Taça FPA de Marcha decorreu em Faro.
Prova teve índices competitivos superiores a anos anteriores, com vitórias de Ana Cabecinha (CO Pechão) e Recep Celik (Turquia), nas provas principais.
Foi perto de Olhão, local onde se vai realizar Taça da Europa de Marcha dentro de duas semanas, que se realizou a Taça FPA de Marcha. A prova, que decorreu ontem, teve uma participação semelhante à do ano anterior e com melhores resultados individuais em algumas das provas.
Depois de um estágio atribulado e ainda com a sua mãe hospitalizada, Ana Cabecinha (CO Pechão) esteve presente, mais para ajudar uma atleta a tentar mínimos, embora não tenha prescindido da vitória. Sempre foi claro o domínio da marchadora portuguesa que, sem oposição, venceu os 10000 metros em pista com o tempo de 47.59,9 minutos, longe do seu melhor da época passada. “Estou confiante para Olhão”, disse Ana Cabecinha, embora com a noção que é neste momento a atleta que está com menor possibilidade de entrar no lote de três atletas para o Mundial de Ar Livre, mas não desistindo: “Vou à Taça da Europa lutar pelo meu lugar...”. A segunda classificada foi a sub-23 Daniela Cardoso (AC Vermoil) e a terceira classificada foi a júnior Sandra Monteiro (SL Benfica).
Na prova masculina a presença do turco Recep Celik, atleta que se encontra a estagiar no Algarve e que ficará em Portugal a preparar-se para a Taça da Europa de Marcha, estando já alojado no hotel da competição. Dominou toda a corrida de 20000 metros e triunfou com um excelente registo (1:23.45 hora). Mais atrás, também muito bem, esteve o português António Pereira (1:26.44 hora), redimindo-se da desclassificação no último evento de 50 Km marcha. Foi, aliás um desejo de António Pereira : “Só peço aos deuses que os juízes estejam do meu lado”. Agora o atleta prolongará um estágio em Vila Real de Santo António até ao próximo dia 19, para preparar a Taça da Europa de Marcha. Numa prova onde Pedro Isidro acabou desclassificado com três suspensões, Dionísio Ventura (FAMAFA) e Luís Gil (CS Marítimo) foram os portugueses seguintes.
Em relação há um ano o CN Rio Maior acabou por perder o título feminino para o CO Pechão, que dominou com 28 pontos, contra os 23 pontos do CD Quarteirense e os 18 pontos do AC Vermoil, enquanto que em masculinos permaneceu a vitória do CN Rio Maior (22 pontos), seguido por CO Pechão (18 pontos) e NS São Miguel (6 pontos).
Esta edição foi ainda marcada pelo teste tecnológico para a Taça da Europa de Marcha, onde o Atleta-Digital é um dos principais parceiros. Foi utilizada cronometragem eletrónica, contagem de voltas automatizada e transmissão vídeo, além da formação de juízes para o uso de um novo software de gestão de faltas, que será utilizado em Olhão, dentro de duas semanas.
RESULTADOS (Marcha):
5000 m Fem (Iniciados/Juvenis):
1. Filipa Ferreira (NDETC) – 26.04,27
2. Mara Ribeiro (CNRM) – 26.35,58
3. Anna Hurlebaus (CNRM) – 27.16,80
10000 m Fem (Juniores/Seniores):
1. Ana Cabecinha (COP) – 47.59,9
2. Daniela Cardoso (ACV) – 51.54,9
3. Sandra Monteiro (SLB) – 51.56,9
5000 m Masc (Iniciados/Juvenis):
1. Miguel Carvalho (CNRM) – 22.58,33
2. Grigore Navin (NDETC) – 24.55,07
3. Tiago Epaminondas (COP) – 25.59,71
10000 m Masc (Juniores):
1. Samuel Pereira (UAG) – 45.00,0
2. Bruno Pedro (GACV) – 45.30,0
3. Pedro Santos (CPC) – 47.47,0
20000 m Masc (Seniores):
1. Recep Celik (Turquia) – 1:23.45
2. António Pereira (Individual) – 1:26.44
3. Dionísio Ventura (FAMAFA) – 1:30.29
Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira e Telmo Rocha
|
Para terminar, quando ganhar o euromilhões, vou contratar o campeão olímpico para vir marchar a Portugal com um equipamento diferente e um nome falso, aposto que não dá duas voltas sequer. eheheh
AVANTE CAMARADAS PÁ... A LUTA CONTINUA
Segundo o CDQ foi a 3º Equipa Masculina
Terceiro já assisti a centenas de provas mas cada vez que entra os chipes é preciso recorrer a todas as ajudas externas pois raramente funcionam (será do equipamento?)!
Quarto a prova foi dividida por escalões de Juniores e Seniores por isso devia ser mencionado como tal...
Coisas a rever....