Usain Bolt regressou às vitórias...mas tangencialmente.
O meeting de Roma, terceiro da Liga Dourada, apresentou bons despiques, onde competiram também atletas portugueses.
Sete melhores marcas mundiais do ano abrilhantaram o meeting de Roma, além do grande regresso do jamaicano Usain Bolt. Do ponto de vista nacional, a presença com a estafeta nacional de 4x100 metros e presenças pontuais em 100 metros fizeram sucesso.
ESTAFETA NACIONAL EM 40 SEGUNDOS...YAZALDES E CARLOS COM MELHORES DE ÉPOCA
Portugal foi convidado a estar neste meeting e esteve representado por cinco atletas, depois de Nelson Évora ter prescindido da sua participação. Na estafeta de 4x100 metros a selecção nacional alinhou com Ricardo Pacheco, João Ferreira, Edi Sousa e Yazaldes Nascimento. Este quarteto terminou no 7º lugar, com o tempo exacto de 40 segundos. A vencedora foi a selecção canadiana com o registo de 38,65 segundos. Este terá sido um bom teste, se atendermos às ausências de Arnaldo Abrantes e Francis Obikwelu.
De fora da estafeta, mas de forma espetacular nos 100 metros, esteve o jovem Carlos Nascimento, que correu a primeira corrida em 10,58 segundos, um novo recorde pessoal do atleta, que o coloca como um dos melhores velocistas da actualidade, em Portugal. Melhor esteve Yazaldes Nascimento, que completou a segunda corrida em 10,50 segundos, o seu melhor da época e um tempo promissor para o que resta da temporada.
USAIN BOLT DE VOLTA...QUEDA DE RECORDE MUNDIAL JUNIOR
Foi “sumarento” o conjunto das marcas hoje alcançadas no meeting de Roma e até nem foi pelos 100 metros, com as mulheres a destacarem-se mais do que os homens. Os 3000 metros obstáculos foram ainda lentos, relativamente a outras temporadas, mas a queniana melhorou a melhor marca mundial do ano, com o tempo de 9.12,89 minutos, que supera o anterior, obtido no início do mês, por mais de três segundos. Também aqui caiu o único recorde do mundo, através das pernas da jovem etíope Britukan Adamu, que correu em 9.20,37 minutos (o anterior recorde pertencia a Ayana Almaz e era de 9.22,51 minutos).
Ainda nas provas de pista, foram batidas as melhores marcas nos 400 metros femininos (Allyson Felix melhou para 49,81 segundos) e dos 1500 metros (Maryam Jamal correu em 4.01,60 minutos, superando o tempo que era da posse da ucraniana Anna Mishchenko).
Decorreu ainda o salto em comprimento, onde duas norte-americanas disputaram bem a prova, sem a portuguesa Naide Gomes que participará na Liga Diamante, mas mais para a frente. A vitória foi de Britney Reese, a um centímetro da melhor marca mundial (6.94 metros), seguida de Funmi Jimoh.
Em masculinos, desde logo destaque para a prova de triplo salto, onde o português Nelson Évora esteve ausente por precaução. A vitória pertenceu aqui ao britânico Philips Idowu, com a melhor marca mundial do ano (17.59 metros), dez centímetros melhor do que a marca do campeão Teddy Tamgho, ausente em Roma. Ainda nos saltos, o francês Renaud Lavillenie agarrou-se ao estatuto de favorito e obteve vitória com 5.82 metros, novo máximo mundial do ano, superior à anterior do alemão Malte Mohr, que finalizou em segundo lugar, em Roma.
Por fim, nos 5000 metros, distância menos habitualmente corrida em pista do que outras provas, a vitória do etíope Imane Merga foi feita ao sprint, ultrapassando por mais de 10 segundos a marca que o norte-americano Bernard Lagat já tinha conquistado esta época. Hoje, Merga, correu muito bem em 12.54,21 minutos.
Muito se aguardava para a prova de 100 metros masculina, com duelo entre os jamaicanos Asafa Powell e Usain Bolt. Depois de um mau arranque, Bolt foi recuperando espaço e em cima da linha conseguiu garantir a vitória com o tempo de 9,91 segundos, a dois centésimos da melhor marca mundial do ano que está na posse de outro jamaicano, Steve Mullings. Asafa Powell acabou com 9,93 segundos e o francês Christophe Lemaitre ficou com 10 segundos.
A Liga Diamante segue agora para a cidade de Eugene (Oregon), nos Estados Unidos da América, onde a 4 de Junho se disputará a mítica Prefontaine Classic. Aqui deverão estar alguns dos principais atletas norte-americanos, mas não só...
|