IAAF irá eleger novos membros em Daegu, dias antes do Mundial.
Lamine Diack manterá presidência e português Jorge Salcedo manterá o seu cargo máximo no Comité Técnico.
Nos dias 24 e 25 de Agosto, em Daegu, antes da disputa do Mundial de Ar Livre, a IAAF realiza o seu 46º Congresso, onde serão discutidos os lugares para a estrutura do organismo máximo do atletismo mundial, onde quatro portugueses são candidatos.
Jorge Salcedo, que também acumula funções na Associação Europeia de Atletismo, continuará com um lugar de destaque na IAAF, ao liderar o Comité Técnico, onde já desempenha essas tarefas.
Quem também se candidata a um lugar de liderança, no Comité de Corta-Mato, é Carlos Cardoso, actual membro deste Comité e em Portugal o Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, entre outros cargos que possui. Terá para esse cargo outros três candidatos, Saad Alhiyasat (JOR), David Okeyo (KEN) e Massimo Magnani (ITA), num cargo que nõa contará com a continuidade do actual presidente, Otto Klappert (GER). Carlos Cardoso é ainda candidato a membro deste Comité, o cargo que desempenha actualmente.
Sameiro Araújo, treinador do SC Braga e técnica nacional, candidata-se ao Comité Feminino, numa dinâmica recentemente imposta pela IAAF, com todos os Comités a integrarem membros femininos obrigatoriamente. Sameiro é uma das 18 candidatas a membros deste Comité, onde apenas serão preenchidos oito lugares.
Quem se recandidata é Luís Dias, a membro do Comité de Marcha Atlétia, onde 21 candidatos disputarão oito lugares, embora o português tenha uma forte ligação à marcha internacional, depois de ter sido Técnico Nacional de Marcha e estar também ligado à marcha da Lituânia.
CANDIDATOS SÃO DE CONTINUIDADE NUMA PRESIDÊNCIA COM 12 ANOS
Lamine Diack, actual presidente da IAAF, que fará 78 anos na próxima terça-feira, continua a ser o rosto da continuidade, numa instituição onde já pertence desde 1976, com cargos de vice-presidência. Esses cargos, agora ocupados por Sergey Bubka, Dahlan Al Hamad, Sebatian Coe e Robert Hersh têm os mesmos candidatos, com mais dois adversários extra : Abby Hoffman (CAN) e Isaiah Kiplagat (KEN).
Não renovará o cargo de tesoureiro Jean Poczobut, pelo que serão três os candidatos a esse lugar : Valentin Balakhnichev (RUS), Jose Maria Odriozola (ESP) e Karel Pilny (CZE), este último esteve em Portugal recentemente no âmbito da Taça da Europa de Marcha. No Comité Técnico, liderado pelo português Jorge Salcedo, apenas dois não se recandidatam ao lugar : Julio Gaitan (COL), Madeleine Melander (SWE). Também no Comité de Veteranos o presidente manter-se-à, o mexicano César Bravo, mas com uma estrutura de membros que terá muitas mudanças, com a ausência de Jim Blair (NZL), Jorge Canale (ARG), Rex Harvey (USA), Marina Hoernecke-Gil (ESP) e Dieter Massin (GER), na lista de candidatos. No Comité de Corta-Mato mudará a presidência e no conjunto dos membros apenas Marcos Herrera (VEN) não será candidato, da actual lista de membros. A actual presidente do Comité Feminino candidata-se de novo, com mais duas candidatas, numa lista de membros que também sofrerá várias alterações e onde apenas Maria Ruenes (CUB) e Gabriela Szabo (ROU) estão de novo na lista de candidatas.
|