros - Francis Obikwelu (Sporting)
200 metros - Arnaldo Abrantes (Individual)
400 metros - João Ferreira (Sporting)
800 metros - António Rodrigues (Sporting)
1500 metros - Rui Pinto (Benfica)
3000 metros - Rui Silva (Sporting)
5000 metros - Youssef El Kalay (Conforlimpa)
110 metros barreiras - Rasul Dabo (Benfica)
400 metros barreiras - Jorge Paula (Benfica)
3000 metros obstáculos - Alberto Paulo (Marítimo)
Altura - Paulo Gonçalves (Benfica)
Vara - Edi Maia (Sporting)
Comprimento - Marcos Chuva (Benfica)
Triplo - Nelson Évora (Benfica)
Peso - Marco Fortes (Benfica)
Disco - Jorge Grave (Sporting)
Martelo - Dário Manso (Sporting)
Dardo - Tiago Aperta (Benfica)
4x100 metros - Francis Obikwelu (Sporting) - Arnaldo Abrantes (Individual) - Yazaldes Nascimento (Benfica) - Ricardo Pacheco (Sporting) - João Ferreira (Sporting)
4x400 metros - João Ferreira (Sporting) - António Rodrigues (Sporting) - Jorge Paula (Benfica) - Carlos Pinheiro (Sporting)
Femininos
100 metros - Sónia Tavares (Sporting)
200 metros - Sónia Tavares (Sporting)
400 metros - Cátia Nunes (Sporting)
800 metros - Sandra Teixeira (Sporting)
1500 metros - Sara Moreira (Maratona)
3000 metros - Dulce Félix (Maratona)
5000 metros - Dulce Félix (Maratona)
100 metros barreiras - Patrícia Mamona (Sporting)
400 metros barreiras - Vera Barbosa (Sporting)
3000 metros obstáculos - Sara Moreira (Maratona)
Altura -Marisa Anselmo (Sporting)
Vara -Maria Leonor Tavares (Sporting)
Comprimento - Naide Gomes (Sporting)
Triplo - Patrícia Mamona (Sporting)
Peso - Antónia Borges (Sporting)
Disco - Irina Rodrigues (Sporting)
Martelo - Vânia Silva (Sporting)
Dardo - Sílvia Cruz (Sporting)
4x100 metros - Sónia Tavares (Sporting) - Carla Tavares (Sporting) - Naide Gomes (Sporting) - Andreia Felisberto (JOMA)
4x400 metros - Vera Barbosa (Sporting) - Patrícia Lopes (Sporting) - Cátia Nunes (Sporting) - Carla Tavares (Sporting)
|
E depois...a questão do Hélio Gomes!! 22 centésimo numa prova de 1500m é ridículo, e o Hélio tem uma experiência importante (além de ter participado na TCCE, já participou neste campeonato no ano passado e teve no Europeu de Pista Coberta este ano...).
FPA continua cheio de Tachos e cheio de dinheiro! Que bom!!!
Já viram os nomes dos técnicos que vão??
Pelo menos dois técnicos da comitiva nem atletas lá têm, um deles especialista no fundo e meio-fundo com certeza deve ir só para dar o tiro de partida. Ganda tacho oh Senhora Dona Sameiro! É que os atletas de meio-fundo e fundo precisam mesmo de correcções técnicas preciosas ao longo da prova... ahahah É por isso que não bastava um treinador de meio-fundo... tinham de levar dois. Ou a chamada do Pedro Ribeiro é uma tentativa de se perdoarem pelo erro dos europeus de pista coberta?
Uma pessoa até nem reparava nestes erros... se nas provas onde podem cair records nacionais masculinos (110barr, peso e vara) e femininos (triplo) os atletas tivessem lá os seus treinadores. Mas não terão.
Brilhante escolha Head Delegation! Porreiro pá!
Seja como for já está escolhido, espero que o Rui Pinto se safe, nesta que será sem dúvida uma convocatória muito importante na carreira dele enquanto atleta
Obrigado.
É obvio que o Sr. Claude Chabro tem razão, por estas e por outras é que o país esta como esta.Quando é que seremos inteligentes? Quando é que seremos coerentes? Quando? Como diz o povo e com razão também...pobrezinhos mas cagõ...,quem vier que feche a porta!!
Não percebo a ausência de Carlos Nascimento, quando em Leiria levaram Eva Vital com a mesma idade.
Pois é, é fácil criticar os outros mas é tramado quando cometemos os mesmos erros...
É claro que "putos" maravilha existem em outros países mas como têm muito por onde escolher nos escalões superiores nunca têm essa oportunidade.
A Eva é e será uma grande atleta, infelizmente está lesionada e concordo que os jovens têm que ser protegidos, mas a escolha para estafetas e não provas principais em escalões superiores é na minha opinião um fator de adicionar experiencia e começar a calejar os atletas
Quanto ao Carlos Nascimento, foi pena ele ter estado ausente ( na Polónia) pois sem dúvida ele seria um elemento fundamental na estafeta, caso a Federação o tivesse preparado para um evento desses, mas tudo bem, temos a federação que temos e o Carlos ainda é jovem e terá mais oportunidades destas.
Em breve voltaram a ouvir falar da Eva, pelo que não critiquem a toa, prestem atenlção à final de clubes.