EPO confirmou-se e fundista só regressa em 2013.
O primeiro caso dos mais recentes casos de doping no atletismo, foi ontem confirmado pela Federação Portuguesa de Atletismo.
O caso de Eduardo Mbengani não é uma novidade, arrastando-se desde o passado mês de Fevereiro, momento em que foi realizada a análise que o colocou como caso positivo. O motivo da análise de doping positiva foi a acusação de EPO (eritropoietina), numa situação que o atleta desmente ter acontecido conscientemente.
O controlo da EPO em Portugal tem sido reforçado, com o apetrechamento de um laboratório nacional com capacidade de avaliar análises sobre esta substância. A ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal) tem reforçado os controlos fora de competição e terá sido num destes controlos “casuais” que Mbengani terá acusado.
Este ano Mbengani já não participou em competições relevantes, falhando a presença no Mundial de Corta-Mato. O motivo terá sido este caso positivo que o afectou, tal como à sua equipa, a Conforlimpa, que se viu privada dos serviços de um dos seus melhores atletas.
A suspensão de Mbengani não deverá ser a única e já apareceu na imprensa escrita nacional o caso de doping de Nuno Costa, atleta do Maratona Clube de Portugal, atleta que tinha sido revelação nas mais recentes competições nacionais e internacionais, cuja subida de forma não terá escapado às análises, embora seja ainda um caso por confirmar.
Definitivamente confirmado ficou o caso de Mbengani, que ficará 2 anos fora das competições oficiais, com data confirmada entre 23 de Dezembro de 2010 e 15 de Fevereiro de 2013. Esta foi a pena mínima que o atleta poderia levar, por não ser reincidente. Desta forma o atleta falhará importantes competições como Mundiais e Europeus de Ar Livre (2011 e 2012), Jogos Olímpicos (2012) e Europeus de Corta-Mato (2012). Se regressar bem, poderá aspirar à presença na próxima edição do Mundial de Corta-Mato, em 2013. A sua carreira já ficou, contudo, manchada por este caso, num atleta tido como lutador e com uma carreira exemplar até ao momento.
|