Os dois saltadores portugueses estiveram em acção no leste.
Edi Maia esteve hoje no Festival Europeu de Atletismo, em Bydgoszcz, enquanto Naide Gomes esteve no meeting de Innsbruck (Áustria).
Contra alguns dos nomes fortes do salto com vara, Edi Maia esteve num bom dia de competição em Polónia e quase conseguia o seu objectivo, os mínimos para o Mundial de Ar Livre (em Daegu). Saltou 5.42 metros, tal como outros quatro atletas de leste e prescindiu de saltar os 5.52 metros, para tentar o mínimo para Daegu, que estão colocados em 5.60 metros. Com 5.62 metros e vento contra, Edi Maia quase conseguia ultrapassar a fasquia no seu terceiro ensaio e saiu da Polónia com uma excelente indicação para próximas provas.Recorde-se que o atleta esteve recentemente num meeting no Brasil, conquistando 5.45 metros e um excelente 2º lugar.
Já Naide Gomes esteve no Meeting de Innsbruck, não melhorando a sua melhor marca da época, mas concluíndo no segundo lugar, com 6.58 metros. Ficou a dois centímetros da alemã Michelle Weitzel e prossegue a sua preparação, ainda que condicionada, até ao Mundial de Ar Livre.
PATRÍCIA MAMONA QUALIFICADA PARA FINAL DOS NCAA
No passado dia 27 de Maio, a saltadora portuguesa esteve na fase de apuramento para a final dos NCAA, na disciplina de triplo salto, prova onde é detentora do título universitário norte-americano. Sem grande esforço alcançou os 13.50 metros, depois de uma época onde por mais de uma vez já ultrapassou os 14 metros, mas ventosos. A final dos NCAA será disputada entre os dias 8 e 11 de Junho (no Iowa), com Patrícia Mamona a participar no dia 10.
Já Marco Fortes esteve menos bem no passado dia 28 de Maio, no Meeting do Dakar, onde foi 4º classificado no lançamento do peso, longe do seu melhor, com curtos 18.90 metros.
|