Meeting de Leiria com resultados interessantes.
O segundo meeting do circuito Premium decorreu com alguma qualidade, onde caíram ainda quatro recordes da competição.
Ontem a Juventude Vidigalense levou a cabo a quinta edição de um meeting que voltou a marcar pela diferença, “arriscando-se” a ser um dos melhores da temporada disputados em Portugal.
O ponto alto da tarde ocorreu logo no lançamento do dardo masculino, onde estavam presentes os melhores portugueses e ainda três atletas finlandeses. Tiago Aperta (Benfica) liderou o concurso desde início, depois da marca de 65.98 metros ao primeiro ensaio. O recorde nacional, inesperado, acabaria por ocorrer no último ensaio, onde Aperta arremessou o seu dardo a 73.21 metros, um novo máximo nacional, que supera o anterior por 48 centímetros, além de consistir-se também num novo máximo junior. “Estava difícil, mas é sempre na última. Depois de ter feito isto tudo é possível até final da época”, disse o lançador, que obteve igualmente mínimos para o Europeu de Juniores. Tiago Aperta foi o atleta mais pontuado desta competição, já que além dos 959 pontos da tabela Luís Leite, averbou as bonificações dos recordes de juniores e séniores, a contar para o circuito Premium.
O meeting contou ainda com alguns recordes de competição (três em masculinos e um em femininos). Daniel Gregório (CA Seia) esteve em bom plano, correndo os 3000 metros obstáculos em 8.55,86 minutos, Marcos Chuva (Benfica) abriu muito bem a época de verão e no salto em comprimento obteve 7.62 metros e a estafeta nacional de 4x100 metros, composta por Ricardo Pacheco (Sporting), João Ferreira (Sporting), Arnaldo Abrantes (Individual) e Yazaldes Nascimento (Benfica) correu rápido, em 39,88 segundos, marca que se situa para já no top-15 mundial de países, desta época. A próxima prova da estafeta nacional será em Roma, no próximo dia 26 de Maio, prova que conta para a Liga Diamante. Vera Barbosa (Sporting), nos 400 metros correu bem, com um tempo manual de 55,3 segundos. No lançamento do martelo feminino, Vânia Silva (Sporting) voltou a aparecer bem, com 67.53 metros, batendo o seu próprio recorde de meeting e acabando como a atleta feminina mais pontuada, com 879 pontos, se contabilizados os 809 pontos da tabela Luís Leite, mais os 70 pontos de bonificação.
Em relação a marcas alcançadas na tabela de bonificações do circuito Premium, foram sete essas marcas, onde se incluem as marcas dos 3000 metros obstáculos e salto em comprimento masculino, além do lançamento do martelo feminino. Os 400 metros femininos tiveram duas atletas no primeiro patamar de bonificações (mais 30 pontos em relação à tabela Luís Leite), Vera Barbosa e Cátia Nunes. Em masculinos, Arnaldo Abrantes foi rápido nos 100 metros destinados à Elite, completando em 10,54 segundos. “Estou a ganhar ritmo e acho que foi bom para a minha segunda prova. Campeonato Europeu das Nações, Universíadas e Mundial”, disse Abrantes. Nos 400 metros barreiras, novamente Jorge Paula (Benfica) a mostrar que voltou em grande força, com uma vitória em 51,24 segundos, marca que além da alcançada por Vânia Silva, foi a única a obter o patamar máximo de bonificação (mais 70 pontos em relação à tabela Luís Leite).
De destacar ainda a marca alcançada por Irina Rodrigues (Sporting), no lançamento do disco feminino, com 55.11 metros, num concurso onde fez seis ensaios válidos acima dos 53 metros. Esta atleta participará para a semana na Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Este meeting contrastou, assim, com o primeiro meeting na Quarteira e novamente ficou a ideia de que este é o meeting que tem mais potencial de crescimento nos próximos anos. Disso também deu conta Paulo Reis, director do evento, que considerou positivo o balanço final: “É um balanço muito positivo, os resultados foram óptimos. Energia há sempre, o que tem faltado é dinheiro. Esperemos que no futuro as coisas corram melhor. Nota-se que cada vez há menos atletas a falharem nos meetings.”
O próximo meeting a disputar-se no dia 4 de Junho, é o de Alcanena (Santarém), já depois de terem decorrido os apuramentos para o Nacional de Clubes e a Taça dos Clubes Campeões Europeus, ambas a disputarem-se em Portugal no próximo fim-de-semana.
RUI PINTO TAMBÉM CARIMBOU IDA A EUROPEU DE JUNIORES
Em Braga, numa prova extra, o benfiquista Rui Pinto esteve nos 5000 metros. Correndo em 14.13,36 o atleta conseguiu um novo recorde pessoal e o mínimo para o Europeu de Juniores, fazendo companhia ao seu colega de equipa Tiago Aperta.
Vencedores:
Masculinos:
100 m – Ancuim Lopes (Benfica) – 10,92
100 m (ELITE) – Arnaldo Abrantes (Individual) – 10,54
400 m – Carlos Pinheiro (Sporting) – 49,37
1500 m – Miguel Moreira (Benfica) – 3.49,18
3000 m Obstáculos – Daniel Gregório (CA Seia) – 8.55,86 RM
400 m Barr. – Jorge Paula (Benfica) – 51.24
Altura – Paulo Gonçalves (Benfica) – 2.06
Vara – Diogo Ferreira (Benfica) – 4.95
Comprimento – Marcos Chuva (Benfica) – 7.62 RM
Dardo – Tiago Aperta (Benfica) – 73.21 RN
Peso – Vítor Rodrigues (CA Seia) – 14.94
4x100 m – Portugal – 39,88 RM
Femininos:
100 m – Carla Tavares (Sporting) – 11,93
100 m (ELITE) – Carla Tavares (Sporting) – 11,97
400 m – Vera Barbosa (Sporting) – 55,3 RM
800 m – Susana Godinho (Benfica) – 2.15,45
400 m Barr. – Susana Estriga (JOMA) – 62,83
Altura – Marisa Anselmo (Sporting) – 1.69
Comprimento – Ungudi Quiawacana (Benfica) – 5.97
Disco – Irina Rodrigues (Sporting) – 55.11
Martelo – Vânia Silva (Sporting) – 67.53 RM
4x100 m – Juventude Vidigalense – 50,23
|
È aceitável a duvida quando até as pessoas mais próximas não acreditavam, mas quando se acompanha o curriculum do atleta, percebe-se que desde o seu inicio pulverizou todos os recordes do lançamento do dardo certo???
Não sou eu o expert, tambem não estou a criticar, foi uma mera observação pontual, vamos aguardar pelo que ai vem num futuro próximo
Cumprimentos