Vara portuguesa apoiada com Lavillenie

Quarta, 04 Maio 2011
Vara portuguesa apoiada com Lavillenie

Saída de Raposo Borges colmatada com Damien Inocencio.

Um estágio de cinco dias decorreu no Algarve entre os dias 25 e 30 de Abril, com Damien Inocencio, treinador de Lavillenie na formação aos técnicos e atletas nacionais. 

Depois de um início de época turbulento, onde Raposo Borges saiu da estrutura técnica da Federação Portuguesa de Atletismo, começaram a ser delineadas alternativas para a substituição e formação de técnicos que conseguissem dar seguimento ao bom trabalho que este treinador desenvolveu com alguns dos varistas nacionais, onde se destacam Edi Maia, Diogo Ferreira, Rubem Miranda, Marta Onofre e Vera Lavrador.

Alguns atletas não aceitaram de bom grado a integração de outro treinador, que levaram à reestruturação da Escola de Salto com Vara a funcionar no Centro de Alto Redimento do Jamor. Uma das soluções procuradas, pouco tempo após a decisão definitiva, foi o contacto a Damien Inocencio, que foi abordado em Paris, durante os Europeus de Pista Coberta. Daí saiu uma quase decisão de incluir este treinador, em algumas actividades de estágio dos melhores varistas nacionais. A intenção da Direcção Técnica Nacional é sobretudo a formação dos técnicos nacionais e a motivação de alguns dos melhores varistas nacionais, onde se destaca o único que tem competido ao mais alto nível internacional, Edi Maia.

Assim, o treinador do nome principal da vara mundial, o francês Renaud Lavillenie, aceitou o desafio conjugando os estágios que já realizava com o seu grupo de treino no Algarve, com a inclusão dos melhores atletas nacionais. Outros momentos estarão planeados para a vinda do treinador a Portugal, um grupo que tem uma ligação muito forte com os portugueses, principalmente com a Escola de Salto com Vara do Algarve.

Desta forma entre 25 e 30 de Abril esta interacção ocorreu em Lagos, apesar de não ter sido realizada a exibição de salto com vara que estava prevista para Faro. Este terá sido o ponto de partida de uma cooperação que permitirá a ligação da especialidade em Portugal com o maior nome mundial da actualidade. A cooperação terá deixado uma maior motivação entre os varistas nacionais e principalmente alguns dos que não tinham ficado agradados com a nomeação do técnico Pedro Pinto como substituto de Raposo Borges

Nota posterior: Em esclarecimentos adicionais, foi dado a informar que o Prof. Pedro Pinto continua a ser o responsável pela Escola de Salto com Vara, numa aproximação que foi gradual e por opção dos próprios atletas. Neste momento a excepção continua a ser a de Edi Maia, atleta que chegou a treinar junto do seu anterior grupo, mas que se encontra neste momento fora da alçada do técnico Pedro Pinto, ainda que sem conflito pessoal.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2